Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros
A sarna felina é uma das doenças mais comuns entre os bichanos, causada por ácaros, a doença chega a provocar infecções muito incômodas e irritantes, além de sintomas como coceira, urticária, descamação da pele, entre outros. A sarna é um problema cutâneo muito contagioso e os ácaros causadores podem se propagar entre animais com muita facilidade, por este motivo, é necessário agir o quanto antes e dar ao nosso animal o tratamento apropriado para garantir o seu bem-estar e um bom estado de saúde. Se seu bichinho está doente e você quer saber como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros, leia esse artigo do umCOMO!
O que é a sarna e quais os seus sintomas?
A sarna é uma infecção causada por ácaros que causa inflamação na pele e que pode atingir tanto homens quanto animais, sendo o parasita de ambos diferentes[1], entretanto, a sarna animal é contagiosa aos animais e vice-versa, porém, o ácaro presente em animais não consegue se reproduzir na pele humana e a doença dura apenas o tempo de vida do ácaros originalmente causadores da infecção.
Os sintomas da sarna são muito fáceis de reconhecer, são muito visíveis e além disso irão provocar um mal-estar muito grande no seu gato. Se seu felino estiver com sarna, notará que se coça e esfrega as orelhas constantemente para tentar encontrar algum tipo de alívio. É possível que inclusive em razão da dor que sinta, seu gato chore ao se coçar e a coceira pode inclusive piorar o estado da pele do bichano pois a insistência em se coçar pode causar ferimentos; além disso, verá que mexe e agita a cabeça de forma persistente, que tem secreções de cera no ouvido e com um cheiro intenso.
A inflamação das orelhas costuma ser forte e, se não for tratada, pode fazer com que os vasos sanguíneos se rompam depois de coçar, além disso, é comum que a sarna cause peladeira em gatos, ou seja, queda de pelagem nas áreas atingidas.
O importante é resolver este problema de ácaros de sarna o quanto antes para que o seu gato o supere rapidamente, sendo assim, veja abaixo alguns remédios naturais que esperamos que sejam úteis para que o seu felino se recupere. Se você quer saber como tratar sarna em cachorro, saiba que todos os produtos recomendados podem também ser usados em caninos já que o parasita é o mesmo em ambos os casos da doença.
Leitura complementar: Como saber se meu gato está com sarna
Vinagre branco para sarna em gatos
O vinagre branco é um ótimo remedio caseiro para sarna de ouvido em gatos e é muito eficaz para curar a sarna devido ao seu conteúdo ácido, pois ajudará a se livrar dos restos de ácaros no ouvido, região rugosa na qual ácaros causadores da sarna gostam de se esconder.
Para aplicá-lo, basta diluir um pouco de vinagre adicionando água, molhar cotonetes com a solução e delicadamente passar na parte acessível do ouvido; o vinagre para sarna de gato não pode ser usado se tiver feridas abertas, pois poderia piorar a situação, além disso, tome cuidado e não vá muito fundo no ouvido do bichano para evitar lesões em seu aparelho auditivo.
Como usar óleo de milho contra sarna
Outro remédio natural para combater a sarna em seu gato é o uso de óleo de milho. O óleo atuará contra os ácaros de forma muito eficiente e ajudará a aliviar a coceira por ser também hidratante. Para aplicá-lo, faça uma massagem com o óleo dentro do seu ouvido com cotonetes para garantir que nenhuma zona ficará livre; pode-se utilizar este tratamento pelo menos durante 12 dias após os primeiros já será possível ver como os ácaros desaparecerão e a pele do seu gato se curará.
Azeite de oliva para sarna em gatos
Para sarna em gatos, um remédio caseiro que também pode ajudar no tratamento contra os ácaros é o azeite de oliva, pois a substância é hidratante e reduz bastante a coceira na zona afetada. Para aplicar o azeite em seu gato, basta aplicar algumas gotas nas áreas mais danificadas e, de seguida, massagear para que penetre bem na sua pele.
Além disso, é muito importante que ao tratar a sarna em gatos redobre as precauções quanto à sua higiene. Deverá utilizar xampus a seco que sejam antibacterianos para limpar a pele do gato, pois os ácaros podem se propagar facilmente para outras partes do corpo, agravando a situação de forma considerável. Se tiver dúvidas sobre isso, consulte um veterinário e siga todas as instruções recebidas.
Óleo de amêndoas para sarna
Os mesmos efeitos do azeite de oliva podem ser conseguidos também com uma solução à base de óleo de amêndoas e vitamina E, que possui propriedades anti-inflamatórias e capazes de ajudar na reconstituição da pele danificada. Para aplicar a mistura, basta esquentar o conteúdo à temperatura ambiente e aplicar a mistura com um conta-gotas; lembre-se que este tratamento deve ser administrado a cada 48 horas, durante cerca de 6 dias.
Outra boa alternativa como tratamento para os ácaros é o ácido bórico, pois possui propriedades antissépticas e é uma boa solução para limpar o ouvido do seu gato, curar a infecção e restaurar a pele afetada pela sarna.
Remédios para sarna de gato
Sarna em gatos tem tratamento caseiro, entretanto, caso os remédios caseiros não surtam efeito ou caso seu gato não permita que você mexa muito nele, o que é comum já que o bichinho tende a ficar mais arisco em razão dos incômodos causados pela doença, será necessário recorrer aos remédios fabricados, que podem ser encontrados tanto em gotas quanto em comprimidos. Os comprimidos são recomendados principalmente para gatos ariscos, visto que não necessitam de muito manuseio do animal. Para garantir a ingestão do medicamento, é possível amassar o comprimido e colocá-lo em meio a algum alimento pastoso que apeteça seu gato, assim, ele ingerirá o remédio sem perceber.
A melhor e mais eficaz forma de como curar sarna de gato é o remédio farmacêutico por ser feito justamente para acabar com esse específico parasita.
E por fim, para que seu gato não volte a se ver invadido pela sarna, é bastante recomendável que faça uma rotina de limpeza mensal e o desparasite da forma adequada para o manter protegido. Assim, impedirá a presença e o crescimento dos ácaros. E lembre-se que se tiver mais de um animal em casa, o melhor para evitar contágios é isolar o seu gato até que combata a infecção.
Outras dicas para tratar sarna e gatos
- Visando reduzir os danos causados pela sarna, é bom tomar cuidado com a alimentação de seu gato e tratá-lo com ração de boa qualidade durante o processo de recuperação, afinal, uma má alimentação pode resultar em queda do sistema imunológico;
- Mantenha seu gato sempre bastante hidratado, a desidratação pode deixar a pele de seu bichinho ainda mais machucada e piorar a descamação;
- Mantenha seu animal sempre higienizado e faça o mesmo com seus pertences, redobre a atenção para os tecidos nos quais seu gato costuma dormir, caso contrário, os ácaros também contaminarão os tecidos e o processo de recuperação será muito mais difícil;
- Por ser uma doença extremamente contagiosa, caso você tenha outros animais de estimação, evite que seu gato com sarna entre em contato com os outros, caso contrário, muito provavelmente também serão contaminados e isso só aumentará a proporção do problema. Além disso, é também importante que se tome cuidado e que se use proteção na hora de aplicar os medicamentos em seu bichano, pois, como dito, a sarna felina passa para humanos humanos, ainda que os sintomas sejam mais brandos e o tempo de contágio mais curto.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.
- https://www.crmvsp.gov.br/arquivo_zoonoses/SARNA.pdf