PARTILHAR

Remédios caseiros para curar a conjuntivite canina

Remédios caseiros para curar a conjuntivite canina
Imagem: pixabay.com

Curar a conjuntivite canina é uma tarefa simples que requer tratamento médico e dedicação. Em geral, os veterinários receitam o uso de colírios antibióticos para combater esta doença ocular. Não obstante, este não é o único cuidado que seu cão requer, uma vez que deve limpar o olho afetado com regularidade e os remédios adequados. Para isso, existem soros fisiológicos que também deverão ser prescritos pelo veterinário. Se quiser acelerar o processo de cura e complementar o tratamento farmacológico com remédios naturais, continue lendo este artigo de umComo e descubra os remédios caseiros mais eficazes para curar a conjuntivite canina.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a tosse canina
Passos a seguir:
1

É importante salientar que não deve deixar de usar o colírio prescrito pelo veterinário nem o soro fisiológico para a limpeza ocular. Os remédios caseiros devem ser, sempre, um complemento para curar a patologia, não a única solução. Ou seja, se seu cão acaba de apresentar os primeiros sintomas, não duvide em ir ao veterinário, pois a causa determinará um tipo de tratamento ou outro.

2

Para evitar que seu cão coce o olho danificado por conjuntivite, deverá adquirir um colar isabelino, mais popularmente conhecido como sino. Um dos remédios naturais mais eficazes para a limpeza ocular do seu cão é o chá preto. Deverá limpar o olho afetado três vezes ao dia com este remédio. É importante que o faça utilizando uma gaze limpa, com movimentos suaves e sem esfregar, apenas deslize a gaze sempre na mesma direção até que o olho esteja completamente limpo.

Remédios caseiros para curar a conjuntivite canina - Passo 2
Imagem: wikipedia.org
3

Além do chá preto, existem outras infusões muito benéficas para curar a conjuntivite canina. As mais eficazes são a camomila e a cavalinha. Lembre-se que existe uma série de plantas tóxicas para os cães, de maneira que nem todas servem. Se quiser, pode alternar os três tipos de infusão e fazer uma limpeza ocular com cada uma. O procedimento é o mesmo, usar uma gaze limpa e não esfregar o olho danificado.

Remédios caseiros para curar a conjuntivite canina - Passo 3
Imagem: cocinillas.es
4

Um remédio caseiro muito eficaz para reduzir a vermelhidão provocada pela conjuntivite canina é alternar compressas de água morna com fria. O frio permite reduzir a vermelhidão do olho afetado, ao mesmo tempo que diminui a inflamação, enquanto o calor é bom para aliviar a irritação. Deve deixar as compressas durante cinco minutos para que surja efeito.

