Partilhar

Posso levar o meu cachorro num ônibus

Posso levar o meu cachorro num ônibus
Imagem: dogurbano.com.br

Nós que temos animais de estimação sabemos a importância de poder viajar com eles, para não os deixarmos sozinhos em casa ou abandoná-los. Uma das formas que consideramos seguras, se quisermos viajar em transportes públicos, é o ônibus. O ônibus é um tipo de transporte que nos permite fazer longas viagens de forma confortável. Neste artigo explicamos-lhe como viajar com o seu cachorro no ônibus e o que deve ter em conta.

Também lhe pode interessar: Posso dar camomila para meu cachorro?
Passos a seguir:
1

Para que possa viajar com o seu cachorro no ônibus, primeiro deve procurar um dos postos da Delegacia Federal de Agricultura e conseguir o Guia de Trânsito Animal. Deverá levar consigo a caderneta de vacinação do animal, para confirmar que está tudo em dia e o seu cachorro está saudável.

2

Para levar o seu cachorro no ônibus, ele tem de ir dentro de uma caixa de transporte especial ao lado do dono. É o dono do cachorro que tem a responsabilidade de adquirir uma caixa ou gaiola para este fim. É proibido o transporte de cachorros fora destas caixas.

Posso levar o meu cachorro num ônibus - Passo 2
Imagem: trixie.de
3

Em geral, a transferência destes animais é de inteira responsabilidade dos seus proprietários, que viajam no mesmo serviço que o animal.

4

No Brasil, em alguns estados não é permitido o transporte de animais em ônibus intermunicipais. Por isso, deve informar-se previamente no respetivo local. Em cada ônibus pode apenas viajar dois animais por vez e apenas cachorros de porte pequeno, no máximo 10 quilos. A única excepção é se se tratarem de cães-guia, que estão isentos de pagar qualquer taxa extra e poderão acompanhar sempre o seu dono.

5

Antes de viajar com o seu cachorro no ônibus, deve habituá-lo primeiro à caixa de transporte para que depois a viagem seja tranquila e não gere incômodos nem para o cachorro nem para os outros passageiros.

Veja também: Praias para levar cachorro no Brasil - Dicas e destinos pet friendlys

6

Veja também o que deve ter em conta ao viajar com o seu cachorro no avião e no carro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso levar o meu cachorro num ônibus, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Antes da viagem, não alimente demasiado o seu cachorro, uma vez que poderá enjoar.

Escrever comentário sobre Posso levar o meu cachorro num ônibus

35 comentários
lorenna
Olá , eu sou de campinas SP e irei viajar para goiania , e gostaria de saber so o meu cachorrinho pode ir no bagajeiro? pois a impresa nao deixou leva dentro do onibus .
A sua avaliação:
Samuel
Olá, boa tarde. Preciso transportar um cão de São Paulo para Rio Grande do Sul. Gostaria de saber se vocês trabalham com transportes com maior distância ? Desde de já, obrigado e em aguardo fico.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Samuel! O umCOMO é apenas um site de caráter informativo, para esse tipo de informações você deve entrar em contato diretamente com a empresa de transportes. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
ariadne
posso levar yorkshire no onibus belo horizonte ao rio de janeiro
A sua avaliação:
Patrícia
meu cachorro tem 29 kilos vou Itajai Santa Catarina e voltar de onibus para São Paulo, gostaria de saber se posso??
A sua avaliação:
maria eny barbosa
vou viajar pra minas posso levar meu cachorrinho.pudo. tem tds as vasinas em dias. n sei como fazer.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Para levar o seu cachorro no ônibus tem que seguir os procedimentos que indicamos. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
eurides bernardo da silva
vou viajar de maceio /al para fortaleza/ce posso levar meu cao porte medio no onibus
A sua avaliação:
lanna
quero embora no final desse ano mais tenho um cachorro dalmatas pequeno ainda, e uma gata filhote.Nao sei como levar os dois!
A sua avaliação:
Ewerlyn
Comprei um cachorrinho no Maranhão é sou de Belém PA posso leva ele ? No ônibus
anna clara
tenho um cachorro e tenho que viajar , nao posso dechar ele com ninguem vou sentir saudades ,sera que posso levar???, pecisa pagar
Charles
Tenho um pitcher preciso de viajar de São Paulo Para Rio de Janeiro so caicha de trasporta ????
leeidia elias campos
Posso levar o meu cao junto de mim no ônibus ou ele deve ir no bagageiro ? Ele é de pequeno porte .

Posso levar o meu cachorro num ônibus
Imagem: dogurbano.com.br
Imagem: trixie.de
1 de 2
Posso levar o meu cachorro num ônibus

Voltar ao topo da página