menu
Partilhar

O que fazer se uma abelha picar meu cachorro

O que fazer se uma abelha picar meu cachorro
Imagem: pixabay.com

Seu cão teve uma picada de abelha e não sabe o que fazer para aliviar sua dor? Principalmente durante as épocas de calor ou em lugares com água abundante é normal notar a presença de abelhas e vespas por todas partes. Da mesma forma que podem nos atacar, também podem atacar nossos animais de estimação. Por isso é importante conhecer as medidas que devemos tomar caso isto aconteça. Continue lendo este artigo de umComo e descubra o que fazer se seu cachorro for picado por uma abelha.

Passos a seguir:
1

No caso das abelhas, só as fêmeas podem picar, deixando o ferrão dentro da ferida e morrendo pouco depois. Se não acontecer nenhum tipo de reação alérgica, a picada passará por um processo de inflamação em tom esbranquiçado, rodeado por um círculo vermelho com dor.

O que fazer se uma abelha picar meu cachorro - Passo 1
Imagem: pixabay.com
2

Caso o cachorro afetado por uma picada de abelha apresente sintomas claros de uma reação alérgica, ou outros como debilidade geral, problemas respiratórios, febre ou inchaço maior do que o normal, leve-o ao veterinário para ser examinado e tratado. Principalmente com as picadas na parte do pescoço e rosto do animal devemos ter um cuidado especial, pois podem chegar a obstruir as vias aéreas superiores (boca, laringe, faringe e traqueia) provocando asfixia.

3

Uma picada de abelha simples, em qualquer parte do corpo, não tem por que apresentar problemas. Se você se pergunta o que fazer se seu cão for picado por uma abelha deverá saber que o primeiro é retirar o ferrão. Para isso, não use pinças de jeito nenhum, já que exercer pressão no ferrão para segurá-lo provocaria uma expulsão de veneno ainda maior. Você deve atuar o mais rápido possível e tirar o ferrão assim que perceber a picada.

4

A melhor forma de tirá-lo é com a ajuda de um cartão de crédito ou pedaço de cartolina firme. Simplesmente, retire o pelo do cachorro e arraste o ferrão com muito cuidado e delicadeza até que saia por completo: consulte nosso artigo sobre solução para as picadas de abelha para mais detalhes. Os ferrões das abelhas são formados por um pequeno saquinho onde se encontra o veneno; tenha muito cuidado para não romper.

5

Depois de retirar o ferrão, lave a região com água e sabão neutro especial para cães. Um remédio caseiro que pode ajudar a aliviar a dor da picada de abelha é misturar em um copo de água uma colher de bicarbonato de sódio e aplicar sobre a área afetada. Um dos benefícios do bicarbonato é sua capacidade para aliviar as picadas de insetos, entre as quais se encontram as picadas de abelhas.

6

É importante que durante a limpeza da parte afetada pela picada não esfregue, simplesmente lave com cuidado para evitar infecções. Depois de limpa, pegue um pouco de gelo, ou embalagem de legumes congelada, e envolva em um pano limpo. Se seu cachorro aguentar, coloque o pano com o gelo sobre a picada durante 15 minutos para reduzir a inflamação e a dor. Também pode usar compressas frias. Consulte seu veterinário sobre o uso de anti-histamínicos para reduzir a dor e combater os sintomas da picada.

7

Lembre que, se seu cachorro apresentar alguma reação alérgica, desenvolver uma inflamação severa ou sofrer um choque anafilático, deverá levá-lo ao veterinário imediatamente para que possa ser examinado e tratado da melhor forma.

O que fazer se uma abelha picar meu cachorro - Passo 7
Imagem: canalmascotas.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se uma abelha picar meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
laleska
Minha cachorra foi picada por uma abelha preta pequin mais estava cominchaço mas agora já passou mais ela tenta se cosar o tempo todo o que eu faço é normal.pois eu de metade de antialergicoo pra ela
Fabiana
Meu cachorro foi picado na parte de dentro da boca, ele ficou mais ou menos uma hora com a boca inchada, depois foi aliviando, o que fazer nesse caso? Será que o ferrão saiu? Ele nao deixava mexer!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabiana, o melhor seria você levar o seu cachorro ao veterinário para confirmar se o ferrão saiu ou continua lá.
Any
O ferrão da minha cachorra não saiu foi na pata dela e eu passei extrato de própolis na pata dela e melhorou a dor que ela esta sentindo só que eu não sei se o ferrão continua lá também dei para ela dipirona em gotas próprio para cachorro e ela não deixa mexer para ver se continua lá

O que fazer se uma abelha picar meu cachorro
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: canalmascotas.com
1 de 3
O que fazer se uma abelha picar meu cachorro

Voltar ao topo da página