Como tratar a hepatozoonose canina


A hepatozoonose canina é uma das doenças que podem ser transmitidas pelos carrapatos. É produzida por um parasita do gênero Hepatozoon (em concreto o Hepatozoon canis) e pelo carrapato comum, o que indica que é uma doença de uma ampla distribuição geográfica. É um problema cada vez mais frequente e cuja patogenia é bastante complexa, pois para que se manifeste é preciso contar com a presença de outra infecção ou estados de imunossupressão. Em umComo.com.br vamos explicar para você como tratar a hepatozoonose canina.
Passos a seguir:
Antes de saber como tratar esta doença, é conveniente que saiba como ela afeta seu animal. O carrapato adquire o parasita quando se alimenta de um cão infectado e nele evolui. O cão é infectado ao ingerir o inseto, não pela picada, e isso ocorre quando seu animal morde a própria pele para retirar o carrapato.
Dentro do intestino do cão libera-se a infecção que viaja pelo sangue a zonas como os gânglios linfáticos, a medula óssea, o fígado, os músculos, o baço,... Esta doença ocorre em cães de qualquer tipo, não tem influência nem a idade, nem o sexo, nem a raça, mas em casos mais graves pode aparecer em filhotes devido à fragilidade do seu sistema imunológico.

Quando aparece este tipo de infecção parasitária podem aparecer sintomas como a diarreia hemorrágica, devido à liberação do parasita e a sua penetração na parede do intestino para atingir os vasos sanguíneos. Também pode aparecer hipertermia, febre, problemas de apetite, apatia e dificuldade para se mover devido à dor muscular.
Como o organismo começa a produzir muitos anticorpos que não são capazes de eliminar o parasita, pode originar quadros de glomerulonefrite ou vasculite, entre outros transtornos. Além disso, esta doença pode aparecer junto com outras que se transmitem pela picada de carrapato.

Se seu cão apresentar qualquer um dos sintomas mencionados acima, vá de imediato ao veterinário, principalmente se detectar a presença de carrapatos. O veterinário realizará uma revisão geral antes de avaliar o tratamento, também fará exames complementares, por exemplo, de sangue, extensões para visualizar o inseto, etc. e descartará a presença de outras doenças recorrentes.
Tudo isso para chegar ao diagnóstico da doença e assim começar a tratar a hepatozoonose do seu cão. O procedimento servirá para tentar terminar com o parasita e, acima de tudo, para combater todos os sintomas da doença.

Para tratar a hepatozoonose canina o veterinário receitará anti-inflamatórios para aliviar a dor muscular e para a febre diminuir. Se tiver problemas de apetite e tiver perdido peso, pode ser que tome algum antianêmico e, em casos mais graves, que se realizem transfusões de sangue. Cada caso é diferente e terá que ser avaliado pelo veterinário.
Mas há algo que nunca deve esquecer: para que a hepatozoonose ou qualquer outra infecção por parasitas não cause estragos no seu animal, o melhor é sempre a prevenção. Deve usar os produtos antiparasitários que seu veterinário aconselhar, assim os carrapatos não causarão problemas de saúde em seu cão. Em umComo vamos dar-lhe uma série de conselhos para que saiba como prevenir as pulgas e carrapatos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a hepatozoonose canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.