Partilhar

Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros

A sarna é uma das doenças mais comuns que o seu felino pode sofrer, na qual os ácaros se instalam na sua pele chegando a provocar infecções muito incômodas e irritantes e sintomas como coceira, urticária, descamação da pele, entre outros. É um problema cutâneo muito contagioso e estes ácaros podem se propagar entre animais com muita facilidade. Por este motivo, convém agir o quanto antes e dar ao nosso animal o tratamento apropriado para garantir o seu bem-estar e um bom estado de saúde. Neste artigo de umComo.com.br mostramos a você como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como tratar a sarna em gatos
Passos a seguir:
1

Os sintomas da sarna são muito fáceis de reconhecer, são muito visíveis e além disso irão provocar um mal-estar muito grande no seu gato. Se seu felino estiver com sarna, notará que se coça e esfrega as orelhas constantemente para tentar encontrar algum tipo de alívio. É possível que inclusive da dor que sinta, seu gato chore ao se coçar; além disso, verá que mexe e agita a cabeça de forma persistente, que tem secreções de cera no ouvido e com um cheiro intenso. A inflamação das orelhas costuma ser forte e, se não for tratada, pode fazer com que os vasos sanguíneos se rompam depois de coçar.

Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros - Passo 1
2

O importante é resolver este problema de ácaros de sarna o quanto antes para que o seu gato o supere rapidamente. Aqui vamos lhe recomendar alguns remédios naturais que esperamos que sejam úteis para que o seu felino se recupere.

O vinagre branco, por exemplo, é muito eficaz para curar a sarna devido ao seu conteúdo ácido, pois ajudará a se livrar dos restos de ácaros no ouvido. Pode diluir um pouco de vinagre adicionando água e verter a solução no pavilhão auditivo; este tratamento não pode ser usado se tiver feridas abertas, pois poderia piorar a situação.

3

Outro remédio natural para combater a sarna em seu gato é o uso de óleo de milho. Atuará contra os ácaros de forma muito eficiente e ajudará a aliviar a coceira. Deve dar um massagem com o óleo dentro do seu ouvido e garantir que nenhuma zona fica livre; pode usar este tratamento pelo menos durante 12 dias e verá como os ácaros desaparecem e a pele do seu gato se cura.

4

Também pode tratar os ácaros de sarna com azeite de oliva, pois é hidratante e reduz bastante a coceira na zona afetada. Só terá que aplicar algumas gotas de azeite de oliva nas áreas mais danificadas e, de seguida, massagear para que penetre bem na sua pele.

Além disso, é muito importante que ao tratar a sarna em gatos redobre as precauções quanto à sua higiene. Deverá utilizar xampus a seco que sejam antibacterianos para limpar a pele do gato, pois os ácaros podem se propagar facilmente para outras partes do corpo, agravando a situação de forma considerável. Se tiver dúvidas sobre isso, consulte um veterinário e siga todas as instruções recebidas.

5

Os mesmos efeitos do azeite de oliva podem ser conseguidos também com uma solução à base de óleo de amêndoas e vitamina E. Terá que esquentar o conteúdo à temperatura ambiente e aplicar a mistura com um conta-gotas; lembre-se que este tratamento deve ser administrado a cada 48 horas, durante cerca de 6 dias pelo menos.

Outra boa alternativa como tratamento para os ácaros é o ácido bórico, pois possui propriedades antissépticas e é uma boa solução para limpar o ouvido do seu gato, curar a infecção e restaurar a pele afetada pela sarna.

