Outros o cachorro

O que fazer se meu cão não quer beber água

O que fazer se meu cão não quer beber água

Seu cão deve beber água para se manter perfeitamente hidratado. Se notar que seu pet começa a beber cada vez menos água, a perda de líquido acabará provocando problemas de saúde graves, chegando a precisar, em casos extremos de soro. Se perceber este comportamento em seu cão, deverá agir o quanto antes para evitar que fique doente. Em umComo.com.br contamos a você o que fazer se seu cão não quer beber água.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu cachorro não quer andar

Passos a seguir:

1

Cada cachorro é diferente e seus hábitos de ingestão de água variarão segundo a sua atividade física, o ambiente onde mora e a sua alimentação. Por exemplo, um cão muito ativo, que more em uma zona de muito calor e se alimente com ração que contenha bastante sal, com certeza que beberá mais água, porque precisará. É muito importante que observe os seus hábitos, e que sempre tenha ao seu livre alcance água fresca e limpa. Lembre-se de ver todos os dias as suas tigelas de água distribuídas pela casa, comprovar se precisa de água limpa e, se necessário, encher ou trocar.

2

Para saber se seu cão está desidratado, se não percebeu mudanças na quantidade de água, ou se você simplesmente passa tanto tempo fora de casa que é impossível saber com certeza, recomendamos a você que belisque a pele entre suas omoplatas. Se a pele voltar à sua forma normal rapidamente é porque está perfeitamente hidratado, mas se observar que o retorno é lento, isso mostra que seu pet não toma água suficiente.

O que fazer se meu cão não quer beber água - Passo 2
3

Os motivos pelos quais seu cão não bebe água suficiente são diversos, vão desde o estresse, quando sofrem de ansiedade, ou inclusive doenças de tipo viral. A causa pode ser leptospirose, parvovirose, cinomose ou raiva, entre outras doenças que afetarão o seu escasso desejo ou necessidade de se hidratar. Também é possível que tenha algum tipo de ferida na boca ou nos dentes que lhe impeça de beber. A melhor forma de prevenir os problemas de hidratação é estar atento aos hábitos, e fazer um diário do que o seu cachorro bebe. Além disso, deve ter sempre água limpa e fresca que ele goste.

4

Quando souber que o seu cão não toma água suficiente, o que deve fazer é incentivar este hábito tão imprescindível para a sua saúde. Uma das formas de motivar o seu cão para que beba água, é comprar uma boa fonte de água para ele, e que tenha sempre água limpa, descalcificada e corrente que atraia a sua atenção.

Outro conselho para que consiga uma maior quantidade de líquido é que lhe alimente também com ração macia, já que costuma ter mais quantidade de água. Também pode acrescentar um pouco de água em sua comida habitual, para incorporar um extra de hidratação em sua alimentação. Ou inclusive, pode fazer um caldo especial para ele à base de carne e verduras sem sal; será um bom alimento e lhe contribuirá com uma boa dose de líquido.

