Partilhar

Porque meu gato morde a cauda

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Porque meu gato morde a cauda

Com certeza que alguma vez já viu seu gato morder a cauda, não é verdade? É um hábito que os gatos têm e que, se exagerarem, podem provocar feridas que podem infectar e, portanto, afetar a saúde do animal. É importante que detecte em que momentos seu gato começa a perseguir e morder a cauda para poder entender qual é a mensagem que quer enviar a você, caso o faça por alguma causa específica. Neste artigo de umComo vamos explicar para você porque seu gato morde a cauda para que entenda todas as causas que podem causar esta situação.

Também lhe pode interessar: Porque os gatos mexem a cauda

Morde a cauda porque tem pulgas ou outras condições

Um dos motivos mais frequentes que podem fazer com que seu gato morda a cauda é que, simplesmente, tenha pulgas e a coceira que estes animais causa faz com que o felino esteja perseguindo e mordendo a cauda para aliviar o desconforto. Mas não é só por pulgas que pode ocorrer esta situação, também pode ter coceira por outras causas como:

  • Problemas no ânus
  • Alergias alimentares
  • Artrite
  • Parasitas intestinais

Em qualquer caso, é importante ir ao veterinário para o examinar e determinar se o motivo de seu comportamento é devido a algum agente externo que possa causar esta coceira. Neste outro artigo de umComo damos a você alguns remédios caseiros para eliminar as pulgas do seu gato para que possa ser cuidado como merece. Também o ajudamos a saber se seu gato tem pulgas indicando os sintomas mais comuns desta condição.

Porque meu gato morde a cauda - Morde a cauda porque tem pulgas ou outras condições

O tédio ou o estresse também podem ser a causa

Mas não é apenas por motivos de saúde que seu gato morde a cauda, pois também podem intervir fatores psicológicos que façam com que o animal acabe realizando este comportamento. No geral, um gato pode acabar mordendo a cauda porque está entediado, assim se detectar que em certos momentos do dia começa a persegui-la, o melhor é começar a brincar com ele para evitar que possa se lesionar ou fazer alguma ferida. Pode brincar com ele comprando algum brinquedo especial para estes animais ou, também, criando-o você mesmo com materiais que certamente tem em casa. Em umComo contamos para você como fazer brinquedos caseiros para gatos.

Outro motivo é que o animal esteja estressado e, portanto, acabe mordendo a cauda como um ato compulsivo. É importante que o pare e o relaxe para que, assim, possa viver tranquilamente e sem ansiedade. O motivo do estresse de um felino pode ocorrer por múltiplos fatores: mudança de casa, introdução de um novo membro na família (seja animal ou uma nova pessoa), ruídos, etc. O melhor é adaptar um lugar da sua casa para que o animal possa estar relaxado e tranquilo e verá como, aos poucos, deixará de morder a cauda. Neste outro artigo damos a você alguns conselhos para que possa relaxar um gato.

Porque meu gato morde a cauda - O tédio ou o estresse também podem ser a causa

Os gatos brincam de perseguir a cauda

Outra causa para que o animal tenha o hábito de perseguir e morder a cauda é que, simplesmente, esteja brincando. Pense que, geralmente, são calmos e costumam dormir muitas horas por dia de modo que, de vez em quando, no momento que querem ser ativos, podem começar a brincar com qualquer coisa: uma pena, um papel e inclusive sua própria cauda.

Neste caso, não precisa privá-lo, pois só quer brincar, ainda que, se puder preste mais atenção e brinque com ele para evitar se machucar.

Porque meu gato morde a cauda - Os gatos brincam de perseguir a cauda

Para chamar a atenção

Também é possível que o animal tenha este comportamento porque está com ciúmes da chegada de uma nova pessoa a casa. Os gatos são muito territoriais e não assimilam muito bem as mudanças, por isso, se chegar um bebê ou se introduzir um novo animal em sua casa, o melhor é dedicar um tempo para apresentá-los e para seu gato se ir habituando a esta nova presença.

Neste sentido, o animal só estará se mordendo a cauda para chamar a atenção, por isso preste atenção nele agora como presta ao outro membro da família. Ainda que sejam muito independentes, a verdade é que dão muita importância ao carinho e adoram se sentir queridos, por isso se sentem que você oferece atenção aos outros membros, podem agir deste modo tão peculiar.

Neste artigo contamos para você como ter um cão e um gato na mesma casa.

Porque meu gato morde a cauda - Para chamar a atenção

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque meu gato morde a cauda, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Porque meu gato morde a cauda

O que lhe pareceu o artigo?

Porque meu gato morde a cauda
1 de 5
Porque meu gato morde a cauda

Voltar ao topo da página