6

E por fim, para que seu gato não volte a se ver invadido pela sarna, é bastante recomendável que faça uma rotina de limpeza mensal e o desparasite da forma adequada para o manter protegido. Assim, impedirá a presença e o crescimento dos ácaros. E lembre-se que se tiver mais de um animal em casa, o melhor para evitar contágios é isolar o seu gato até que combata a infecção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como tratar a sarna em gatos com remédios caseiros

9 comentários
Batista
Oi, eu tenho 7 gatos. Hoje, são meus porque eu os adotei depois do abandono de alguém que se diz uma pessoa responsável. Mas isso não vem ao caso. Sempre cuidei da melhor forma, com alimentação, vacina, banho, limpeza do local de dormida, etc. Porém, é impossível se ter controle de um felino 24 horas e, numa dessas escapadas de uma delas, trouxe consigo uma sarna que estar ficando quase descontrolada apesar de eu ter usado vários produtos como; Sabonete de enxofre, óleo de amêndoa, óleo de lavanda, óleo de argan, mas ainda não percebi melhora. Inclusive três das gatas já estão com abertura de pelos nas patas traseiras, na barriga, no pescoço e abertura de pelos também na região lombar. E, ainda para piorar a situação, moro numa zona rural um pouco distante da cidade e não tem veterinário por perto. OBS: O sabonete de enxofre, óleo de amêndoa, óleo de lavanda, óleo de argan, estou misturando todos eles na água do banho e deixando secar no corpo do animal. Por favor me ajude, estou fazendo o tratamento certo ou, você pode me indicar outro? Um abraço! Aguardo sua resposta! Batista
Editor umComo.com.br
Oi Batista! Existem casos de sarna mais complicados de tratar. Nem sempre os remédios caseiros funcionam e são necessários fármacos mais agressivos. Existindo mais do que um tipo de sarna possível nos gatos seria importante fazer um raspado de pele, entre outras possíveis provas complementares, que só na clínica veterinária tem esses meios. Os remédios caseiros que está aplicando já são os mais usuais. Garanta que limpa muito bem todas as zonas da casa que os gatos frequentam, caminhas, bebedouros, comedouros, etc.
ELIANE BARBARA CARDOSO DE LEMOS
Agradeço a resposta e peço mais algumas informações.
1- posso passar essa solução de ácido bórico com água em todo o corpo do gatinho?
2- posso misturar com óleo de amêndoa?
3- qual a proporção para a mistura do ácido com a água?
Desde ja meu muito obrigado!
Editor umComo.com.br
Oi Eliane! O aconselhável são duas colheres de ácido bórico para 500 ml de água. Não deve misturar com nenhum óleo. A aplicação desta solução não deve ser feita pelo corpo todo porque o ácido bórico em doses elevadas é toxico para gatos e se estiver no corpo ele pode lamber e ingerir. É mais utilizado para limpar os ouvidos, e na região à volta dos olhos (com muito cuidado para não tocar nos olhos nem nas mucosas).
ELIANE BARBARA CARDOSO DE LEMOS
Boa tarde, não sei como e onde comprar o ácido bórico, fiz pesquisa e apareceram varias formas desse ácido, podem me ajudar como compra-lo corretamente?
Editor umComo.com.br
Oi Eliane! Geralmente ele se vende na farmácia, pois é usado em humanos em caso de otites. Em pó é uma boa opção para poder misturar com água.
flávia
pode usar vinagre que compramos em mercantil ou não?

elza maria
tenho uma gata , ela é mista sianes com raça pé duro e está com sarna, e onde é o canto da coleirinha já está pelado, as patas tão todas com pontos avermelhados e ela corsa muito o que devo usar para ter um resultado mais rápido e em poucos dias?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Elza! Recomendamos que você leve a sua gatinha no veterinário assim que possível! Ele poderá recomendar e um tratamento adequado e eficaz.
A sua avaliação:
ROGERIO SOUZA DE GOES
ÓTIMO SE PUDER MANDEM PARA O MEU EMAIL DICAS SOBRE GATOS
A sua avaliação:
Totchka
Espero que algo funcione.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Totchka! Nós também. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Graça Sena
Vou testar os tratamentos recomendados. Valeu pela dica!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Graça! Depois conte-nos se deu certo! Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
LUZIA PASQUALINI
como tratar se a pele esta ficando despelada?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Luzia! Se seu gato está perdendo pelo, você tem de identificar a causa antes de dar qualquer coisa para ele.

1 de 6

Voltar ao topo da página