Doenças crônicas nos gatos

Como saber se meu gato é albino

Como saber se meu gato é albino

O gato albino é um felino que sofre de uma mutação genética. Esta alteração nos genes faz com que a cor de seu pelo seja branco e com a possibilidade de ter olhos azuis ou de duas cores, entre outras características. Não devemos confundir com o gato branco, ainda assim as diferenças são poucas, mas existem. Os albinos são gatos que precisam de melanina, falta de pigmentação na pele, olhos e pelo. Esta mutação pode ser hereditária, ainda que nem sempre seja visível. Quer saber se seu gato é albino? Em umComo vamos lhe explicar como pode detectar isso.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato é cego
Passos a seguir:
1

O pelo de um gato albino deve ser branco mas sem nenhuma mancha de cor. Ainda assim, destaca-se que também existem gatos brancos que não são albinos, não confunda.

2

Os olhos de um gato albino devem ser azuis ou de duas cores. Estas duas características podem não estar juntas, há gatos que podem ser albinos, mas com os olhos claros ou ao contrário, nem todas estas alterações devem ocorrer em um só indivíduo.

Como saber se meu gato é albino - Passo 2
Imagem: photoree.com
3

A pele deste tipo de gato deve ser rosada e sem nenhuma mancha nem pinta. Ao ter uma pele tão delicada, se um gato albino se expõe ao sol durante um longo tempo, ou nas horas de mais calor, ele pode sofrer graves doenças. Existem vários protetores solares para eles; devemos aplicar nas orelhas e nariz para evitar queimaduras e feridas.

4

Tanto seu nariz, como as almofadas das patas e suas orelhas são cor de rosa, e terão pouca ou nenhuma sensibilidade à luz, por isso deve sempre protegê-los do sol.

Como saber se meu gato é albino - Passo 4
Imagem: petmemorial.com.br
5

Os lábios e as pálpebras dos gatos albinos também carecem de pigmentação, ou seja, serão também cor de rosa.

6

Como estas características podem estar presentes em gatos não albinos, se deseja ter 100% certeza de que seu gato é albino, vá a um veterinário para que ele realize um estudo genético.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu gato é albino, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Os gatos albinas precisam dos mesmos carinhos que os gatos sem esta alteração genética.
  • Deve vigiá-lo ao sol, pois pode lhes provocar graves doenças se ficarem um longo tempo expostos.
  • Se quiser saber se realmente seu gato é albino, deverá ir ao veterinário, para que ele realize uma análise genética.
  • Sempre que tenha qualquer dúvida a respeito de seu gato, deve consultar um veterinário.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Anna
Meu gatinho é super branquinho, tem heterocromia e pele rosa, por isso suspeitei que ele fosse albino. Sorte que ele não curte o sol, fica sempre na sombra.
Cristiane teixeira paiano
Os olhos do meu gatinho é bem claro se ficar muito tempo na claridade escore água ele é um gatinho branquinho como a neve
eduardo santos
meu gato tem todas as caractéristcas que estão neste artigo, muitas pessoas abandonam gatos albinos porque não querem ter os cuidados necessarios para cria los o meu vive em casa na coleira solto ele apenas dentro de casa para não deixa lo levar sol devido ele ser assim: branco total, ele foi resgatado da rua
adriana
o minha gatinha tem essas caracteristica ,o problema e que ela dormi muito se alimenta pouco .
Pietra Melo
tenho um gato com todas as caracteristicas so que com olhos verdes muito claros, levei ele no veterinario, e ele disse que ele n pode tomar sol por ser muito branco e tbm tem imunidade baixa
Maria Solange da Silva da Silva
tenho um gato branco, ele é novinho ainda, tem um ano e pouquinho, os olhos dele são amarelados e ele é surdo, não sei a dimensão, mas dá pra ver que é. ele vive preso atualmente, e mesmo antes de estar preso ele já estava com um problema na pele, coça muito, o pelo cai e fica a pele machucada de fora. já coloquei várias coisas e não fica bom, será a quentura da casa? me ajudem, preciso de um conselho. Muito obrigado! aguardo uma resposta
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria Solange! Pelo que você está descrevendo, o seu gatinho pode ter sarna e apenas o veterinário poderá confirmar o diagnóstico. Contudo, estas dicas podem ajudar: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-meu-gato-esta-com-sarna-10640.html
Fernanda Bizi
Eu achei um gato albino na Rua... Ele corresponde a todas as características...
Imagem: photoree.com
Imagem: petmemorial.com.br
1 de 3
Como saber se meu gato é albino