Doenças comuns dos Cães

Por que meu cachorro come suas fezes

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 abril 2018
Por que meu cachorro come suas fezes
Imagem: pixabay.com

A coprofagia canina ocorre quando o cachorro ingere suas próprias fezes ou as de outros cachorros de maneira frequente. Em geral, esta é uma prática comum entre os cachorros, quando ainda se encontram em período de adaptação a seu novo lar ou em pleno processo de adestramento. No entanto, muitos são os cachorros adultos que comem seus próprios excrementos, por quê? Como todas as condutas pouco correntes, existem uma série de causas que podem levar nosso cachorro a realizar este ato tão rejeitado pelos donos. Continue lendo e descubra por que seu cachorro come suas fezes.

Também lhe pode interessar: Como evitar que meu cão coma fezes
Passos a seguir:
1

Uma das causas mais comuns que pode levar um cachorro a comer suas próprias fezes assim que as expulsa é o medo do castigo. Quando o dono ensina o cachorro a defecar onde ele quer que o faça através do condicionamento negativo, isto é, através de castigos violentos quando age de forma incorreta, o cachorro adquire um estado de terror que o leva a ocultar o mau comportamento ingerindo as fezes.

2

Em relação ao ponto anterior, outro dos motivos que pode provocar a coprofagia canina é a incorreta e popularizada prática de ensinar os cachorros a fazerem suas necessidades esfregando o focinho sobre os excrementos ou a urina. Desta forma o que estamos fazendo é estimular o cachorro a comer suas próprias fezes.

3

Quando o cachorro que come suas fezes é adulto, um dos motivos mais frequentes costuma ser a ansiedade pela separação. Os cachorros que sofrem deste transtorno tendem a apresentar uma série de condutas com a finalidade de chamar a atenção de seus donos, ou como resposta ao estado de ansiedade em que se encontram, sendo a coprofagia uma delas.

4

Em menor medida, outro dos motivos que pode responder à pergunta sobre por que seu cachorro come as fezes é uma carência nutricional. Isto acontece, sobretudo, quando o cachorro tem problemas para assimilar os nutrientes da ração que come por uma infecção no pâncreas ou outros problemas de maior gravidade. Ao notar que seu organismo não digere o que precisa, de maneira instintiva ele come suas fezes para cobrir esta carência. Nestes casos é importante ir ao veterinário para que ele detecte a origem do problema.

5

Nos casos em que os cachorros não comem a quantidade de comida diária de que precisam ou se alimentam à base de uma ração de má qualidade, é provável que pratiquem a coprofagia porque se sentem famintos. É por isso que se torna tão importante prestar atenção aos seus cuidados básicos e alimentá-los em função de suas necessidades. Outro dos motivos mais comuns é a imitação. Isto quer dizer que se seu cachorro ou filhote observou outro cachorro comendo suas fezes, irá imitá-lo fazendo o mesmo.

6

Por último, os cachorros de idade avançada que têm dificuldades para controlar os esfíncteres podem chegar a comer suas fezes por medo da reação dos donos. Nestes casos é importante fazer o cachorro ver que essa nova condição, provocada pela idade, não será castigada e, portanto, não tem que ocultar a prova por meio de sua ingestão.

7

Se seu cachorro tem coprofagia e você identificou uma das causas anteriores, deve saber que tem tratamento e pode corrigir esta conduta. Não perca nosso artigo sobre como tratar a coprofagia canina e comece a solucioná-la.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro come suas fezes, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pixabay.com
Por que meu cachorro come suas fezes