Partilhar

Remédios caseiros para a tinha em gatos

Remédios caseiros para a tinha em gatos

O seu melhor amigo sofre de tinha? Primeiro de tudo, vá ao veterinário para conseguir controlar a infecção e começar o tratamento o quanto antes. Tenha em conta que a tinha é um fungo muito contagioso que não afeta apenas os gatos, mas que também pode contagiar outros animais e inclusive as pessoas. É por este motivo que deve ser tratada de imediato e, para poder aliviar o desconforto, pode complementar o tratamento indicado pelo veterinário com alguns remédios caseiros para a tinha em gatos. Neste artigo de umComo revelamos a você os mais eficazes.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a diarreia em gatos
Passos a seguir:
1

A tinha é uma doença cutânea causada pelo contágio de fungos que produzem sintomas como, por exemplo, áreas com falta de pelo, feridas na pele, unhas quebradas, etc. Em umComo contamos para você os sintomas da tinha em gatos. Trata-se de um vírus que afeta também outros animais bem como as pessoas, por este motivo, assim que detectar que o felino pode estar sofrendo desta doença, é imprescindível que o leve imediatamente ao veterinário para começar o quanto antes com o tratamento.

Este fungo alimenta-se da queratina, por este motivo, também veremos como a pele, o pelo e as unhas serão afetadas e ficarão deterioradas. Assim que o levar ao médico, ele vai prescrever alguns medicamentos que costumam ser cremes ou pomadas e que estão indicados para fazer desaparecer o fungo da pele. De forma complementar a este tratamento, poderá adicionar remédios naturais que ajudarão a aliviar os sintomas e o seu gato se sentirá muito melhor.

Remédios caseiros para a tinha em gatos - Passo 1
2

Um dos melhores métodos para poder tratar a tinha dos gatos naturalmente é dando-lhe banho de forma frequente para conseguir manter tanto a sua pele como o seu pelo limpo e saudável. Tenha em conta que um dos sintomas mais claros desta doença é o aparecimento de zonas sem pelo no corpo do animal, por isso, é importante que o mantenhamos limpo, lavando-o com um xampu antifúngico para que possamos combater a infecção.

Em umComo damos-lhe algumas dicas para que saiba como dar banho ao seu gato em casa.

Remédios caseiros para a tinha em gatos - Passo 2
3

Entre os melhores remédios caseiros para a tinha em gatos encontra-se o vinagre e o sal, dois ingredientes que desintoxicam e limpam em profundidade, duas propriedades perfeitas para manter o gato em boas condições higiênicas e combater o fungo de forma natural.

Para aproveitar estas funções terá que misturar sal com vinagre até formar uma pasta. Terá que aplicar nas zonas onde perceber que há tinha e deixar atuar durante 5 minutos, depois enxágue a zona e repita diariamente este procedimento.

Remédios caseiros para a tinha em gatos - Passo 3
4

O alho é também um tratamento natural perfeito para combater a tinha. Entre todas as suas propriedades se destaca que se trata de um alimento com um grande poder desinfetante, além de atuar também como um poderoso antifúngico.

Para aproveitar este efeito, temos que picar o alho e misturá-lo com um pouco de vaselina neutra. Assim que tivermos a pasta feita, teremos que aplicar nas zonas do corpo do felino que estejam afetadas pela tinha. O melhor é que depois tampemos as zonas com gaze para que o efeito do alho seja bem mais intenso. Terá que deixar atuar toda a noite e, na manhã seguinte, dar banho.

Remédios caseiros para a tinha em gatos - Passo 4
5

Para tratar a tinha com remédios naturais, o óleo de Neem também é uma ótima opção, já que também contém propriedades antifúngicas que conseguirão acelerar o processo de eliminação da tinha. Poderá encontrar este produto em qualquer loja de produtos naturais.

Para o usar, terá que jogar duas colheres de sopa do óleo com um pouco de gel de aloe vera. Misture tudo para que se integrem todos os componentes. Assim que estiver pronto, só teremos que aplicá-lo nas áreas com tinha e deixar atuar durante 1 hora; depois dê banho ao seu gato e pode voltar a repetir este tratamento mais 1 vez no mesmo dia.

Remédios caseiros para a tinha em gatos - Passo 5
6

Outro óleo essencial com propriedades antifúngicas e também antibacterianas é o da semente de toranja. Este é o motivo pelo qual ele é uma das melhores opções para complementar o tratamento que o seu gato seguir e conseguir acelerar a sua cura.

Para preparar este remédio caseiro terá que misturar o óleo com um pouco de água morna e, quando estiver pronto, terá que aplicá-lo 2 vezes ao dia (manhã e noite) sobre a zona do corpo que tiver tinha. Aos poucos irá vendo resultados.

Remédios caseiros para a tinha em gatos - Passo 6
7

Além de todos estes tratamentos, é essencial que redobre a higiene em sua casa para evitar que o fungo se expanda por toda a casa. Por isso, é importante que lave e desinfete a roupa de cama, as mantas, os brinquedos do gato, a sua cama, etc. Isto deverá ser feito no mesmo dia que começar o tratamento e ir mantendo a higiene durante o tempo todo que durar o mesmo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a tinha em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a tinha em gatos

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Evelyn
Para o tratamento com vinagre e sal, o animal tem que estar banhado?
A sua avaliação:
Marco Ferreira
Eu tenho uma pergunta ,apareceu me um gato a porta de casa ja em Agosto ,acontece que o gato era muito desconfiado e não dava a mão , o tempo foi passando e os vizinhos que ao principio tinham pena dele , deixaram de alimentar o animal , entretanto resolvi tentar socializar com o animal e a verdade e que hoje em dia o bichano ja deixa tocar-lhe mas ainda muito desconfiado , acontece que o pelo do animal parece ser oleoso e aparece lhe como que caspa se bem que eu comparo mais com tipo areia e está muito magro ,mas acontece que o animal ate come bem .
A pergunta é a seguinte : como poderei ajudar o animal , se ainda nao existe muita confiança , como que para lhe dar um banho ?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Marco! Uma vez que o gatinho come bem mas está magro e o aspecto do pelo é sujo, podem ser indicativos de que algo está passando com ele. O ideal seria que ele fosse visto por um médico veterinário para assegurar que não tem nenhum problema de saúde. De qualquer forma, você pode comprar um pente e um shampoo para limpá-lo a seco. Sempre que ele se aproxime e deixe que você tocar nele, reforce esse comportamento com um petisco que ele goste. Depois, comece por encostar a escova (sem escovar) e reforce também com um carinho e petisco. Deste modo ele vai começar a associar a escova a algo positivo e com o passar dos dias você vai ser capaz de escová-lo e dar um banho seco.
A sua avaliação:
denise
esta começando uma peladeira embaixo do rabo gostaria de uma dica econômica pois estou desempregada

Remédios caseiros para a tinha em gatos
1 de 7
Remédios caseiros para a tinha em gatos

Voltar ao topo da página