O que fazer se meu cão não quer beber água - Passo 4
5

Seja como for, se não consegue que seu cão beba, terá que ir ao veterinário e não demore muito, porque poderia ser tarde demais para tratar certas doenças. Lembre-se que a desidratação pode ser mortal para o seu companheiro, e pode ser um sintoma de que algo grave está acontecendo. Seja prudente e consulte o seu veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu cão não quer beber água, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Patrícia Nadyne Medeiros Gomes
Minha cachorrinha ainda n tem um mês, só que ela não quer tomar água, estou dando um pouco pela seringa, é normal pela idade ou tenho que insistir mais, acho q não é suficiente o pouco que dou na seringa
A sua avaliação:
Larissa
Olá meu cachorro passou pelo veterinário pois não estava bebendo água, veterinário passou muito hidratação água, soro e água de côco, porém ele não está bebendo água sozinho ainda e na seringa é uma dificuldade, gostaria de saber outros métodos para que faça ele beber água ?
FRANK
OI BOA TARDE ,MEU CACHORRO NAO QUER BEBER AGUA COMUM SO QUER BEBER AGUA DE COCO , O Q PODE SER
Paula
Meu cachorro e pudo ela tem 14 anos e ultimamente a barriga dela começou a crescer e dura e ela não está tomando agua só na seringa...tomou remedio de verme faz uns 2 meses e na fezes tá colocando muita larvas....bom o que pode ser em relação a barriga e ela não querer agua?
Editor umComo.com.br
Oi Paula! Você precisa levar sua cachorrinha no veterinário. Sem fazer um exame físico, não podemos recomendar um tratamento. Tenha em conta que ela não beber água é muito perigoso.
Romilda
Minha cachorra é labrador com pastor, não quer comer nem beber água e começou a ficar isolada num canto. O Q pode ser ?
Editor umComo.com.br
Oi Romilda! Você precisa levar sua cachorrinha no veterinário o mais rápido possível pois o caos pode ser grave. Rápidas melhoras!
Joseane
Meu cachorro caiu da laje, 7 metros de altura, levamos no veterinário imediatamente chegou lá ele saiu andando, tirou raio x e constatou uma fissura no maxilar, a veterinária falou pra esperar uma semana pra ver se cicatriza sozinho, mandou pra casa e disse pra não deixar ele morder nada de brinquedos e dar aquela papinha a d, ele come normalmente mas não quer beber água, estou dando água na seringa, pq será que ele não quer beber água de jeito nenhum, antes ele bebia muita água, há e agora já fez 5 dias da queda e to dando ração misturada com água ele come tudo mas a água pura ele não bebe
Editor umComo.com.br
Oi, Joseane. Sentimos muito pela situação. Neste caso, o ideal é que você pergunte ao veterinário. Mas também temos este artigo que pode te ajudar sobre como fazer o cachorro beber mais água: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-cachorro-beber-mais-agua-17978.html
KLEBER DE OLIVEIRA
Meu Cachorro tem um paladar seletivo e mudamos a dieta dele para comida natural e com isso a vontade dele por água diminuiu, um conselho que dou e de fato é benéfico ao cão pois não causa problema algum é fazer chá de camomila e dar a ele, o Paçoca adora e bebe tudo e com isso se mantém hidratado, além da camomila ser um ótimo remédio para prevenção de diversas doenças... abraços e espero ter ajudado e parabéns pela belíssima matéria. obs: O Paçoca passou pelo veterinário para a troca de alimentação e administração da camomila como alternativa na hidratação ok jamais descartem esse passo, dê o melhor ao seu filhote lambeijocas a todos(as)
Editor umComo.com.br
Oi Kleber! Que bom que deu certo com o Paçoca. Muito obrigado pelo seu comentário, continue nos acompanhando :)
A sua avaliação:
ariane viana
eu tenho duas pugs a mae tem 6 anos e a filha tem 3 anos a vida inteira dei racao mas de uma semana pra ca passei a dar alimentacao natural e elas estao adorando a variedade alem de que eatao com o pelo lindo que deixou quase que completamente de cair pous caia muito mesmo aonponto de ter que varrer a casa 2x ao dia e ja tem uma semana sem pelo nenhum na casa deixei de varrer durante 5 dias pra observar mais detalhadamente... enfim... acho que estou agora no caminho certo e nao pretendo voltar a dar racao a elas porem estou observando que ja completam 5 dias e as duas nao querem beber agua de forma alguma e como a alimentacao natural nao pode conter sal fico.imaginando se nao e este o motivo da falta de sede mas sei que precisam.beber e nao sei o que fazer estou me sentindo perdida e puderem me ajudar vou agradecer muito de coracao!
