Partilhar

Significado da postura corporal dos gatos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Significado da postura corporal dos gatos

Com certeza que já aconteceu ver mais de uma vez o seu gato com o rabo arrepiado ou rolando pelo chão; estas são algumas posturas típicas dos gatos que demonstram um tipo de emoção ou outra. Neste artigo de umComo vamos revelar o significado da postura corporal dos gatos para que possa entender o que o seu melhor amigo quer dizer com cada movimento corporal. Lembre-se que muitos fatores intervêm, desde a posição do rabo até às orelhas, por isso preste atenção e comece a compreender o seu gato.

Passos a seguir:
1

Quando um gato se deita com a barriga para cima e/ou começa a rolar pelo chão, isso significa uma coisa muito clara: o animal tem vontade de brincar. Por esse motivo é habitual que, nesta postura, ele dê suaves mordidinhas na sua mão ou comece a brincar com o seu cabelo. Esta postura é uma das maiores demonstrações de confiança que um gato pode fazer, pois está totalmente indefeso mas não sente nenhum medo, porque sabe que não o machucará.

Significado da postura corporal dos gatos - Passo 1
2

Quando um gato está quase a atacar, sua postura muda completamente. As garras saem para fora, mostra os dentes e arrepia sua pele. Visivelmente, significa que está estressado e que seu seguinte movimento será um ataque, por isso se estiver com um gato neste estado o melhor é que passe longe dele, sem se aproximar, pois corre o risco de ser atacado. Os sinais que podem indicar que um gato está desse jeito são os seguintes:

  • Colocará as orelhas para baixo e para frente.
  • Terá o olhar completamente fixo em seu inimigo.
  • O bigode estará para a frente.
  • A pele ficará arrepiada.
  • Terá o rabo arrepiado.
  • Emitirá sons ameaçantes com a boca enquanto mostra os dentes.
  • Irá mexendo o rabo em sinal de preparação antes do ataque.
Significado da postura corporal dos gatos - Passo 2
3

Quando o animal está completamente seguro e tranquilo, notará que a sua postura é relaxada; é então quando o pode encontrar completamente deitado no chão, apoiando suas costas ou um de seus lados e deixando a barriga visível. Esta posição é de tranquilidade absoluta e de confiança, pois o animal não estará tão alerta como em outros momentos.

Porém, deve se lembrar que, nem todos os gatos que estiverem deitados assim estão dispostos a que acaricie a sua barriga. Se o gato não conhece você ou se mora na rua, é possível que simplesmente esteja descansando mas que continue em alerta. Se quiser acariciá-lo, aproxime-se pouco a pouco e deixe que cheire você primeiro, nunca seja brusco com um felino pois poderia atacá-lo por medo.

Se você acaba de resgatar um gato de rua, em umComo damos alguns conselhos para que saiba como cuidar de um gato de rua.

Significado da postura corporal dos gatos - Passo 3
4

Já dissemos no início deste artigo que na postura de um gato intervêm diferentes fatores que podem demonstrar como o felino se encontra. Quando ele caminhar com o rabo levantado, com o corpo erguido e com movimentos decididos, é porque o animal está tranquilo e seguro; simplesmente está explorando o local, quer chamar sua atenção ou está passeando pela casa. O rabo levantado é um sinal de que o gato está amigável e receptivo às suas atenções e carinhos.

Significado da postura corporal dos gatos - Passo 4
5

Quando um gato tem medo também o poderá perceber em sua postura. No momento em que o felino se sentir com medo, indefeso ou inseguro, o mais provável é que veja como seu corpo parece diminuir. O motivo é que o animal esconderá o rabo, colocará a cabeça em seus ombros e, o mais característico, baixará as orelhas grudando-as muito na cabeça.

Este tipo de situação costuma ocorrer quando o gato se encontra em uma situação de estresse ou perigosa em que outro animal o intimida; perante esta situação, pode reagir como indicamos mais acima, ou seja, colocando-se em posição de ataque, mas se se sentir indefeso, a postura adotada será similar à da imagem.

Significado da postura corporal dos gatos - Passo 5
6

Para poder detectar o significado das posturas do gato é importante que conheça as diferentes posições em que o animal coloca as orelhas e que são totalmente indicadoras do seu estado de humor. De seguida, explicamos-lhe todos os significados:

  • Orelhas para cima: demonstram que o gato se encontra feliz. Pode ser que vá mexendo de um lado para outro, já que estará atento aos sons ao seu redor.
  • Orelhas para baixo: os gatos assustados fazem com que suas orelhas fiquem planas como sinal de submissão e para tentar que, em caso de briga, não as danifiquem.
  • Orelhas planas para o lado: é uma posição de ataque, o animal indica que está estressado e que está a ponto de atacar.
Significado da postura corporal dos gatos - Passo 6
7

No entanto, a cauda é a parte do corpo mais significativa para poder entender a postura corporal de um gato. É uma expressão de como se sente e, dependendo de como o colocar, o animal indicará um estado ou outro. De seguida, indicamos uma série de posturas que pode apresentar e seus significados:

  • Cauda para cima: indica que o gato está feliz e confiante; de fato, quanto mais baixo estiver a cauda, mais baixo está seu estado de humor.
  • Movimentos lentos do rabo: se o animal estiver olhando fixamente alguma coisa e mexe o rabo é porque está concentrado.
  • Movimentos rápidos e agitados do rabo: ao contrário do que acontece com os cães, que quando estão contentes de ver você mexem a cauda de um lado para outro, no caso dos gatos este é um sinal de que está bravo.
  • Rabo arrepiado: já dissemos que se houver um gato com o rabo arrepiado é porque está em sua posição de ataque.

Estas são as principais posições, mas tem mais! De seguida, deixamos para você uma imagem que resume isso perfeitamente.

Significado da postura corporal dos gatos - Passo 7
Imagem: elsecretodelosgatosfelices.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Significado da postura corporal dos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Significado da postura corporal dos gatos

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Silvia Brum
Boa tarde . tenho um gato tem a mistura de siamês com agora Hoje ele está com 6 anos. sai na guia peitoral. É o meu filho tem uma rações que tem transgênicos foi difícil de entender porque vômitos até entender foi complicado Mas Graças a bom Deus , que consegui por uma que se chama Natural(O melhor sem conservantes). Hoje ele é um gato feliz o nome Dele é Sansão .

Significado da postura corporal dos gatos
Imagem: elsecretodelosgatosfelices.com
1 de 8
Significado da postura corporal dos gatos

Voltar ao topo da página