PARTILHAR

Remédios caseiros para a diarreia em gatos

Remédios caseiros para a diarreia em gatos

Os gatos, assim como as pessoas, podem tanto ter prisão de ventre como ter diarreia. Como donos, temos de observar as suas fezes na caixa de areia para avaliar se sofre de algum destes incômodos, porque assim poderemos atuar com algum método específico, como algum acréscimo à sua dieta ou deixá-lo em jejum durante umas horas. De qualquer forma, se o problema persistir, recomendamos que vá ao veterinário e coloque o gato nas mãos de um profissional. Em umComo nos propusemos a oferecer a você uma ampla lista de remédios caseiros para a diarreia em gatos que esperamos ser útil.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a tinha em gatos

Alimentação natural

Modificar a sua alimentação pode ser um método muito eficaz contra a diarreia de seu gatinho. Para isso, pode tentar procurar uma marca de comida natural sem componentes artificiais, um produto que não prejudique seu intestino nem seu estômago. No entanto, nos primeiros dias, pode ser que também sofra de alguns incômodos devido à mudança de dieta, por isso deve introduzi-la aos poucos para que se adapte. Não se alerte, o felino se acostumará e melhorará de saúde.

Dieta leve

Opte por uma dieta leve baseada em amido, supervisionada por seu veterinário. Esta facilitará a recuperação de seu gato no que diz respeito ao seu desarranjo estomacal. Para elaborar uma dieta leve, deve preparar alguns pratos você mesmo em dois ou três dias de tratamento, e, além disso, deve evitar dar biscoitos como prêmio ou outros alimentos durante este processo. As comidas recomendadas são as seguintes:

  • Frango fervido limpo de gorduras, de pele e ossos.
  • Arroz fervido, famoso por endurecer as fezes.
  • Água em abundância para recuperar o líquido que se perde com a diarreia.
  • Bebidas isotônicas de limão, que contribuem para que seu gato recupere certa quantidade de nutrientes.
  • Comida comercial especialmente elaborada para a diarreia felina.

Obtenha mais detalhes a este respeito consultando o artigo O que deve comer um gato com diarreia.

Visite seu veterinário

Se notar que nas fezes aparece sangramento, não duvide em ir ao veterinário. Ele dará a você a receita para algum medicamento adequado que contribua para resolver a situação, depois de fazer os exames apropriados. O mais simples será fazer-lhe ingerir seu remédio com uma seringa limpa e recém comprada, obviamente sem agulha.

Fibra

Por outro lado, os alimentos ricos em fibra podem solidificar as fezes de seu animalzinho. Mas pense sempre que seu corpo não funciona como o seu, assim, não opte por produtos feitos para humanos, pois podem ser muito fortes para eles. Portanto, é melhor recorrer àqueles produtos com fibra específicos para felinos.

Iogurte natural sem açúcar

Além disso, dar ao seu gatinho iogurte natural contribuirá para o aparecimento de bactérias saudáveis em seu intestino e assim lutará contra uma possível infecção por fermentos. A sua ingestão também reforça seu sistema digestivo. No entanto, deve optar por um iogurte natural sem açúcar, porque eles não toleram o excesso de açúcar.

Outros truques caseiros

Outro remédio para aliviar a diarreia de seu gato consiste em adicionar à sua comida meia colher de chá de Metamucil, ou de 1 a 4 gramas uma ou duas vezes ao dia. Este é um laxante apto para humanos, cães, gatos e inclusive cavalos. Além disso, também pode colocá-lo em jejum, mas só de 12 a 24 horas, durante as quais só beberá água em abundância. Quando voltar a comer, dê-lhe alimentos leves nos primeiros dias.

