Partilhar

Por que meu gato ataca as visitas

Por Sara Viega. Atualizado: 29 maio 2017
Por que meu gato ataca as visitas

São muitas as pessoas que se perguntam por que seu felino é agressivo ou tenta atacar os desconhecidos. E antes de fazer um drama e tomar uma má decisão, recomendamos que pense bastante sobre a situação. Seu gato fica nervoso com as visitas? Não gosta que haja muita confusão em casa? Ataca diretamente ou tenta fazer isso como forma de aviso? É muito importante compreender o comportamento do seu gato porque será de grande ajuda para saber como reagir. Em umComo.com.br contamos para você por que seu gato ataca as visitas.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu gato vai atacar
Passos a seguir:
1

Para saber por que seu gato ataca as visitas, a primeira coisa a fazer é tentar perceber a origem da sua atitude. O mais habitual é que um felino se mostre agressivo porque tem certa intolerância ao contato. Esse grau de tolerância dependerá de cada mascote: há alguns que se deixam tocar sem problema e sem limite de tempo; há outros que gostam do contato e quando se sentem pressionados, vão embora sem nenhum tipo de incidente. Também há outros que simplesmente não o suportam.

Devemos saber como gerenciar estas situações e ser pacientes. Há que compreender e respeitar as necessidades do seu gato e não forçar as situações. Há gatos que não gostam que toquem sua cabeça, ou sua barriga, ou sua cauda... ou pode ser que nenhuma parte do seu corpo, por isso podem reagir bufando, arranhando ou, no pior dos casos, mordendo.

2

Uma situação muito comum é que um gato suba no seu colo e de forma espontânea comecemos a tocar nele. O segredo aqui está em saber detectar quando seu gato está enviando sinais de aviso antes de atacar, e isso deve ser aplicado também quando houver visitas em casa e seu felino quiser sentar sobre eles.

Se seu gato mexer o rabo de forma rápida, lamber-se de forma compulsiva, se suas pupilas dilatarem ou se mover as orelhas para trás... é melhor que deixe de acariciá-lo. Se não o fizer, pode ser que seu gato morda você para parar. Cada felino é diferente, por isso preste atenção para evitar ataques. Isso é válido para você e para qualquer visita que chegue a casa.

Por que meu gato ataca as visitas - Passo 2
3

É importante que compreenda que o fato do seu gato não querer que o toque, não significa que não ame você ou não deseje estar com você. É fundamental que aceite isso porque é muito possível que seu animal adore sua companhia e inclusive estar sobre você, mas que não queira ser tocado.

Se deseja tocar no seu felino é preciso prestar atenção aos sinais. Uma boa recomendação para melhorar a relação entre gato e humano é brincar. Se seu gato não quiser muitos mimos, pode ser que desfrute muito dos jogos, principalmente daqueles que impliquem acessórios como vara de pescar, ponteiro laser, etc. Pode ser uma boa ideia para que as visitas entretenham o pequeno e interajam com ele além de evitar possíveis ataques procurando carícias.

Neste artigo de umComo revelamos para você o significado da postura corporal dos gato.

Por que meu gato ataca as visitas - Passo 3
4

No entanto, há gatos que são agressivos de forma constante com desconhecidos. A origem deste comportamento está em que não têm tolerância ao contato físico. Nestes casos é muito habitual que, quando cheguem visitas novas a casa, os gatos se aproximem porque são extremamente curiosos em vez de se esconder. E, no fim, o que começa por curiosidade pode acabar em um ataque às visitas.

O contato físico contínuo com carícias fará com que ele acabe agredindo, arranhando ou bufando. Por isso é fundamental prestar atenção na linguagem corporal do gato para não chegar a esta situação. Com a antecipação, consegue-se que as visitas não causem um drama; não é recomendável avisar as pessoas do comportamento do gato, porque os gatos são capazes de cheirar o medo a metros de distância, e é melhor que se comportem com naturalidade e que respeitem o espaço vital do felino.

Para se aprofundar nessas técnicas, sugerimos o artigo Como acalmar um gato.

Por que meu gato ataca as visitas - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato ataca as visitas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu gato ataca as visitas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
catia adriani cantelli
Tenho uma gatinha que é o resultado da cruza de um grande gato persa com uma gata savannah, ela herdou parte da pelagem do persa mais o resto ela herdou da mãe, ela é muito violenta, tem brinquedos constantes de luta em que quase sempre sai vencedora,pula 3 metros de altura e corre numa velocidade tão grande que chega correr apoiando as patas nas paredes além de ser exíminia caçadora; na minha casa temos crianças, ela deu de caçar as crianças pela casa e se correm dela é pior ainda; ela está com 5 meses e já está do tamanho de um gato persa adulto. Como algumas vezes as crianças estão comigo temo pela segurança deles pois ela é muito apegada a mim, será que faço certo prender ela no quarto enquanto eles estão comigo?

Por que meu gato ataca as visitas
1 de 4
Por que meu gato ataca as visitas

Voltar ao topo da página