Partilhar

Quais os melhores cães de guarda

Por Sara Silva. Atualizado: 13 dezembro 2019
Quais os melhores cães de guarda
Imagem: online24.pt

Você está procurando descobrir quais os melhores cães de guarda? Neste artigo umComo.com.br podemos ajudá-lo! Estas raças de cachorro são naturalmente fieis, atentas e protetoras do que é delas ou dos seus donos, pelo que são excelentes para guardar casas, terrenos e até pessoas. Isso não significa que estes cachorros não possam também ser carinhosos e calmos, tudo depende do tratamento e adestramento que recebem. Se você deseja ter um cão de guarda mas não sabe que raça escolher, continue lendo e encontre a ideal!

Também lhe pode interessar: Quais são as raças de cães mais vendidas

Pastor Alemão

O pastor alemão é uma raça que há muitos anos tem vindo a ser criada para defesa de propriedades, companhia, guia de deficientes e auxílio em atividades policiais. Apesar de ser um cachorro muito familiar e que se mostra amável com crianças, ele se preocupa em agradar ao seu dono, é muito atento e defensor. Quando sente algum tipo de ameaça, late alto e insistentemente de forma a alertar todos do perigo e intimidar o inimigo.

Quais os melhores cães de guarda - Pastor Alemão
Imagem: racascachorro.com.br

Rottweiler

Os cachorros rottweiler também já foram incluídos em trabalhos policiais devido à sua força, agilidade e resistência. Muitos o consideram a melhor raça para treinamento de guarda, devido à sua personalidade forte e desconfiada guiada por instinto próprio. Ele apenas confiará em seu dono e família, não importa o quanto tentem lhe agradar. Em situações de perigo os rottweilers se mantêm calmos e calados, atacando rapidamente quando sente que é o momento ideal.

Quais os melhores cães de guarda - Rottweiler
Imagem: img-seo-all2.blogspot.pt

Doberman

O doberman é outro cachorro bem conhecido entre as melhores raças de guarda. Fisicamente pode não aparentar ser tão ameaçador quanto os dois anteriores, porém é muito fácil de adestrar, inteligente, rápido e forte. Muito apegado à família, o doberman é um excelente cachorro de guarda e vigia que aceita estranhos desde que acompanhados de um membro da sua família. Persentindo perigo, o doberman intimida o agressor através do seu latido e posição de ataque.

Quais os melhores cães de guarda - Doberman
Imagem: animaisblog.tk

Boxer

Inicialmente usado como cachorro de luta, o boxer é agora encarado como um ótimo cachorro de guarda e companhia. Calmo e tolerante, adora estar perto das pessoas que conhece e de quem gosta, sem precisar de atenção a todo o momento, porém não aceita facilmente a presença de outros animais. De postura constantemente alerta e excelente audição, consegue detetar rapidamente uma ameaça e seu local específico.

Quais os melhores cães de guarda - Boxer
Imagem: vetstreet.com

Fila brasileiro

O fila brasileiro é uma raça que surgiu em 1631 através do cruzamento de vários cachorros trazidos para o Brasil por holandeses. É um cachorro excelente para caça, pastoreio e guarda, teimoso e autoconfiante que respeita a família porém não tolera abusos (razão porque é importante adestrá-lo muito bem desde pequeno). O fila brasileiro intimida os agressores com seu porte grande e forte e latidos altos.

Quais os melhores cães de guarda - Fila brasileiro
Imagem: puppydogweb.com

Bullmastiff

Resultado do cruzamento entre o Mastim Inglês e o Bulldog inglês, o bullmastiff já foi uma raça usada pela policia britânica, devido à sua força e coragem. É ideal para quem procura um cachorro de guarda que seja silencioso e se adapte bem à família, pois o bullmastiff é muito bondoso e uma raça criada para não agredir nem morder os agressores. Em contrapartida seu faro e audição são muito apurados.

Quais os melhores cães de guarda - Bullmastiff
Imagem: photobucket.com

Dogue alemão

O dogue alemão é conhecido por pertencer ao time dos maiores cachorros (pode chegar até 2 metros de altura), razão suficiente para intimidar invasores e ser encarado como um ótimo cachorro de guarda. Reservado com estranhos, o dogue alemão é um cachorro muito familiar, dócil e afetuoso que se relaciona bem com outros animais. Apesar de corajoso, é improvável que cachorros desta raça machuquem alguém.

Quais os melhores cães de guarda - Dogue alemão
Imagem: racasonline.blogspot.pt

Akita

Os akita são chamados de "cachorros samurai" porque, tal como estes guerreiros japoneses, são silenciosos, muito observadores, territoriais e seus ataques costumam ser certeiros. Por outro lado reúnem características muito apreciadas nos cachorros de companhia, tais como serem extremamente leais, protetores, podendo até dar ótimos babás. São quietos, não costumam latir muito e têm alguma dificuldade em conviver com outros cachorros.

Quais os melhores cães de guarda - Akita
Imagem: easypetmd.com

Collie

Apesar de sua aparência não ser ameaçadora, os cachorros da raça collie (rough collie e border colie) reúnem as características desejadas em um cachorro de guarda: são muito protetores da família, muito vocais quando sentem uma ameaça, inteligentes e desconfiados com estranhos. Por outro lado os collie são também excelentes cachorros de companhia que toleram bem crianças, mostrando-se dóceis, carinhosos e brincalhões.

Quais os melhores cães de guarda - Collie
Imagem: universodosanimais.comunidades.net

Komondor

De aparência curiosa, os komondor são cachorros de guarda muito populares na Hungria, antigamente usados na proteção de rebanhos de ovelhas por se confundirem com elas. Na verdade seu instinto de proteção é bem apurado, assim como o senso territorial e estado de alerta. Apesar de não ser totalmente dependente da família, ele aprecia estar com as pessoas que conhece e se mostra desconfiado face a desconhecidos.

Quais os melhores cães de guarda - Komondor
Imagem: vetstreet.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os melhores cães de guarda, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se você tem ou está pensando ter um cachorro das raças acima referidas, saiba que é importante adestrá-lo desde pequeno para que ele se torne obediente e não uma ameaça para o próprio dono.
  • Habitue o cachorro desde pequeno a lidar com outros animais e pessoas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
joao paulo
fila valente amoroso a dono e dificil ser vencido ate mesmo por onca pintada
Claudiane
Bom dia , gostei da lista, mas na minha opinião faltou o pitbull, pois tenho um de 3 anos e por experiência própria posso garantir que melhor cão de guarda não há,
Fernando cruz
Excelente artigo sobre cães, parabéns
Sara Silva
Olá Fernando, obrigada pelo seu comentário!

Quais os melhores cães de guarda
Imagem: online24.pt
Imagem: racascachorro.com.br
Imagem: img-seo-all2.blogspot.pt
Imagem: animaisblog.tk
Imagem: vetstreet.com
Imagem: puppydogweb.com
Imagem: photobucket.com
Imagem: racasonline.blogspot.pt
Imagem: easypetmd.com
Imagem: universodosanimais.comunidades.net
Imagem: vetstreet.com
1 de 11
Quais os melhores cães de guarda

Voltar ao topo da página