Adotar cachorros

Como cuidar de um pastor belga

Como cuidar de um pastor belga
Imagem: cpcpb.com

Neste artigo vamos te dar dicas de como cuidar do Pastor Belga de Groenendael, pois esta é a variação de raça mais comum no Brasil, também por que os diferentes tipos de pastores belgas possuem cuidados muito semelhantes. É um cão de pelugem naturalmente negra e com um porte muito semelhante a de um lobo. Um cão com grande eficácia para guarda, pela sua cor negra que se torna as vezes assustadora durante a noite e o seu grande porte, além da sua fidelidade para com o dono e a casa em que habita.

Todavia, durante a luz a sua cor negra causa impacto e inspira respeito a quem o contempla. É doce, carinhoso e obediente, assim como é corajoso, inteligente e elegante.

Saiba quais são os cuidados e o que deve ser levado em consideração se você possui ou pretende adotar um Pastor Belga neste artigo.

Também lhe pode interessar: Como convencer sua mãe a te dar um cachorro

Passos a seguir:

1

Considere por que pretende adquirir um Pastor Belga. Eles vivem em média 14 anos e exigem sua atenção, além de espaço para que possam se exercitar. Cão natural de caça, guarda e pastoreio ele não aceita ficar preso ou confinado à lugares pequenos, além de que precisa da sua atenção como dono, além da alimentação, banho e acompanhamento veterinário.

2

Se você tem outros cães em casa, certifique-se de que eles aceitam a chegada de outro cão. O Pastor Belga é um animal de grande porte que pode intimidar os seus outros animais, que podem se ver como "donos do local". Faça testes de proximidade até que eles se acostumem, o ideal é adquirir um filhote de Belga para que seja mais fácil de se acostumar.

3

Ter um animal deste porte e não educá-lo não faz sentido, escolha como pretende fazê-lo. A personalidade do Pastor Belga exige um treinamento rígido, porém, ele tem muita facilidade em aprender o que torna torna divertida a tarefa de adestrar o seu cão.

4

Se você possui outros animais como gatos, galinhas, tartarugas, jacarés ou ovelhas vale considerar a ideia de cercá-los. Por mais que você adestre e eduque o seu cão ele ainda pode se sentir na necessidade (completamente natural e instintiva) de querer abocanhar um franguinho aqui ou ali.

5

O Pastor Belga pode viver dentro de casa, quintal e até apartamento, desde que qualquer um desses locais não sejam muito pequenos e de que você leve-o constantemente para passear. O exercício e o movimento são essenciais para este cachorro.

6

Se o seu cão for ficar sozinho durante o dia, ao chegar em casa depois do trabalho/faculdade/escola lembre-se de dar a atenção que ele merece.

Você pode dar banho uma vez por semana.

7

Antes de adotar um cão, independentemente da raça, você deve ter em mente que isso significa uma responsabilidade a mais, não se trata apenas de dar comida, banho e levar ao veterinário. Ele precisa de atenção, precisa estar saudável e feliz, com espaço para brincar e desenvolver a sua musculatura. Além do que é sempre bom ter um animalzinho em casa para te fazer companhia.

Como cuidar de um pastor belga - Passo 7
Imagem: searchpp.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um pastor belga, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Rômulo
Boa noite, Posso dar pé de galinha para meu pastor belga
Imagem: cpcpb.com
Imagem: searchpp.com
1 de 2
Como cuidar de um pastor belga