Treinar um cachorro

O que fazer se meu cachorro não quer andar

O que fazer se meu cachorro não quer andar

O passeio do cachorro é um dos momentos mais importantes e, ao mesmo tempo, delicados do dia. O exercício do seu cachorro é fundamental para canalizar toda a energia e se desprender das tensões acumuladas, além de aproveitar para fazer as suas necessidades. Há ocasiões em que o seu cachorro pode parar repentinamente, sentar-se e decidir que não quer andar mais, ou talvez não queira andar desde o início do passeio. O que fazer quando isto acontece? Neste artigo de umComo.com.br, mostramos a você o que fazer quando seu cachorro não quer andar para que saiba como resolver o problema e continuar com o passeio.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu cão não quer beber água

Passos a seguir:

1

Para começar, lembre-se que seu cão deve sair para passear todos os dias. Isto é necessário para que faça as suas necessidades físicas, para que faça exercício, brinque, para que canalize toda a energia que tem acumulada e, antes de mais nada, é um momento de conexão muito especial para o seu cão porque se relaciona com outros animais. Se o seu cão não quiser passear é preciso encontrar a causa subjacente, porque é um hábito necessário que não deve abrir mão. E você como seu dono não pode desistir e achar que é impossível.

O que fazer se meu cachorro não quer andar - Passo 1
2

Muitas vezes seu cão parará na metade do passeio, negando-se a seguir ou simplesmente não vai querer sair para passear desde o início. O mais normal no primeiro caso é que esteja esgotado, por isso faça uma pausa para que ele descanse, beba água e dê algum prêmio para ele. Outro motivo pode ser que não tenha sido educado corretamente na rotina de passeio e deva reeducá-lo para saber como passear com seu cão. O passeio deve ser um momento desejado para qualquer cachorro, se ele não quiser e não desfrutar com isso, há um problema para resolver.

3

Quando estamos na rua com o nosso cachorro e ele não quer andar, é principalmente porque sente medo, insegurança ou está sendo cauteloso. Perante uma situação assim, nunca deveremos puxá-lo pela coleira, perder a paciência ou ficarmos nervosos, levantar a voz, ser agressivos; antes de mais nada não preste mais atenção do que a normal. Se fizer isso, estará dando relevância ao seu comportamento e promovendo que isso volte a acontecer. A melhor forma de proceder é tendo paciência, ignorando o seu comportamento e tomando distância ou se afastando de seu animal.

O que fazer se meu cachorro não quer andar - Passo 3
4

Afasta-se um pouco de seu cão quando não desejar caminhar; o mais natural é que olhe para você e preste atenção para onde vai. Mantenha essa distância e fique de joelhos ou agachado esperando que seu cão vá até você. Se notar que ele se move um pouco, tente apoiar esse movimento com algum reforço positivo como mimos, elogios, algum brinquedo ou prêmios comestíveis. O reforço positivo é a melhor forma de conseguir educar e modificar o comportamento de um cão. E esse reforço deve ir acompanhado de uma expressão amável, clara e firme. Com o tempo, constância e boas intenções, o seu cão desejará caminhar cada vez mais do seu lado e poderão desfrutar de passeios diários divertidos.

5

Muitas vezes, no caso dos cães que foram adotados e não sabe muito bem como foi sua vida anterior, existe uma grande possibilidade de que o passeio esteja associado com algum trauma e sinta medo. Neste tipo de casos deve ter paciência, dar muito amor e, pouco a pouco, educá-lo e ensinar que com você a vida é diferente e que cada passeio estará cheio de diversão e segurança. Também existem cães que sentem medo pelos barulhos da rua, do trânsito, das crianças, entre outros estímulos excitantes. Este medo pode ser tratado com calma, carinho e reforços positivos.

Lembre-se que em nenhum caso deve puxar a coleira de seu cão, porque esse medo pode fazer com que sua vida corra perigo. Uma das últimas causas pelas quais seu cão não quer caminhar pode ser algum problema de saúde. Pode ser que tenha se machucado e que a dor que sofre nos músculos ou articulações o impeça de caminhar. Nesse caso leve seu cão imediatamente ao veterinário para que seja tratado e para encontrar uma solução para o seu problema.

O que fazer se meu cachorro não quer andar - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu cachorro não quer andar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
ANA CAROLINA JORDAO
OLA GOSTARIA DE SABER O QUE FACO POIS MEU CAOZINHO NAO QUER SAIR MAIS PARA PASSEAR O QUE EU FACO
1 de 4
O que fazer se meu cachorro não quer andar