Partilhar

Remédios caseiros para a dor de ouvido em cães

Remédios caseiros para a dor de ouvido em cães

Quando perceber que o seu animal começa a movimentar a cabeça com frequência, soluça a todo o momento e fica inquieto, é possível que esteja com dor de ouvido. É um incômodo muito intenso que os cães não sabem como gerenciar e que, inclusive, pode torná-los um pouco agressivos em virtude da dor. Entre todas as raças de cães existentes, as que têm as orelhas caídas costumam ser as mais propensas a sofrer destes desconfortos no ouvido porque não têm corrente de ar que limpe e oxigene a área. Neste artigo de umComo, desvendamos os remédios caseiros para a dor de ouvido em cães e indicamos como ajudar a aliviar os desconfortos de seu melhor amigo.

Também lhe pode interessar: Sintomas de infecção de ouvido em cães

Sintomas da dor de ouvido em cães

Primeiro, é importante que aprenda a detectar quando um animal está sofrendo de dor de ouvidos. Pode ser que a causa destes desconfortos seja por causa de um ácaro, de um golpe ou porque estejam começando a desenvolver outras doenças como a otite. A seguir vamos explicar para você os sintomas da dor de ouvidos nos cães:

  • Se observar que o animal sacode muito a cabeça ou que não para de movê-la de um lado para o outro, o motivo deve ser, provavelmente, o desconforto no ouvido.
  • Se o animal coçar muito as orelhas, pode ser em virtude do desconforto; e a constância da coceira pode, inclusive, causar pequenas feridas na região.
  • Caso observe que o animal esfrega a parte das orelhas contra o mobiliário, as portas ou os tapetes, pode ser que esteja sentindo essa dor.
  • Se forem observados, na área dos ouvidos, o aparecimento de um líquido ou cerúmen de cor bege, marrom ou negro, pode ser devido a infecção. Esse líquido também tem um cheiro desagradável que é fruto da infecção que causa a dor.
  • Também podem apresentar hematomas do ouvido, isto é, certas protuberâncias e inflamações que ocorrem nesta parte do corpo de seu cão.

Se detectar algum destes sintomas, é importante que leve o cão ao veterinário para que ele seja examinado cuidadosamente e receba o melhor tratamento para a cura. Se deseja saber se o problema enfrentado pelo cão é otite média, neste artigo de umComo, contamos como saber se seu cão tem otite.

Remédios caseiros para a dor de ouvido em cães - Sintomas da dor de ouvido em cães

Vinagre de maçã

De qualquer forma, de maneira complementar à medicação que foi receitada, você pode tentar aliviar a dor sofrida pelo seu animal com uma série de remédios caseiros. Você deve ter em conta principalmente que, tal como temos dito, são "complementares", ou seja, o melhor é combinar estes tratamentos com os que foram receitados pelo veterinário destinados a aliviar e diminuir a infecção.

O vinagre de maçã é um antisséptico natural perfeito para nos ajudar a combater a infecção sofrida pelo cão; por isso, um bom remédio caseiro é limpar o ouvido com uma bola de algodão e este vinagre. O primeiro é fazer a solução que deverá ser composta de 1 parte de água e 2 partes de vinagre de maçã. Em seguida, misture-a e molhe o algodão neste líquido, passando-o suavemente pelo ouvido do seu cão, sempre pelas partes que podem ser vistas. É fundamental não introduzir o cotonete de algodão no ouvido do animal, pois poderia feri-lo.

O vinagre de maçã tem um poder antibacteriano que consegue eliminar as bactérias e proteger o ouvido para que não se desenvolvam novos vírus. É normal que durante esta limpeza, o seu animal expulse cera e queira mover a cabeça, portanto, deixe que a sacuda livremente e quando sair a cera, limpe-a. Neste artigo de umComo, listamos de forma detalhada os benefícios do vinagre de maçã para que entenda por que é adequado para aliviar seu cão.

Remédios caseiros para a dor de ouvido em cães - Vinagre de maçã

Óleos essenciais

Limpar o ouvido do cão com óleos essenciais é um bom remédio para conseguir aliviar a dor e diminuir os desconfortos. O óleo é um agente antimicrobiano, antibacteriano e antiviral que funcionará perfeitamente para nos ajudar a aliviar as doenças de nosso animal de estimação. A mistura adequada para conseguir limpar o ouvido do cão e aliviar o inchaço é a que combina:

  • 28 gramas de óleo de neem
  • 1 colher de chá de óleo de árvore de chá
  • 15 mililitros de azeite de oliva
  • 2,5 mililitros de óleo de eucalipto

Todos os ingredientes devem ser bem misturados e aplicados em gotas no canal auditivo do cão; se tiver dificuldade, peça ajuda a um familiar para que mantenha a cabeça do animal quieta. Também pode ajudar o uso de um conta-gotas para facilitar a entrada no ouvido. Repita este procedimento diariamente e massageie a área da orelha para que penetre perfeitamente por todo o canal.

