Partilhar

Como alimentar um canário

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como alimentar um canário
Imagem: 3news.co.nz

Um dos pássaros mais comuns que a população tem como animal de estimação são os canários, pequenas aves originárias das Ilhas Canárias, de onde provem o nome. Caracterizam-se especialmente pelo seu canto (somente o dos machos), assim como também pela sua plumagem colorida. Cuidar de um canário não é necessariamente complicado, embora tenhamos de ter em conta algumas considerações, como é o caso da alimentação. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe detalhadamente como alimentar um canário.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um canário
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deverá destacar-se que os canários são granívoros, ou seja, a sua alimentação é à base de principalmente de grãos. Embora também possam ingerir outros elementos como frutas e legumes.

2

A alpista deverá ser o alimento fundamental dos canários, uma semente rica em hidratos de carbono que terá de misturar com outras sementes que tenham uma boa fonte de proteínas e outros nutrientes para o nosso canário.

3

Outras sementes comuns para alimentar um canário são:

  • Nabo
  • Semilha ou niger
  • Linhaça
  • Colza
  • Aveia
  • Cânhamo
4

A verdade é que poderá encontrar misturas de grãos ideias para os canários, em lojas especializadas. Mesmo assim, poderá fazer a mistura você mesmo, poderá misturar: 50% de alpista, 20% de semilha, 10% de colza vermelha, 10% de cânhamo, 6% de cardo, 2% de grumos de aveia e 2% de linho.

5

Por outro lado, é necessário que o canário coma vegetais e frutas para completar a sua alimentação, já que têm vitaminas e minerais básicos para a sua saúde. Pode dar ao seu canário: alface, repolho, cenoura, espinafre, maçã, laranja, banana...

6

Deverá lavar os vegetais e cortá-los em bocados pequenos para que o canário consiga comer melhor. Além disso, é indispensável que retire da gaiola aquilo que ele não come, substituindo e não deixar as frutas ou vegetais se ele não as comer.

7

Os pássaros devem ter algo para desgastar o seu bico e as suas patas para que não cresçam demasiado e lhes cause um problema. No caso do bico e especialmente nos canários, utilizam-se objetos como: ossos de sépia ou choco, uma pedra de cálcio ou outros objetos que poderá adquirir na loja de animais de estimação.

8

A água limpa e fresca é imprescindível para os canários, especialmente no verão. Certifique-se bastantes vezes que ele tem água no bebedouro para que possa beber e hidratar-se bem.

9

Com uma alimentação correta, os nossos pássaros mantêm-se saudáveis e podemos evitar que contraiam alguma das doenças mais comuns nos canários. No caso do seu animal de estimação ter um aspecto ou comportamento estranhos, leve-o ao veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um canário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Em caso de dúvida, consulte o seu veterinário.

Escrever comentário sobre Como alimentar um canário

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
jose carlos padovan
GOSTARIA DE SABER SE TEM QUE DAR ALGUM INTERVALO ENTRE UMA NINHADA E OUTRA, MINHAS CANARIAS ANTES DE SEPARAR OS FILHOTES
JA ESTÃO BOTANDO NOVAMENTE. DEIXEI CRIAR TRES NINHADAS FOI TUDO BEM MAS AGORA NA ORA DE SEPARAR AS CANARIAS DUAS MORRERAM SERA QUE FOI DESGASTE, ESTOU FAZENDO MANEJO ERRADO POR FAVOR ME DA UMAS DICAS ALIMENTAÇÃO DAS MESMAS, MISTURA DE SEMENTES, FARINHADA, AREIA, MAÇA, GILO, COUVE, OSSO DE SIBA
NO AGUARDO OBRIGADO
Editor umComo.com.br
Oi Jose! Provavelmente o motivo foi outro, podem estar com algum problema de saúde ou alguma carência nutricional. É importante que consulte um médico veterinário de animais exóticos para que ele diagnostique o problema e não morram mais aves.
A sua avaliação:
Bruno Aguiar
Posso dar cravo da indias as caturras e agapones
Editor umComo.com.br
Oi Bruno! O cravo da índia não é dos alimentos mais aconselhados para os psitacídeos. Como complemento da ração e/ou sementes das suas aves, você deve oferecer para elas uma porção de verduras, especialmente folhas verdes e, de vez em quando, pode dar algumas frutas também.
jose carlos padovan
Alem de sementes, farinhada, areia,dou laranja lima para os canarios quase que diariamente eles adoran deixan so a casca isso pode ocasionar algum mal para os mesmos se eu estiver alimentando errado me informe por gentileza
Editor umComo.com.br
Oi José! Você está fazendo tudo certo, mas pode adicionar um pouco de verduras, quando mais escuras melhor. Por exemplo, algumas couves, pepino, jiló. Experimente várias e veja quais os seus canários mais gostam!
jorge martins
Tenho um canario da terra adulto (viradao), ele esta muito bonito mais nao canta, ja fiz tudo em questao de alimentação,conplexos vitaminicos,aminoacidos etc,. oque podera ser?
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
Mary
ELES SAO LINDOS ! EU TENHO UM EM CASA E ELE FALA OI ! PIA NA VERDADE COMO SE FOSSE OI ! E UM FOFO
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Mary! Que bom saber isso, deve ser bem fofo. Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Carlos Duarte Gonçalves Rosa
como devo acabar com a muda dos meus canários ainda continua nesta altura ...
Armando
Gostaria de saber como e à que horas devo colocar meu canário para dormir. Moro em apt ,tem varandao,retiro ele por volta de 18 hs e tampo com pano,levando ele para o quarto para não pegar friagem, está certo? Qual a correta forma de colocá- lo para dormir?
Jean
Cmprei uma farinhada a base de ovo para meus filhotes, mas estou pensando em mistura-la com farinha lactea e mucilon para a canaria dar para os filhotes. Faço certo?
Katia da Fonseca e Silva
Me orientaram alimentar meu canário com couve,chicória, jiló e gema de ovo além da ração e mistura de sementes misturadas próprias que são vendidas nas lojas. E não falaram em frutas.é muito necessário dar frutas? Me recomendaram a tomar cuidado para não dar folhas e jiló todos os dias pois eles engordam. Grata Katia.
Ricardo
Peço imensa desculpa mas gostava só de corrigir um pormenor pois alface não convém dar aos canários pois é diurético e provoca fezes liquidas as aves, onde deixa as aves com uma desidratação que na maioria dos casos leva a sérios problemas e doenças, pois não sou expert mas recomendo como criador que não dêem alface às aves pois podem antes dar pepino pois é muito mais importante na alimentação dos canários. Espero ter ajudado, pois é uma dica de um criador que já errou ao dar alface e chegou a ter perdas. Saudações ornitológicas.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Obrigada pela dica ;)

Como alimentar um canário
Imagem: 3news.co.nz
Como alimentar um canário

Voltar ao topo da página