Partilhar

Como saber se meu gato tem cataratas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se meu gato tem cataratas

Quer saber se o seu gato tem cataratas? A primeira coisa que deve saber é que as cataratas são opacidades que afetam o cristalino do olho. O cristalino ou lente é um tecido do olho de cor transparente localizado entre duas cápsulas e quando a luz atravessa o cristalino, têm impacto na retina e cria uma película fotográfica. Desta última, partem impulsos nervosos até certas partes do cérebro que dão lugar à percepção de imagens. Neste artigo de umComo.com.br explicamos para você como saber se seu gato tem cataratas.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu gato tem febre
Passos a seguir:
1

As cataratas podem aparecer no olho do seu gato adquirindo diversas formas, ou seja, podem se manifestar em forma de listras, pontos, com aparência de um vidro quebrado, com opacidade total ou parcial, e costumam ser de cor branca. Se vive com gatos e sobretudo se são mais velhos, poderá apreciar como com o tempo a sua pupila adquire uma cor esbranquiçada, e quando se percebe isto, costuma-se pensar em cataratas. É uma doença muito menos comum que nos cães, mas o seu felino poderia chegar a tê-la.

Como saber se meu gato tem cataratas - Passo 1
2

As cataratas são um processo pelo qual se alteram os componentes do cristalino, modificando a sua estrutura e criando perda de transparência, o que dificulta a entrada da luz e da visão. Nos gatos, podem ser hereditárias ou congênitas, ainda que seja muito pouco frequente, ou adquiridas por algum traumatismo ocular provocado por alguma briga, diabetes, alterações do metabolismo, falta de nutrientes, descargas elétricas, tóxicos, úlceras ou por membranas pupilares persistentes, entre outros motivos.

A íris está na frente do cristalino e quando se contrai ou se dilata segundo a luz, deixará à vista uma maior ou menor superfície de cristalino; as cataratas, por exemplo, detectam-se melhor com menos luz, porque no escuro parecem maiores.

Como saber se meu gato tem cataratas - Passo 2
3

Há que saber diferenciar as cataratas de outro problema que afeta os gatos à medida que envelhecem. Existe um processo muito habitual em gatos que é a chamada degeneração senil do cristalino. Quando isto ocorre, o cristalino sofre um processo de dessecação e esclerose que o faz adquirir uma tonalidade opaca que o impedirá ver com clareza, tal como no caso das cataratas. Também no caso de gatos jovens, certas imperfeições oculares podem ser confundidas com cataratas. Será o seu veterinário de confiança que vai avaliar se no caso de seu pet se trata de cataratas, imperfeições ou de degeneração senil.

Como saber se meu gato tem cataratas - Passo 3
4

Perante qualquer dúvida, o mais recomendável é ir ao veterinário para um diagnóstico correto. Ele realizará uma exploração em conjunto e não só dos olhos, já que o problema pode ser sistêmico como consequência da diabetes ou que, simplesmente, esteja localizado em seus olhos. Com a ajuda de um oftalmoscópio direto e indireto, poderá observar as diferentes estruturas para avaliar se o problema é uma catarata. Se seu cristalino tem transparência, a retina poderá ser vista se estiver também alterada, por isso é muito importante fazer um exame de imediato perante a suspeita de cataratas. Se o cristalino está totalmente opaco, a retina se observará através de reflexos pupilares cruzados e diretos. Com uma ecografia, poderá saber se existem desprendimentos de retina, tumores ou hemorragias.

Como saber se meu gato tem cataratas - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato tem cataratas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu gato tem cataratas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Rosimeire
Olá meu gato tem 1 ano e 8 meses apareceu uma pele sei lá na parte interna dos dois olhos dele gostaria de saber o que é e pq apareceu aquilo.
Editor umComo.com.br
Oi Rosimeire! Pela sua descrição parece que se trata de um prolapso da terceira pálpebra. É importante que ele seja visto o quanto antes por um médico veterinário, preferencialmente por um especialista em oftalmologia já que pode ser necessária cirurgia.

Como saber se meu gato tem cataratas
1 de 5
Como saber se meu gato tem cataratas

Voltar ao topo da página