5

Claro, com uma alimentação equilibrada, de qualidade, e com os nutrientes e proteínas necessárias, a conjuntivite canina curará com mais rapidez. Além disso, seguir a dieta adequada favorecerá a prevenção da mesma, mais ainda se seu cão é propenso a sofrer deste tipo de doenças. Lembre-se que é importantíssimo que não coce os olhos, nem exponha seu cão produtos tóxicos, como dissolventes ou gases, que piorariam seu estado. Antes de usar qualquer remédio caseiro, consulte seu veterinário, talvez ele seja alérgico a algum deles.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para curar a conjuntivite canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
Márcio Lopes Duarte
Minha cachorra tá um olho com manchinha branca eu gostaria de saber qual remédio eu uso pra cura olho da minha cadela.
Editor umComo.com.br
Oi Márcio! Você já testou as indicações do artigo?
Edienne Gomez
Amei as dicas ,vou aplicar na minha*Tigreza* ela esta com os olhos super vermelhos espero que resolva pois e muito triste saber que seu biuchinho nao esta bem
Taina
Minha cachorrinha está com o olho seco e sai muita remela amarelo não tenho condições agora d levar ela a um veterinário por favor me dêem uma dica para ajudar meu bichinho ela é de rasa pequena tipo uma da kis chute o nome e diferente
Editor umComo.com.br
Oi Taina! Você já tentou as dicas do artigo? Podem ajudar a aliviar a situação. De qualquer forma, se o problema for de origem bacteriana ela vai precisar de antibióticos que só podem ser prescritos por um veterinário.
iraci manfrin
compre a pomada keravit custa entre 39,60 á 45,00 reais em pet shop
iraci manfrin
eu estou usando mel de abelha jatai 3 gotas para 10 gotas de soro fisiológico...já operei os 2 olhos dela já usei tudo quanto é antibióticos pomadas colírios que a veterinária passou, e nada os olhos dela amanhecem todo colado grudado de remela purulenta ...hoje fui na veterinária que operou e ela me passou p/outro veterinário, achei um absurdo afinal se ela operou a responsabilidade é dela ...triste!!! ai uma senhora me ensinou o do mel de abelha jatai ...vou experimentar por 10 dias ai volto e posto se deu resultado ...abç
danyela ferreira
Que tipo de medicamento posso usar no meu cao que se encontra com remela e os olhos vermelhos e enxado ?
Editor umComo.com.br
Oi Danyela! Os sinais clínicos que descreve podem ter como origem diferentes patologias. É imprescindível que o seu cachorro seja visto por um médico veterinário que diagnostique o problema e prescreva o fármaco mais adequado. A região ocular é uma zona muito sensível e um tratamento inadequado pode ter graves consequências, por isso é essencial intervenção de um veterinário.
EDNA VEIGA FOGAÇA
Minha Lhasa está com úlcera na córnea. O veterinário mandou lavar com molho de tomate dissolvido na água. Posso fazer isso? Obrigada!
iraci manfrin
serio !? nunca ouvi isto ...procure outro veterinário
Joimara
Estou em tratamento com meu shitzu de uma ulcera de córnea no olho direito . Tratei com colírios e diminuiu bastante mais q 70% . Então levei ao pet para banho e tosa . Desde entao o olho dele piorou muito esta muito azulado , vermelho e inchado 😭 estou muito triste com isso . Mas continuo com o tratamento desde o início. Agora começarei a limpar a cada 2hr com chá de camomila pra ver se acelera o precesso de desinflamacao .
Editor umComo.com.br
Oi Joimara! O tratamento foi prescrito pelo médico veterinário? O nosso conselho é que volte assim que possível para uma revisão para que ele possa analisar os danos causados durante o banho e tosquia.
A sua avaliação:
vera
tem uma cachora de por pequeno e ela ta com remela no olho amarela com branca tem ves que e bem ar um veterinario posso comprar so o remedio marela outra ves branca que posso pingar ou passar nao tem condiçoes de pagar se pudesse me ajudar agradesso obrigado
Angela Cortiano
Olá, eu sempre uso a camomila, agora vou utilizar em conjunto o chá preto. Obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Angela! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
cristiane
quantos dias vai para melhorar
roseane
gostaria de saber um remedio caseiro pra conjutivite canina obg
francisca hilaro silva
Existe remedio caseiro para parvovirose? Como fazer? Preciso urgente.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Francisca, infelizmente a parvovirose não pode ser tratada com remédios caseiros, você deve seguir as indicações do seu veterinário: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-curar-a-parvovirose-canina-7921.html
Solange
Sim bata quiabo com água e de três vezes ao dia
Alex Cardoso Ribeiro
Gostei do artigo.Boa tarde Sara.Eu tenho um huski siberiano, ele tem 2 anos.E de uns 4 meses pra cá seu olho esquerdo apresenta tipo uma membrana branca,com corrimento.Inchaço ao redor.Será que posso usar algum remédio caseiro?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alex, eu recomendaria que você levasse primeiro o seu cachorro ao veterinário para saber exatamente do que se trata.
David
Minha cadela fica os olhos todo sujo tipo esverdiados na retina e ao redor dos olhos ,eu limpo e volta a suja novamente e tbm ta com vermelhidão também o que será que é?e fica caindo o pelo dela também.poderia me dar orientação correta.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi David, o melhor que tem a fazer é levar a sua cadela ao veterinário para que seja feito um diagnóstico adequado e indicado um tratamento.
Wellington simoes
Gostaria de saber ,um remédio caseiro para curar conjuntivite.
José Feitosa Souza santos
Como sei q é conjuntivite
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José, aqui poderá encontrar quais são os sintomas de conjuntivite canina: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-meu-cao-tem-conjuntivite-12393.html Obrigada pela visita e continue nos acompanhando :)
patrcia
meu cachoro esta com conjuntivite que ele esta muito triste oque fase
Remédios caseiros para curar a conjuntivite canina
Imagem: pixabay.com
Imagem: wikipedia.org
Imagem: cocinillas.es
1 de 3
Remédios caseiros para curar a conjuntivite canina

Voltar ao topo da página ↑