Partilhar

Por que meu gato se esconde

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que meu gato se esconde

Que os gatos são animais de caráter particular não é segredo para quem convive com eles, no entanto, para muitos pode ser curioso a sua tendência a se esconder em um lugar onde não possa ser encontrado facilmente, algo ao qual recorrem quando precisam de um momento de tranquilidade sem ninguém para incomodar.

Isso não significa que seu gato tenha mau humor ou seja estranho, este comportamento é completamente normal; no entanto, também é natural que se pergunte qual é a razão do seu comportamento. Por que meu gato se esconde? Neste artigo de umComo.com.br vamos esclarecer esta dúvida.

Também lhe pode interessar: Onde um gato se pode esconder

Porque não gosta das visitas

Certamente que já terá notado que quando chegam os amigos, familiares ou qualquer visita a casa, o seu gato desaparece e não vê mais o seu bigode até um bom tempo depois, quando todos já foram embora. Nem todos os gatos têm este comportamento, alguns são bem mais curiosos e gostam de cheirar e de se aproximar das visitas; no entanto, para a maioria destes animais as visitas significam pessoas estranhas, barulhentas e chatas, móveis que se mudam de sítio e mudanças na rotina, o que gera estresse e tensão neles.

A única forma de acalmar esta tensão é se escondendo em um lugar seguro onde possam estar tranquilos, de preferência com boas vistas para espiar tudo o que acontece ao seu redor. Esta atitude é normal, mas é importante tentar apaziguar o nervosismo do animal com certas medidas:

  • Coloque ao gato a sua comida na hora que corresponde; mesmo que coincida com as visitas, o animal deve ver que os padrões não se alteram tanto.
  • Leve algum brinquedo ao esconderijo do seu gato para que se mantenha entretido.
  • Não force o animal a sair, pois isso só o deixará mais estressado.
  • De vez em quando visite o felino no seu esconderijo para dar carinho e atenção.
  • Ensine seus amigos e familiares, principalmente as crianças, a brincar com o gato mas com respeito. Estes animais não são amigos dos mimos de desconhecidos, por isso deverão ganhar sua confiança pouco a pouco.
Por que meu gato se esconde - Porque não gosta das visitas

Porque se sente assustado ou estressado

Um ruído forte, uma discussão, uma furadeira fazendo barulho, a chegada inesperada de outro animal a casa... qualquer uma destas situações pode assustar ou estressar o seu felino, razão mais do que suficiente para que saia voando do seu esconderijo. É importante entender que esta é a forma que o animal possui de se sentir seguro e protegido, portanto devemos criar um ambiente propício para que se esconda sem colocar em risco a sua segurança e garantindo a sua tranquilidade.

Porque está doente

Observar nossas animais é muito importante para determinar se estão bem. Na maioria das vezes o gato se esconde pelas causas mencionadas anteriormente, mas também pode fazer isso porque não está bem de saúde.

Se seu gato começar a se esconder mais do que o habitual ou se fizer isso quando nunca antes o tinha feito, é hora de prestar muita atenção pois o animal poderia estar doente. Observe o seu comportamento e se continuar igual por mais de dois dias, leve-o ao veterinário.

Por que meu gato se esconde - Porque está doente

Os esconderijos mais comuns dos gatos

Seu gato desapareceu de repente e não tem a menor ideia de onde poderia estar escondido? Pois estas são as zonas favoritas da casa para os felinos:

  • Embaixo da cama.
  • Por trás de uma cortina longa.
  • Dentro de alguma caixa de papelão, um dos seus espaços favoritos.
  • Embaixo de cobertas, colchas ou tapetes.
  • Embaixo dos móveis.
  • Dentro das malas ou mochilas abertas.
  • Por trás de alguma árvore, arbusto ou vaso grande, mas também podem se esconder dentro do próprio vaso vazio.

Mas nem todos os espaços para se esconder são seguros, algumas zonas perigosas onde os gatos costumam se esconder são:

  • Dentro de sacolas vazias.
  • Detrás ou debaixo de algum eletrodoméstico que solte calor, por exemplo, da geladeira ou da máquina de lavar.
  • Dentro da maquina de lavar, de secar ou do lava-louça.
  • Dentro das lareiras ou aquecedores.
Por que meu gato se esconde - Os esconderijos mais comuns dos gatos

Criar um esconderijo seguro para o gato

A primeira coisa e mais importante se tiver um felino em casa é tentar condicionar os espaços onde o animal prefere se esconder, com o objetivo de evitar que se machuque. Por exemplo, é oportuno deixar um espaço adequado por trás da geladeira caso o felino entre ali algum dia; da mesma forma convém revisar sempre a máquina de lavar, de secar e lava-louça ou lareira antes de usar para ter a certeza que o animal não está ali.

Arrume um lugar embaixo da cama onde seu gato caiba tranquilamente, com certeza que se colocar uma caixa de papelão vazia se sentirá muito feliz. Por outro lado é conveniente que identifique os lugares onde o gato se esconde para ter a certeza de que são seguros; quando o animal escolhe um lugar para se esconder costuma usá-lo sempre, por isso esta tarefa não será muito difícil. Seguindo estas sugestões certifique-se de que o seu animal não corra perigo enquanto procura por abrigo.

Por que meu gato se esconde - Criar um esconderijo seguro para o gato

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato se esconde, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu gato se esconde

O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu gato se esconde
1 de 5
Por que meu gato se esconde

Voltar ao topo da página