Partilhar
Partilhar em:

Quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos

Avaliação: 4,4 (485 votos)
34 comentários
246 vezes partilhado

Os coelhos domésticos com uma boa educação podem ser excelentes colegas, mas também são animais muito delicados. Você pode ter um coelho robusto que não fique doente e outro que, com as mudanças, fique doente com muita facilidade. Por isso é tão importante fazer uma higiene completa e ter os cuidados com o seu coelho. Por isso, em umComo.com.br queremos orientá-lo para que saiba quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos. Se você vir qualquer alerta no seu coelho, não hesite em ir imediatamente ao veterinário para consulta.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um coelho doméstico

Diarreias

As diarreias são perigosas nos coelhos porque podem desidratá-los muito rápido. A diarreia pode aparecer por diferentes motivos como alimentos em mau estado, sujos ou fermentados. Também pode haver alguns parasitas intestinais, bactérias ou vírus.

A diarreia pode vir juntamente com um inchaço no ventre, perda de apetite, perda de vivacidade, sede intensa. A gravidade varia segundo a causa de origem da diarreia. Se o seu coelho tiver diarreia, dê-lhe bastante água fresca para que não fique desidratado, mantenha-o em algum lugar que não passe frio e leve-o imediatamente ao veterinário.

Resfriado

É incomum que um coelho fique resfriado, mas pode ocorrer que apanhe a conhecida chamada, coriza. Pode aparecer em qualquer época do ano. Você notará isso rapidamente porque verá que há secreções nasais e oculares além de numerosos espirros.

Ele pode se resfriar por causa de uma higiene mal feita, vírus de outras pessoas ou por causa de mudanças bruscas de temperatura, correntes de ar, etc. Faça o possível para evitar que ele se resfrie já que pode evoluir para algo mais grave, como uma pneumonia. Se perceber que o coelho não melhora em dois ou três dias, vá ao veterinário, pois as mucosas acumuladas no nariz podem lhe causar asfixia. Para evitar que ocorra, seja muito exigente com a higiene e não exponha seu coelho a mudanças de temperatura bruscas nem correntes de ar. A sua gaiola deve estar em um lugar seco e abrigado.

Sarna auricular

Esta doença é causada por ácaros dentro do canal auditivo externo do coelho. É uma doença muito contagiosa entre coelhos e se você tem mais de um, deve separá-los. Observe em seguida se as orelhas estão inflamadas, e se há uma secreção com crostas amarelas. Se notar os primeiros sintomas, deve ir imediatamente ao veterinário porque se não agir rápido seu coelho poderá morrer.

Sarna no corpo

Como a sarna auricular, esta doença também é muito contagiosa e o coelho deve ser separado de imediato. A diferença da sarna auricular, é que a do corpo pode se estender por todo o corpo do animal, enquanto a primeira está localizada unicamente na orelha. O parasita que causa esta doença se aninha embaixo da pele do coelho e se alimenta de seu sangue. A picada desse parasita provoca fortes irritações, aparecendo secreções que ao secar provocariam crostas duras, tornando a pele rugosa e inchada, perdendo inclusive, grandes quantidades de pelo. Se isto ocorre com seu coelho, vá imediatamente ao veterinário antes dos primeiros sintomas.

Conjuntivite e infecções oculares

A conjuntivite é uma infecção nas pálpebras. Seu coelho teria os olhos molhados e com secreção/muco. Pode inclusive ser pus. Se observar que seu coelho pode ter conjuntivite, leve-o ao veterinário para que receite colírio e o oriente no processo de melhora de seu coelho.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a levar o seu pet ao veterinário caso este apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Comentários (34)

Escrever comentário sobre Quais são as doenças mais comuns nos coelhos domésticos

34 comentários
A sua avaliação:
paula
minha coelha tem um grande caroço na testa.
A sua avaliação:
Valeria
Boa noite me chamo valeria e eu tenho um coelho macho de uns 9 meses ,e fazendo carinho nele acabo de descobrir que apareceu um caroco na barriga dele o que pode ser?estou muito preocupada li que pode ser um cancer . Me ajude doutora
Sara Viega
Oi Valeria! Infelizmente sem ver o seu coelho e sem fazer os exames apropriados, não conseguimos fazer um diagnóstico apropriados. Pelo que recomendo que o leve ao veterinário o quanto antes. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras do seu coelhinho!
A sua avaliação:
celina m grezzana
meu coelho fica com a cabeça caída e vai progredindo até morrer o que pode ser e o que fazer
A sua avaliação:
Manuel Cardoso Veríssimi
agradecia o seguinte esclarecimento: Alguns dos meus coelhos ainda jovens perderam o apetite, mas mesmo comendo pouco ficaram com a barriga e as bochechas inchadas será de algo que comeram? agradecia essa informação e se tem tratamento como devo fazê-lo muito obrigado
Adriana
Meu coelho não consegue levantar, porque as patas traseiras não permitem, ele não mexe com as patas traseira. O que será, é algum tipo de doença, tem cura?
gelzelena peixoto
Ola preciso da resposta urgente por favor me respondem ou meu coelho vai morrer, ele so está piorando existe alguma vacina pra ele voltar andar , obrigada
gelzelena peixoto
Olá meu coelho esta doente e não tenho dinheiro pra levar ao veterinário peço ajuda, que tipo de remédio posso dar em casa , ele não esta andando as patinhas da frente desliza e esta com o cheiro horrível por causa q não ta conseguin urinar direito
lucia
meu coelho s´quer estar dentro da vasilha com agua e estar molinho que posso fazer?
thalita
Olá ...estou com um problema,ontem minha avó pisou sem querer na pata esquerda da frente do meu coelho e desde entao ele está mancando....apesar dele estar correndo e brincando normalmente estou preocupada..o que devo fazer?...
Bia
Olá tenho um coelho a pouco tempo, ele morava com minha irmã agora estar comigo percebi que ele n está bebendo água como bebia enjoou da ração, teve diarréia levei pro veterinário estou dando vitamina A ela pq ela desidratador mas continua sem comer a ração e a água bebendo mui tô pouco ....e a comia muito e bebia muita água mim ajudem o que faço já fiz de tudo n quero perde-lá n tenho sorte com animais espero resposta.

Descubra vídeos interessantes
Plasticina Play-Doh
Cocktails & Comidas
Skate - Tutoriais
Técnicas para Cortar e Descascar Fruta