Partilhar

Remédios caseiros para a diarreia em cães

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios caseiros para a diarreia em cães

Quer tratar a diarreia do seu cão com remédios naturais? Então neste artigo de umComo.com.br damos-lhe algumas soluções para o conseguir.

A colite ou diarreia é uma doença muito habitual em cães, se não houver nenhum problema médico subjacente ou não tiver ingerido nenhuma substância tóxica, a diarreia pode ser tratada com soluções caseiras, além de administrar ao animal líquido suficiente para evitar a desidratação. Descubra os melhores remédios caseiros para a diarreia em cães e ajude o seu melhor amigo a se recuperar o quanto antes.

Passos a seguir:
1

Se o seu animal estiver sofrendo de diarreia, o melhor é que permaneça em jejum durante pelo menos 12 horas, até que o seu estômago tenha se esvaziado. Se após este tempo as suas fezes continuarem sendo líquidas e abundantes, deverá ir ao veterinário pois pode ser que o seu cachorro tenha uma infecção bacteriana. Se não for o caso e seu cão deixar de expulsar fezes líquidas, poderá aplicar os seguintes remédios para combater o seu estado.

2

Existem diversos remédios caseiros para tratar a diarreia do seu cão. Em primeiro lugar, está o bifidus ativo, muitas vezes um nível baixo de flora intestinal pode fazer com que o animal sofra de diarreia. Para isso o melhor é misturar um iogurte natural com bifidus ativo na comida do seu cão, desta forma reforçará a sua flora bacteriana.

Outra boa opção para tratar a diarreia é com pó de alfarroba. Misture esta substância com água em partes iguais e dê ao seu cão uma ou duas colheres de sopa entre 2 e 4 vezes ao dia. Este remédio pode ser dado no máximo durante 3 dias.

Remédios caseiros para a diarreia em cães - Passo 2
3

O alho moído também é um dos melhores remédios caseiros para a diarreia em cães. Pode dar ao seu animal no máximo meia colher de sopa de alho em pó, entre 1 e 3 vezes por dia, durante um período máximo de 3 ou 4 dias. Se ele não tomar, misture com um pouco de comida.

Além do alho, pode usar olmo-vermelho em cápsulas para que se recupere, a quantidade dependerá do tamanho do seu animal de estimação. Um cão pequeno pode tomar meia cápsula 2 vezes por dia, um cão médio pode tomar uma cápsula 2 vezes por dia, enquanto os cães grandes podem duplicar a dose com 2 cápsulas, umas duas vezes por dia.

Remédios caseiros para a diarreia em cães - Passo 3
4

Quando o seu cão estiver com diarreia você deve seguir determinadas orientações para que se recupere o quanto antes. É importante saber como alimentar seu cão assim que superar a colite. Pode dar abóbora pois possui muita fibra e ajudará a regular o trânsito intestinal.

Experimente dar abóbora natural misturada com sua comida, uma boa opção é misturar com arroz branco. Nesta fase da sua recuperação deve dar alimentos suaves e o arroz é um alimento básico e imprescindível. Quando melhorar um pouco pode adicionar inclusive frango cozido, assim ajudará a que a sua digestão seja mais leve e a que se hidrate bem.

No nosso artigo o que um cachorro com diarreia pode comer explicamos com detalhes as melhores recomendações alimentares para esta condição.

Remédios caseiros para a diarreia em cães - Passo 4
5

Uma das orientações mais importantes que deve seguir é que pouco a pouco volte à dieta normal do seu cão. Não pode alimentar de imediato um cachorro que estava com diarreia da mesma forma que o fazia antes, pois o seu estômago estará muito sensível.

Com cuidado e paciência, introduza a sua antiga comida misturada com o arroz branco. Após superar esta condição, o melhor conselho que podemos dar é que seja precavido. Para prevenir a diarreia o melhor é dar sempre o mesmo para comer, exceto sem no caso de alguma necessidade especial o seu veterinário recomendar que faça mudanças. Ao introduzir mudanças na dieta, você faz que com o seu aparelho digestivo se altere e tenha dificuldades para funcionar, o que poderia originar fezes mais líquidas.

Remédios caseiros para a diarreia em cães - Passo 5
6

Quando precisar de realizar uma mudança na sua alimentação, ela deve ser sempre gradual, misturando pouco a pouco com a sua comida atual. Outra recomendação importante para que seu cão não tenha diarreia é que não dê a ele comida gordurosa, não cometa o erro de dar a ele comida humana, que está cheia de gorduras não aptas para a boa saúde do animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a diarreia em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a diarreia em cães

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
SARA SIMONE DE DAVID
O Meu cachorro é um yorkshare e está com diarréia tem algum remédio que eu poderia dar para ele?
Editor umComo.com.br
Oi Sara! Os remédios caseiros indicados podem ser consultados no artigo.
jose carlos conrado
bom dia tenho uma cachora lavrador a algums ela esta com diareia com procedo
Editor umComo.com.br
Oi José! Você já experimentou algum dos remédios indicados no srtigo?
A sua avaliação:
Sueli
Meu cachorro tem fungos, já levei a vários veterinários e não consegui cura, há dois anos tento cura-lo, sem solução, já usei vários medicamentos: sabonetes antifúngicos, soluções manipuladas, injeções, não sei mais o que fazer, caiu o pelo do dorso e do rabo e não nasceu mais! Me ajudem, ele tem 5 anos e também é obeso.
MAIKA
Use vinagre de maça e excelente ja curei duas cachorrinhas de rua tratando com vinagre de maça. esse faz milagres.

Remédios caseiros para a diarreia em cães
1 de 5
Remédios caseiros para a diarreia em cães

Voltar ao topo da página