Partilhar

Doenças mais comuns em peixes de aquário

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

Se você tem como pet peixes de aquário deve ser consciente de que precisam de certos cuidados e estão expostos a algumas doenças. Não é fácil saber se um peixe está doente, mas o que recomendamos a você é que seja muito observador e preste atenção especialmente às condições da água. Outros sinais serão as brigas entre peixes, problemas nas escamas, falta de apetite, entre outros sintomas negativos. Em umComo.com.br contamos a você quais são as doenças mais comuns em peixes de aquário.

Também lhe pode interessar: Como cuidar dos peixes de aquário

Ponto branco

É uma das doenças mais comuns que os peixes de aquário podem sofrer, a qual se reflete com o aparecimento de pontos brancos no corpo e nas barbatanas do peixe. É perigosa porque é muito contagiosa, e em poucos dias outros companheiros do habitáculo podem acabar prejudicados. Também afetará o movimento de suas guelras, que será complexo e desconfortável. A causa é um parasita que se aloja sob a pele do peixe e se reproduz saindo do corpo; quando consegue, acabam aparecendo buracos na pele que se infectam. Depois aparecerá um cisto que acabará por rebentar e daí sairão parasitas jovens. O tratamento é com produtos químicos que só tratam a primeira fase da doença, se recomenda não desativar o filtro, só tirar o carvão.

Doenças mais comuns em peixes de aquário - Ponto branco
Imagem: tiendanimal.es

Verme Lernaea

Esta doença ocorre quando o peixe começa a nadar de lado a lado esfregando o seu corpo contra tudo o que encontra no aquário. A sua pele se inflamará, e aparecerão uns fios verdes parecidos a vermes. É um parasita que se chama Lernaea e que atua enterrando a sua cabeça no corpo do peixe, e aí fica. Assim que se detectam estes sintomas, tem que mover os peixes e colocá-los de quarentena. Tente, com uma pinça delicada, eliminar os vermes para que não se ancorem no peixe. Pode aplicar antissépticos como Metirapona se o peixe estiver muito ferido, para aplicar na água.

Doenças mais comuns em peixes de aquário - Verme Lernaea
Imagem: depeces.com

Limo na pele

Se o seu peixe sofre de limo na pele, começará a notar que o seu corpo fica opaco. Coberto por uma fina camada de cor cinzenta e que costuma afetar também as guelras. Verá como o peixe também esfregará o seu corpo contra as plantas do aquário. A causa deste problema é uma negligência grave das condições da água; é por isso que é importante saber com que frequência trocar a água do aquário, que deve ser de uma vez por semana a uma vez por mês, dependendo dependendo do funcionamento do seu filtro. E a consequência é que a mucosa natural do peixe se degrada, ficando exposto a parasitas como Ichthvobodo e Chilodonella. Se a doença estiver muito avançada, o tratamento é muito complexo, se as guelras do peixe ainda estiverem saudáveis, vá a um especialista para que indique a você o melhor produto para o seu tratamento. Caso contrário, terá que pôr o peixe em quarentena com formalina.

Doenças mais comuns em peixes de aquário - Limo na pele
Imagem: mascothouse.es

Hidropsia

Com esta doença, o abdômen dos peixes se incha e as escamas começam a sobressair do corpo em ponta. A hidropsia é uma doença crônica e quando é visível já está muito avançada. A causa costuma ser uma dieta inapropriada e uma grave negligência da higiene da água, que se enche de bactérias e de um elevado nível de nitritos e sódio. Esta doença não tem cura, assim deverá ser responsável com os cuidados de seus peixes de aquário, tendo em conta as espécies adquiridas.

Doenças mais comuns em peixes de aquário - Hidropsia
Imagem: acuariogallego.com

Fungos

Os fungos são uma doença muito comum nos peixes de aquário e os sintomas se notarão no corpo do peixe, através do aparecimento de pilosidades que parecem algodão, como consequência, a mucosa protetora natural se danifica. Costumam aparecer depois da doença do ponto branco, assim como também por ser pouco cuidadoso com as condições da água; no entanto, também pode aparecer depois de uma ferida no corpo ou nas barbatanas do peixe. Tratam-se com fungicidas, que devem ser colocados em todo o aquário e se recomenda não desativar o filtro, só tirar o carvão.

Doenças mais comuns em peixes de aquário - Fungos
Imagem: amordepeces.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em peixes de aquário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Doenças mais comuns em peixes de aquário

1 comentário
A sua avaliação:
Jéssica
O remédio tem q ser jogado na água?

Imagem: tiendanimal.es
Imagem: depeces.com
Imagem: mascothouse.es
Imagem: acuariogallego.com
Imagem: amordepeces.blogspot.com
1 de 6

Voltar ao topo da página