Comportamento do gato

Porque os gatos mexem as orelhas

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Porque os gatos mexem as orelhas

Se observar os gatos, é provável que note que as suas orelhas se mexem para pontos diferentes, baixando apenas uma, ou inclusive enquanto gira a sua cabeça mas as direciona para o outro lado. Além de ser um meio de expressão corporal, as orelhas dos gatos são como antenas parabólicas que podem captar qualquer som inclusive alguns inaudíveis para o ser humano. É uma grande habilidade que vem dos antepassados dos gatos, quando viviam em liberdade como caçadores. Em umComo.com.br vamos contar para você porque os gatos mexem as orelhas.

Também lhe pode interessar: Porque os gatos tremem a cauda

Passos a seguir:

1

Os gatos têm esta maravilhosa capacidade graças aos 32 músculos que possuem em cada uma das suas orelhas e, graças a eles, podem realizar movimentos de até 180 graus para poder saber de onde vem qualquer fonte de som. Para que tenha uma ideia da sua especial habilidade auditiva, o ser humano dispõe de 6 músculos em cada orelha e a maioria das vezes as pessoas não são capazes de movê-los. Este dado servirá a você para compreender a incrível capacidade auditiva dos felinos.

2

Mas as orelhas do gato, além de serem extraordinárias antenas parabólicas para escutar melhor e captar qualquer ruído proveniente do meio, também são uma forma de comunicação. Com as orelhas móveis, o seu gato pode estar expressando vários estados de ânimo; poderá saber como o seu felino se sente só de observar as diferentes posturas que adotam os seus pavilhões auditivos.

Junto com a cauda, os olhos e os bigodes, os gatos têm muitas formas de comunicarem e expressarem o seu estado de ânimo.

Porque os gatos mexem as orelhas - Passo 2
3

Como os gatos podem mexer as orelhas 180 graus, essa grande mobilidade traz a eles uma grande capacidade comunicativa, já que podem mexer as orelhas para cima, para baixo, para os lados, para trás e inclusive deixá-las planas. Se as orelhas do seu gato estiverem para cima é porque se encontra feliz e satisfeito, é um claro sinal de amor e confiança em você. Se estiverem nessa posição e em constante movimento, é porque o seu gato está orientando as orelhas para cada som que escuta.

Porque os gatos mexem as orelhas - Passo 3
4

Se as orelhas do seu gato estiverem esticadas para os lados, é um sinal de submissão. Quando vários gatos estão brigando é habitual que as suas orelhas estejam para baixo para evitar lesões e feridas. É uma forma que os gatos têm de as protegerem das agressões de outros. Se o seu gato apontar com as suas orelhas para a frente, formando um verdadeiro ângulo, é porque está zangado e está mostrando de certa forma o seu caráter agressivo. É um sinal de aviso que vale a pena compreender para não ter nenhum susto.

Porque os gatos mexem as orelhas - Passo 4
5

Se o seu gato tiver as orelhas para os lados, quer dizer que está alerta ou um pouco inquieto. A melhor forma de saber se o seu felino está tranquilo e relaxado é observar se estão para cima. Se colocar as orelhas em posição horizontal e baixá-las lateralmente significa que está na defensiva e em posição de ataque. Preste atenção no seu animal de estimação e conheça tudo o que as suas orelhas podem dizer a você.

Aproveite e confira também o nosso artigo sobre Porque os gatos mexem a cauda.

Porque os gatos mexem as orelhas - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque os gatos mexem as orelhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Porque os gatos mexem as orelhas