Além disso, recomendamos a você seguir os conselhos do artigo O que fazer se meu gato tem diarreia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a diarreia em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
maria elena
gostaria de saber de um remédio caseiro para meu gato que esta com a barriga grande e dura...
Francy cluadenita
meu marido encontro um gatinho no portaõ de casa, e eu dei um banho pois tinha mta pulgas, e estava com mta fome mas ele veio também com diareia ele come muito mas sempre que mas comida e a diarreia dele naõ tem mau cheiro naõ. como fazer pra acabaar com isso?
Editor umComo.com.br
Oi Francy! Que tipo de comida você está dando para ele? Se ele é um gatinho filhote é importante que seja uma ração adequada a essa idade. As causas para a diarreia podem ser várias. Pode ser a ração/comida que lhe está provocando isso, parasitas internos ou até mesmo alguma doença. É importante que você consulte um médico veterinário que o examine e faça o diagnóstico e prescreva o tratamento adequado. Para além disso, um remédio caseiro que você pode tentar, é adicionar meia colher de chá de abóbora cozida (e triturada para fazer um puré) na comida dele, idealmente em comida úmida para ser fácil de misturar. Porém, esta dica apenas vai ajudar a parar a diarreia, não trata o problema se for uma doença ou parasitas internos.
tasmania
Oi. VC indicou medicamentos que são laxantes. Como meu cão ou gato vai melhorar se estou AUMENTANDO sua diarreia? E a resposta doS animais ao laxante NAO É inversa a do humano (constipação) então o pet vai PIORAR, DESIDRATAR e provavelmente ficar com assadura anal. Essa sua dica vai matar o animal.
Editor umComo.com.br
Oi tasmania! O único suplemento alimentar que referimos no artigo é o "metamucil" cuja constituição é apenas Mucilóide hidrófilo de Psyllium. Basicamente é um conjunto de fibras mistas, solúveis e não solúveis, extraídas de uma planta. Este princípio ativo é usado tanto na constipação como em caso de diarreia em gatos. Você pode consultar esta informação no livro: Applied Veterinary Clinical Nutrition de Andrea J.Fascetti e Sean J.Delaney.
Vanda
Ola Boa tarde gostaria de obter resposta por e-mail sff...eu tenho uma gata com 1ano e 3meses...e agora encontrei um gatinho filhote deve ter um mês pêlo q me apercebi o filhote comia ração húmida e eu comprei ração seca porque não gosto de dar ração húmida mas o pequenino já há dois dias que está de diarreia e as vezes vai ha caixa outras vezes faz na cama dele...a minha mais velha lambe o todo...ja não sei como parar a diarreia dou lhe água do caldo do arroz?precisava de resposta com urgência se puder ser
Editor umComo.com.br
Oi Vanda! O ideal, nesse caso, é levar o filhote ao veterinário para que ele possa ser examinado corretamente.
thalita
Oi boa noite peguei um gatinho recem nascido a gata abandonou acho que ele esta com diarreia.so tenho leite de caixa nao tenho dinheiro pra compra outro so tenho leite integral pra dar pra ele ele chora a noite toda e toma muito leite como devo cuida dele
KAMILA
Eu tmb já peguei gatinhos pequenos, e diluía o leite com água pra não ficar tão forte, e ia dando a cada 2 ou 3 horas. Já com uns vinte e poucos dias começava a dar ração.
tasmania
VC TB pode fazer essa diluição com leite sem lactose. Os da piracanjuba 0 lactose custa o mesmo preço do normal. Se puder, faça uma papinha com esse leite diluído e um pouquinho de maisena, não deixe muito grosso, só mais consistente, isso vai deixá-lo saciado por mais tempo. Qd puder comprar ração opte pelas úmidas, assim ele recebera um pouco mais de agua e diminui o risco de lesão renal. E NAO DEIXE DE CASTRAR SEU GATO QD ELE TIVER + - 5 MESES (antes do primeiro cio p que não haja riscos de prenhez que resultaria em mais animais sem lares) Se VC está em SP/SP pode ir na sub prefeitura ou na zoonoses e pegar gratuitamente uma guia para castrar, no vet cadastrado, mais próximo da sua casa. Boa sorte.
franciele
boa noite, Peguei um gato de rua ele esta muito desnutrido, comprei ração de filhote pra ele, mas ele esta com muita diarreia não sei se é a ração ou ele que não esta acostumado a comer
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Franciele! Você já experimentou os remédios caseiros que indicamos acima no artigo? Se sim e, se mesmo assim ele continua com diarreia, então o melhor é levá-lo no veterinário para saber se está tudo bem com sua saúde.
A sua avaliação:
FATIMA
Minha gatinha esta com diarreia, e não come comida casaira, como faço, pois só come ração o que substtui?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fatima! Se sua gatinha está comendo só ração, não tem que se preocupar, pois a ração tem todas as vitaminas e complementos que ela precisa. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
carlina aquino
minha gatinha adotada, a quase um ano esta comigo e não cura a diarreia cronica. ja levei em muitos veterinarios as despesas foram muitas mas sem sucesso.
A sua avaliação:
bertholdo kalk
OI BOM DIA, O MEU GATO TA COM DIARREIA A MAIS DE UMA SEMANA ,FUI NO VETERINAROIO,ELE ME EINDICOU UM PÓ ANTIDIORREICO EM PÓ ,MAS NÃO ETA RESOLVENDO,
Sandra
Olá, temos um gato, que foi recolhido da rua. Ele sempre foi doente, mas agora ele tem uma diaréia ininterrupta. Onde ele deita, ou senta. Os veterinários não sabem o que é. Indicaram uma injeção "BORGAL" intramuscular. Não fez efeito. Ele come ração, toma água. Mas pelo jeito ele sente dor. Estou dando soro caseiro. O que mais posso fazer?
Andreza
Minha gata tem 2 anos e 3 meses e ela come a ração da wiskhas só que ela comeu a racao diferente e ficou 2 dias vomitando ai deixei ela sem comer por 3 horas ela parou de vomita a ração mais agora ta com diarreia e nem ta comendo direito a ração da wiskhas o que eu faco ela triste no canto e só dorme ela ficou assim depois que comeu outra ração
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Andreza! Se você quer mudar a ração da sua gata, deve saber que deve fazer isso gradualmente. Ou seja, deve ir misturando cada vez mais ração nova na ração antiga e, ir diminuindo aos poucos a ração antiga. Pode ser que a sua gata não esteja vomitando e com diarreia devido à ingestão dessa ração diferente, por isso é importante consultar o veterinário para a ajudar melhor. Enquanto isso, poderá encontrar algumas indicações para a sua gata que está vomitando aqui: http://animais.umcomo.com.br/articulo/por-que-meu-gato-esta-vomitando-22524.html
Remédios caseiros para a diarreia em gatos
Remédios caseiros para a diarreia em gatos

Voltar ao topo da página ↑