Remédios caseiros para a dor de ouvido em cães - Óleos essenciais

Infusão de calêndula

A calêndula é uma planta com uma grande quantidade de propriedades perfeitas para a nossa saúde e também para a de nosso cão. Possui propriedades anti-inflamatórias que conseguirão reduzir o inchaço da dor de ouvido de seu cão, além de propriedades antissépticas que conseguem aliviar as bactérias que produziram a infecção. Entretanto, em sua forma de infusão, é uma planta muito utilizada por ser um antibiótico natural que consegue diminuir a presença de vírus no organismo. Neste artigo de umComo, revelamos quais são as propriedades da calêndula.

Por isso, um remédio natural para a dor de ouvido em cães é fazer uma infusão de calêndula adicionando à bebida meia colher de chá de sal marinho para obter uma limpeza mais profunda. Com a ajuda de um conta-gotas, aplique o líquido no ouvido de seu cão e repita o tratamento todos os dias até notar a diminuição dos sintomas.

Remédios caseiros para a dor de ouvido em cães - Infusão de calêndula

Compressa quente

O tratamento com o calor é bom para aliviar o desconforto e a dor de ouvidos nos animais. Aplicar um absorvente morno na área inflamada conseguirá aliviar a irritação, a vermelhidão e a dor que possa ser sentida pelo seu cão. Para preparar este remédio, basta abrir a torneira até que sinta que sai água quente e introduzir uma pequena toalha. Em seguida, torcer para que escorra o excesso, e aplicar na área a ser tratada durante cerca de 30 segundo.

Se repetir este procedimento todos os dias, notará como, pouco a pouco, seu cão se sentirá melhor e os sintomas da infecção se tornarão mais leves.

Remédios caseiros para a dor de ouvido em cães - Compressa quente

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a dor de ouvido em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
30 comentários
rozania
pode passar quantas veses ao dia o vinagre de maça..
mariana
Tenho um cachorro lhasa ,ele está com um pedaço parece de cera dura no ouvido,o que devo fazer?
Editor umComo.com.br
Oi Mariana! Caso o seu cachorro tenha otite, poderá ser necessário levá-lo no veterinário. Esse artigo ajuda a identificar os sintomas: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-meu-cachorro-tem-otite-7144.html#anchor_2
barbara andrade fona
tenho um cachorro que tem otite a outra orelha dele esta ja fechada mais a outra esta como problema e esta infeccionada o que eu faco e um remedio para eu dar ele
Editor umComo.com.br
Oi Barbara! Confira esse artigo sobre a otite no cachorro: https://animais.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-para-a-otite-de-cachorro-19432.html
Tamiris
O vinagre tem que ser de maçã ou posso usar qualquer tipo de vinagre ?
Editor umComo.com.br
Oi Tamiris! O vinagre de maçã é o mais indicado para esse caso.
mary
Boa noite,meu cachorro,esta com dor de ouvido, já comprei vários tipos de remédios para ouvido,mas não adianta, gostaria de saber se posso pingar vinagre de maça no ouvido dele.,
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mary! Você não deve pingar o vinagre de maçã no ouvido do cachorro, deve fazer uma mistura de duas partes de vinagre e uma de água, molhar um algodão na mistura e passar pelo ouvido do seu cachorro. Espero que dê certo! Obrigada pelo comentário e as melhoras do seu cachorro!
yara lewis
meu cachorro e vira lata com petibu e ele hoje esta muito inquieto e com uma das orelhas baixa e fica toda hora passando a patinha na orelha eu e minha filha achamos que e dor de ouvido que ele esta o que posso fazer em casa pra ele ficar bem. muito obrigado pela atenção nome do meu filhote BETHOVE que amo de paixão.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Yara! Você já experimentou algum desses remédios que falamos no artigo?
marcos
meu esta com dor e inflamação no ouvido esquerdo, mais ele não deixa que eu limpe, e fica escorrendo e cheira mal. se por uma colar protetor, resolve?
A sua avaliação:
Reynaldo Neves
Obrigado, me serviu bastante. muito boa as explicações e as dicas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Reynaldo! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossas dicas :)
A sua avaliação:
Patricia Silva
adorei o site
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Patricia! Que bom saber que a nossa página foi do seu agrado, continue nos acompanhando :)
A sua avaliação:
cristina
Tenho um cachorro mestiço com Dachshund, e ele está com otite, vive balançando a cabeça e coçando o ouvido. Levei ao Veterinário ele medicou meu animal, mas quem disse que consigo colocar o remédio, ele me morde e quando coloco a focinheira ele fica se batendo parecendo um cavalo selvagem! Não sei o que fazer!!!

Remédios caseiros para a dor de ouvido em cães
1 de 6
Remédios caseiros para a dor de ouvido em cães

Voltar ao topo da página