Partilhar

Quantos filhotes pode ter um Pastor Alemão

Quantos filhotes pode ter um Pastor Alemão

O Pastor Alemão é uma das raças grandes mais populares que podemos encontrar. Trata-se de um cão com um caráter especial muito disposto ao adestramento e à obediência, sendo além disso um excelente guardião e o melhor companheiro da família.

Se escolheu uma fêmea como pet e está decidido a deixá-la cruzar ou já o fez, uma das dúvidas mais frequentes que nos surgem, especialmente quando se trata da primeira gravidez, é a quantidade de cães que terá, uma informação importante para preparar o meio adequadamente e ajudar seu pet naquilo que for possível. Neste artigo de umComo vamos explicar para você quantos filhotes pode ter um Pastor Alemão e como ajudar a sua cadela a recebê-los.

Também lhe pode interessar: Cuidados com um pastor alemão

Fatores que determinam a quantidade de filhotes que a cadela terá

Ainda que o organismo dos animais funcione de forma sincronizada e maravilhosa, os cães não são máquinas, portanto não têm sempre a mesma quantidade de filhotes. Adicionalmente, alguns fatores podem interferir na quantidade de filhotes presentes na ninhada, que pode variar segundo:

  • A idade da cadela, os partos mais numerosos costumam ocorrer a partir do quarto cio.
  • Se está bem nutrida e alimentada.
  • O seu estado de saúde geral.
  • O momento no qual se faz o cruzamento. As cadelas só têm dois dias férteis e cruzar nesta etapa garantirá uma maior ninhada do que fazer alguns dias antes. O esperma do cão pode sobreviver dentro da fêmea até dois dias, por isso se a monta se fizer dois dias antes do momento fértil, a fêmea pode ficar grávida, mas é provável que só poucos espermatozoides estejam vivos para fecundar os óvulos, o que reduz a quantidade de cães da ninhada.

É a cadela quem libera a quantidade de óvulos que se exporão à fertilização segundo fatores como seu tamanho e sua herança, portanto o mito de que a quantidade de filhotes depende apenas do macho é falso. A quantidade de cães dependerá da quantidade de óvulos maduros que se liberem dos ovários, do dia em que se faça a monta e depois, claro, da fertilidade do macho.

Além disso, aqueles Pastores Alemães que têm pedigree e cujas montas se cuidam em extremo, costumam ter uma menor quantidade de filhotes que os exemplares da raça que não contam com uma linhagem tão pura ou cuidado.

Quantos filhotes pode ter um Pastor Alemão - Fatores que determinam a quantidade de filhotes que a cadela terá

Pastores alemães, quantos filhotes costumam ter?

Devemos ter em conta que o Pastor Alemão é uma raça grande, portanto seus ovários têm a capacidade de produzir mais óvulos e seu útero tem mais espaço para armazenar os filhotes, o que quer dizer que são animais que costumam ter ninhadas numerosas.

Um Pastor Alemão que não têm uma linhagem de pedigree muito cuidado costuma ter entre 7 e 9 filhotes, enquanto que aqueles com pedigree de linhagem costumam ter entre 4 e 6 filhotes. É fundamental ter em conta que isto não é uma regra, como tantos fatores interferem na monta, podem ter partos onde a cadela tenha mais ou menos filhotes que os aqui mencionados.

Quantos filhotes pode ter um Pastor Alemão - Pastores alemães, quantos filhotes costumam ter?

Uma vez que sua cadela tenha parido

É fundamental respeitar o momento do parto do animal e as primeiras horas nas quais tanto os filhotes como seu pet estejam juntos. Lembre-se que os cães são altamente olfativos, por isso não deve dar banho em sua cadela depois de parir ou poderia retirar seu cheiro natural e, portanto, confundir os filhotes. No entanto, é útil que a separe do ninho cuidadosamente e a limpe com um pano úmido em água morna. Depois seque com algumas toalhas e leve-a de volta aos filhotes.

Durante as 12 primeiras horas sua cadela não quererá comer, mas é importante dar-lhe água fresca em abundância para a manter hidratada. Quando o animal recuperar o apetite, deverá ter ao seu alcance comida nutritiva, por isso no nosso artigo como alimentar a minha cadela após o parto damos a você as melhores opções para a nutrir.

Os filhotes de Pastor Alemão não devem ser separados da sua mãe antes das 8 semanas, isto poderia afetar a sua aprendizagem e desenvolvimento. A recomendação, de fato, é esperar se possível até às 10 semanas para lhes dar um novo lar. Durante este tempo pode ajudar seu pet com os conselhos que damos no artigo como ajudar a minha cadela a cuidar dos filhotes.

Quantos filhotes pode ter um Pastor Alemão - Uma vez que sua cadela tenha parido

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos filhotes pode ter um Pastor Alemão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Ray
Quanto tempo depois do cruzo aparece sinais na cadela que ela esta com filhotes?
Inácio João
Com quantos meses aparece o primeiro cio?
quantos dias após a menstruação é o dia certo para a montada ou a fecundação?
Editor umComo.com.br
Oi Inácio. Nas raças maiores, o primeiro cio ocorre entre os nove meses e um ano de idade. Se deseja cruzar a sua cadela, tenha a certeza que está no cio. O mais recomendável é que lhe apresente ao macho aos 8 dias de começar a menstruar e alguns dias depois. Ainda que o cão tente montá-la, a cadela ainda não estará pronta para o acasalamento, mas será um primeiro contato importante entre eles.

Quantos filhotes pode ter um Pastor Alemão
1 de 4
Quantos filhotes pode ter um Pastor Alemão

Voltar ao topo da página