Partilhar

Por que os gatos levantam o lombo quando os acaricia

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que os gatos levantam o lombo quando os acaricia

É do tipo de pessoa que assim que vê um gato se aproxima para cumprimentar e/ou convive com algum? Então saberá que pode acontecer que saiam correndo e já não queiram mais saber de você e logo exijam carícias e atenção. Isto ocorre porque, ainda que geralmente gostem de fazer suas coisas, também gostam de uma boa sessão de carícias e companhia. Notou que quando os acaricia, os gatos levantam a cauda e curvam o lombo ao mesmo tempo que ronronam e pedem mais caricias? Se já viu alguma vez e tem curiosidade em saber o motivo pelo qual suas costas ficam assim, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra por que os gatos levantam o lombo quando os acaricia.

Também lhe pode interessar: Como acariciar um gato

O gato comunica sempre com você

A primeira coisa que devemos considerar é que um gato sempre comunica conosco de uma forma ou outra e, no geral, quase sempre é com linguagem corporal que nos passa desapercebida. Ainda que também seja verdade que para tentar comunicar conosco miem, na maioria das vezes estarão tentando nos transmitir o que querem ou precisam com as posições e os gestos do seu corpo. Quando os gatos mexem a cauda, expressam uma infinidade de coisas e, junto com a posição do seu lombo, podem transmitir-nos desde uma grande alegria e vontade de afeto, até dominância, medo ou irritação, entre muitas mais emoções e comportamentos. Mas, quando os acariciamos nas costas, o que significa quando levantam o lombo e a cauda?

Por que os gatos levantam o lombo quando os acaricia - O gato comunica sempre com você

É um comportamento sexual?

O que muita gente pensa quando um gato levanta o lombo e a cauda quando acariciamos as costas e ronrona, é que se trata de um comportamento sexual. Mas, é um erro pensar que levantam o lombo e a cauda como um gesto de sexualidade, já que este comportamento ocorre em muitas situações. Podemos observá-lo em gatos domésticos de todas as idades, inclusive nos muito jovens para ter ainda algum impulso ou comportamento relacionado com a reprodução, e também podemos ver que o fazem machos e fêmeas, indistintamente se estão ou não castrados ou esterilizados. Portanto, podemos dizer que este gesto quando lhes tocamos as costas não está relacionado com os hormônios e definitivamente não tem nada a ver com um comportamento sexual.

Por que os gatos levantam o lombo quando os acaricia - É um comportamento sexual?

O que comunica um gato levantando o lombo quando o acaricia

Se quando acariciamos um gato ele levanta o lombo e o rabo, junto com um ronrono suave, está querendo nos dizer que somos bem-vindos. Trata-se de uma atitude relaxada e próxima que pretende nos dar a entender que quer continuar recebendo carícias e mimos e que, além disso, estamos coçando ou acariciando em um ponto que o agrada muito nesse momento, por isso certamente nos devolverá o gesto com cabeçadas carinhosas e mais ronronos. Estas cabeçadas servem para se esfregar contra nós, trocando assim os cheiros, algo muito positivo e importante na relação com um felino doméstico.

O fato de levantarem a cauda e exporem seus genitais, ainda que para nós possa ser incômodo, para os gatos é um gesto que demonstra que estão tranquilos com você. Além disso, levantar o lombo ao mesmo tempo que a cauda é para intensificar a carícia e nos dizerem que querem mais. Definitivamente, se quando acaricia um felino nas costas responde com este gesto, levantando o lombo e a cauda, quer dizer que há muito bom ambiente na relação de vocês nesse momento, há demonstrações de confiança, de afeto e cumplicidade, mas fique atento a outros possíveis sinais que possam indicar outras coisas diferentes.

Por que os gatos levantam o lombo quando os acaricia - O que comunica um gato levantando o lombo quando o acaricia

Outro significado possível para este comportamento felino

O que referimos até agora é o mais habitual, mas realmente é possível que quando tocamos um gato possa levantar o lombo por outros motivos e, por isso, é fundamental prestarmos atenção a outros possíveis sinais ou gestos com os quais esteja tentando nos comunicar mais alguma coisa. Por exemplo, no caso positivo que já referimos antes, normalmente também se ouvem ronronos suaves e o gato nos devolve as carícias esfregando sua cabeça contra nós e inclusive nos mordiscam os dedos mas, ainda que seja menos frequente, se ao invés de um ronrono escutamos uma lamúria ou um miado nervoso ao mesmo tempo que o gato arqueia o lombo e tenta ir embora, é provável que essa zona na qual tocamos lhe esteja doendo. Pode se tratar de uma ferida na pele ou algum problema ou condição na coluna ou nos rins, entre outras possibilidades. Por isso, é importante que paremos de tocar de imediato para que se acalme e depois tentemos encontrar o que lhe produz esse desconforto ou dor. Pode tentar observar a pele e o pelo da zona para detectar alguma ferida, mas se não vir nada e o felino continuar se queixando, o melhor é ir ao seu veterinário de confiança para saber o que se passa e, se necessário, fazer algum exame para um bom diagnóstico.

Se gostou de saber por que os gatos levantam o lombo quando os acaricia certamente vai adorar ler este outro artigo sobre por que os gatos lambem.

Por que os gatos levantam o lombo quando os acaricia - Outro significado possível para este comportamento felino

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os gatos levantam o lombo quando os acaricia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Por que os gatos levantam o lombo quando os acaricia
1 de 5
Por que os gatos levantam o lombo quando os acaricia

Voltar ao topo da página