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Ariane! A ração é muito seca e por isso os animais precisam beber muita água. Como você mudou para uma ração natural, a constituição em água é maior e provavelmente por isso você está vendo elas bebendo menos água do que costume. De qualquer forma, você pode incentivar elas a beberem mais água, tendo sempre água fresca à disposição. Se elas gostarem de água corrente, você também pode comprar uma fonte de água para cachorros numa petshop. O importante é que você esteja atenta à frequência e quantidade de urina que elas fazem. Preste também atenção à coloração da mesma. Se urinarem menos e a urina estiver concentrada, isso significa que de facto a ingestão total de água é menor.
maria do carmo da silva diz costa
Ola boa tarde venho por este meio pedir ajuda porque tenho o meu cão já aquase dois dias que não bebe agua o que devo fazer estou preocupada obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Maria do Carmo! Você já leu a matéria? As informações podem te ajudar. No entanto, não dispensam a consulta de um médico veterinário!
Lena Gomes
Meu cão está se alimentando de arroz integral e uma proteina suina porque está com alergia a alguma coisa que ainda nao se sabe, inclusive nao parou ainda de se coçar. Só que desde que começou essa dieta alimentar nao vem bebendo agua, porque será?
Editor umComo.com.br
Oi Lena! Se antes ele comia ração seca, precisava de ingerir maiores quantidades de água do que agora, uma vez que a dieta de agora tem uma maior composição de água do que a anterior. De qualquer modo, uma vez que é um cachorro com uma dieta específica e sendo acompanhado por um médico veterinário, o melhor é consultar diretamente o médico que acompanha o caso, para descartar qualquer patologia associada à diminuição da ingestão de água.
Fábio
Meu cão está com doença do carrapato. Já levei ao veterinário e estou medicando com antibiótico. O problema é que ele não quer beber água já tem dois dias. O que devo fazer? Isso é normal?
Editor umComo.com.br
Oi Fábio! Parte do tratamento envolveu alguma mudança na dieta?
Julieta
meu cão é idoso e tem problema renal, está comendo normal mas tem tomado bem menos água de uns dias pra cá, praticamente quase nada, porém leite ele toma. existe alguma relação com a doença?
Editor umComo.com.br
Oi Julieta! Em primeiro lugar, ele não deveria beber leite. Pode ser prejudicial para ele, já que a maioria dos cachorros é intolerante à lactose. Relativamente à água, você pode optar por dar para ele um pouco de ração úmida da mesma marca da ração renal que ele está comendo. Para além disso, pode também usar uma seringa sem agulha para ir dando água na boca dele. É muito importante que ele beba muita água para melhorar a função renal.
Paulo
Meu york não quer beber agua já troquei o potinho e nada muda o que poderia ser?
Editor umComo.com.br
Oi Paulo! Você mudou algo recentemente na comida dele?
A sua avaliação:
ivani bavoso
meu cachorro nao bebe agua nao sei mais ok fazer
A sua avaliação:
Luiz Carlos da Silva
Nossa cachorrinha é uma Maltez de 6 anos, ela esta comendo normal, mas não esta bebendo agua. O que será?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luiz! Se você já experimentou todas as dicas que indicamos e, mesmo assim ela continua sem querer beber água, é muito importante levá-la ao veterinário o quanto antes para não desidratar.
A sua avaliação:
Rosa
Oi bom dia Preciso da sua ajuda,meu cão está desanimado triste só come se for coisa gostosa misturada na ração se estiver pura ele não come so bebê água ja tem 4 dias.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosa! Se o seu cachorro já está sem comer há 4 dias, o recomendável é levá-lo no veterinário para ele ser examinado. Obrigada pelo comentário e as melhoras para seu cachorro!
lucas do carmo
meu pitbul nao toma agua e quando toma toma demais e fica mau !!! o que fazer ???
Igor
Minha cadela só tem disposição para comer, mas não para beber,(ELA NÃO BEBE) ... Faz três dias que ela está assim, eu mesmo estou a hidratando, e ela não está defecando regularmente pois ela sempre defecava após as refeições, agora só defeca uma vez por dia, e as fezes dela estão pretas; algumas são duras, outras moles...Alguém poderia me aconselhar algo a curto prazo? pois só posso levar minha princesa ao veterinário no final de semana.
1 de 3
O que fazer se meu cão não quer beber água