Posso levar o meu cachorro num ônibus
Nós que temos animais de estimação sabemos a importância de poder viajar com eles, para não os deixarmos sozinhos em casa ou abandoná-los. Uma das formas que consideramos seguras, se quisermos viajar em transportes públicos, é o ônibus. O ônibus é um tipo de transporte que nos permite fazer longas viagens de forma confortável. Neste artigo explicamos-lhe como viajar com o seu cachorro no ônibus e o que deve ter em conta.
Passos a seguir:
Para que possa viajar com o seu cachorro no ônibus, primeiro deve procurar um dos postos da Delegacia Federal de Agricultura e conseguir o Guia de Trânsito Animal. Deverá levar consigo a caderneta de vacinação do animal, para confirmar que está tudo em dia e o seu cachorro está saudável.
Para levar o seu cachorro no ônibus, ele tem de ir dentro de uma caixa de transporte especial ao lado do dono. É o dono do cachorro que tem a responsabilidade de adquirir uma caixa ou gaiola para este fim. É proibido o transporte de cachorros fora destas caixas.
Em geral, a transferência destes animais é de inteira responsabilidade dos seus proprietários, que viajam no mesmo serviço que o animal.
No Brasil, em alguns estados não é permitido o transporte de animais em ônibus intermunicipais. Por isso, deve informar-se previamente no respetivo local. Em cada ônibus pode apenas viajar dois animais por vez e apenas cachorros de porte pequeno, no máximo 10 quilos. A única excepção é se se tratarem de cães-guia, que estão isentos de pagar qualquer taxa extra e poderão acompanhar sempre o seu dono.
Antes de viajar com o seu cachorro no ônibus, deve habituá-lo primeiro à caixa de transporte para que depois a viagem seja tranquila e não gere incômodos nem para o cachorro nem para os outros passageiros.
Veja também: Praias para levar cachorro no Brasil - Dicas e destinos pet friendlys
Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso levar o meu cachorro num ônibus, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.
Conselhos
- Antes da viagem, não alimente demasiado o seu cachorro, uma vez que poderá enjoar.