Partilhar

O que fazer se o meu cachorro não quiser comer

Alguns cachorros têm um apetite bastante voraz, estão sempre dispostos a comer tudo, mas às vezes aborrecem-se simplesmente de provar sempre o mesmo e chegam ao ponto em que se recusam comer. Quando isto acontece, os donos preocupam-se com a saúde do seu animal de estimação, por isso em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que saiba o que fazer se o seu cachorro não quiser comer o seu alimento.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu cachorro não quer andar
Passos a seguir:
1

A solução pode ser mais simples do que parece, às vezes o seu cachorro não gosta do alimento que está a comer, nunca gostou, mas apenas o comia porque não tinha outra opção, até ao ponto em que decide não o comer mais. Por isso, quando isso acontecer, uma boa ideia é mudar o sabor e inclusive a marca e experimentar se gosta mais. Em umComo damos-lhe algumas dicas para escolher a comida do seu cachorro.

2

Perante uma perda de apetite a opção não é dar-lhe alimento humano, é óbvio que este lhe parecerá mais delicioso mas não contém os nutrientes e as vitaminas que o seu cachorro precisa. Além disso podia deixá-lo doente, por isso não substitua a ração pela comida preparada por si, esforce-se por encontrar o sabor correto da ração.

O que fazer se o meu cachorro não quiser comer - Passo 2
3

Pode misturar os alimentos, usar dois tipos de alimentos diferentes ou alimento seco e enlatado, um pela manhã e outro à noite ou mudá-los durante a semana, isto permitirá que ele sinta uma maior variedade e ficará mais entusiasmado.

4

Outra forma de saber o que fazer se o cachorro não quer comer é escolher alimentos com cheiros que possam ser atrativos para o seu cachorro, pois quanto mais fortes forem os aromas mais desejo terá o animal de comer.

5

Durante as primeiras mudanças e testes da nova comida fique próximo do seu animal de estimação enquanto este come, às vezes eles gostam da nossa companhia para comer e por isso devemos ficar próximos deles enquanto comem. Pode ser uma nova estratégia para recuperar o seu apetite.

6

Lembre-se que é normal que os cachorros se cansem de comer sempre o mesmo alimento, por isso não espere pela perda de vontade para mudar de alimento, pode ir variando ao combinar os diferentes tipos de alimentos ou então mudar a cada poucos meses para um novo.

7

Além do seu cachorro não gostar da ração que lhe dá, podem existir outros motivos pelos quais o cachorro pode não quer se aproximar da sua comida. Por exemplo, o calor, o estresse ou as mudanças bruscas podem fazer com que o cachorro perca o apetite. Outro dos fatores pode ser que o seu cachorro tenha algum tipo de doença na boca e, por isso, não queira comer.

Também pode ser que o seu cachorro tenha anorexia, ou seja, que não queira comer devido a outro tipo de doença mais grave como pode ser a perda de olfato ou algum desajuste no sistema nervoso. Os tumores ou os problemas renais também podem fazer com que o seu cachorro não queira comer.

Por isso, é importante que, se depois de seguir os conselhos que lhe indicamos antes, o seu cachorro continua sem se aproximar da comida, consulte um veterinário o quanto antes para saber se se trata de um problema mais grave.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se o meu cachorro não quiser comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre O que fazer se o meu cachorro não quiser comer

58 comentários
Joana Correia
Boa tarde, O meu cãozinho tem leishmaniose e esta semana não comeu nada e só vomita, já tentámos de tudo e nada lhe abre o apetite. Já levamos ao veterinário e disseram que não havia nada a fazer em relação a isso devido à leishmaniose. Há alguma forma de o ajudar? Muito Obrigada!
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Joana! Infelizmente a leishmaniose é das doenças mais complicadas de tratar. Existem alguns remédios caseiros para os vômitos e mau estar. Aconselhamos a leitura deste artigo do PeritoAnimal com algumas dicas que podem ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-vomitando-22489.html
IRACY
boa tarde meu bichinho estava com vomito e diarreia ele nao quer comer tem 4 meses e um pincher estou em panico oque faco pela amor deus me ajude me achamo iracy rodrigues
Editor umComo.com.br
Oi Iracy! Uma vez que ele é muito novinho e da raça pincher o que aconselhamos de imediato é uma ida ao veterinário o mais rápido possível. Isto porque um animal de pequeno tamanho tem muitos mais riscos de desidratar rapidamente e uma situação de diarreia e vômito é mais grave do que num animal de maior tamanho. Geralmente, um pouco de arroz cozido sem sal e cebola com frango cozido sem gordura ajuda no caso da diarreia. Porém, se ele está também a vomitar, provavelmente ele irá vomitar essa comida. Ele está vacinado? Existe a possibilidade de ele ter uma parvovirose e essa situação requer atenção imediata urgente.
Andreia
Boa noite,minha cachorrinha te um ano,sempre dei carne misturada com a ração,sempre comeu tudo,de uns 15 dias pra cá não come nada nem carne pura ela quer,já levei no veterinário e ele disse que é normal ocachorro ficar uns dias sem comer,só que estou ficando preocupada,já até dei arroz com a carne,mas ela não quer,o que faço,devo levar em outro veterinário?obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Andreia! Se o cachorro não está comendo, certamente existe um motivo. Leve ele noutro veterinário para um segunda opinião. Rápidas melhoras!
FRANCISCO DE ASSIS DE SA de sá
meu cachorro da marca box tinha um apetite danado hje nao quer comer so bebe agua que eu faço?
Editor umComo.com.br
Oi Francisco! Siga as instruções do texto.
A sua avaliação:
~luiz andre
minha cadela 10 anos sem raça definida sente muito calor só quer ficar no ar-condicionado esta perdendo apetite no horario noturno 4dias não consigo alimentara só com petisco o que faço
A sua avaliação:
irineu
como fazer para meu cachorro comer
A sua avaliação:
Gustavo
Meu cachorro não tá querendo comer e só fica deitado no chão.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Gustavo! Você já experimentou alguma das dicas que demos acima? De qualquer forma, se ele continuar assim, convém levá-lo no veterinário.
A sua avaliação:
Marcos Ipojucan
Boa tarde! Tenho um filhote de blue heller ele está abatido não quer comer. Pode me ajudar com uma medicação???
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcos! Infelizmente não podemos ajudar com a medicação, isso deve ser indicado por o veterinário que examine o cachorro. Obrigada e as melhoras de seu cachorro!
A sua avaliação:
rosangels
ele so qer comer comer com pates
A sua avaliação:
Morgana
Meu cachorro tem 2 meses e 12 dias, dia 13 de setembro ele amanheceu sem fome e permaneceu assim o dia todo, hoje dia 15 ele ainda não esta comendo nada, ontem dei água de coco para ele, e consegui depois de muita insistência que ele comece um pouco de rasão, já deu remédio de verme, hoje dia 15 ele vomitou o que havia comido e continua sem comer, esta magro e muito abatido.

1 de 4

Voltar ao topo da página