Doenças comuns dos Cães

Como saber se meu cão tem conjuntivite

Como saber se meu cão tem conjuntivite
Imagem: pixabay.com

A conjuntivite canina é uma doença ocular que se produz pela inflamação, e infecção nos piores casos, da membrana interna que recobre as pálpebras. Em função do estado da patologia, identificá-la pode ser mais ou menos simples. Em qualquer caso, sempre é importante levar o nosso cão ao veterinário para que o examine e inicie o tratamento adequado o quanto antes. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como saber se seu cachorro tem conjuntivite.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cão tem prisão de ventre
Passos a seguir:
1

Uma das causas mais comuns da conjuntivite canina é a intrusão de corpos estranhos no olho do cão, como pó, areia, etc. No entanto, não é a única. Outros dos motivos que provocam o aparecimento de conjuntivite podem ser:

  • A penetração nos olhos de xampu ou outro agente irritante, como colônia.
  • Uma reação alérgica
  • Úlceras ocasionadas por traumatismos
  • Deficiência na produção de lágrimas
  • Uma malformação na pálpebra
  • Infecções tanto de caráter viral como bacteriano
  • A cinomose ou a hepatite canina, ambas apresentam conjuntivite como primeiros sintomas.

Lembramos ainda que raças como o Shar Pei, com uma quantidade elevada de rugas na pele, podem provocar o aparecimento de conjuntivite quando as ditas rugas não são cuidadas como é devido ou, na zona dos olhos, são mais abundantes do que deveriam.

2

Um dos primeiros sintomas da conjuntivite canina é a dificuldade para abrir os olhos. Tenha em conta que este tipo de patologia não tem por que acontecer a princípio em ambos os olhos. Isto quer dizer que é possível que só mantenha fechado um dos dois. Mas lembre-se, a conjuntivite se contagia com muita rapidez e, se não põe remédio, provavelmente acabará afetando o outro olho.

Como saber se meu cão tem conjuntivite - Passo 2
Imagem: pixabay.com
3

Outro dos sintomas é o rejeição à luz. A conjuntivite faz com que o cão afetado não tolere a luz solar, e procurará as zonas mais escuras do lar ou, no mínimo, menos iluminadas.

4

Nos casos mais leves de conjuntivite canina, produz-se uma secreção aquosa e incolor. Em outras palavras, o cão afetado apresenta olhos excessivamente lacrimejantes. Em muitos casos, a conjuntivite produz uma considerável coceira nos olhos do cão e, portanto, se coçará constantemente. É importante que não deixe que se coce, já que pode acabar por ferir os olhos e fazer feridas tanto internas como externas.

5

Nos casos mais graves, o cão com conjuntivite apresentará uma secreção purulenta em tom esverdeado ou amarelado. O cuidado com os olhos de nosso cão é fundamental para prevenir o aparecimento deste tipo de doenças. Se você considera que seu cão pode padecer de conjuntivite, não duvide em ir ao veterinário para iniciar o tratamento. Não obstante, para ampliar sua informação, neste artigo contamos a você como tratar a conjuntivite de seu cão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cão tem conjuntivite, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Maria Eduarda Machado
Quais são os medicamentos para conjuntivite canina
A sua avaliação:
RAYSSA
MEU CACHORRO ESTA COM UM NEGOSO DO OLHO DELE MEU VERMELHO E ELE NAO QUER COMER EO QUE ?
Adriana
O meu cachorros estar com cocheira nos olhos oque eu Fasso eu queria um remédio caseiro pois eu não tenho dinheiro para levar ele no veterinário me ajudam
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
1 de 2
Como saber se meu cão tem conjuntivite