PARTILHAR

Como curar a parvovirose canina

Como curar a parvovirose canina

A parvovirose canina é uma doença muito comum nos cachorros, sobretudo durante os primeiros meses de vida. Esta doença foi diagnosticada pela primeira vez em 1978 nos Estados Unidos e em dois anos atingiu todo o mundo. Esta doença é causada por um vírus parvovírus cuja eliminação do ambiente é muito difícil. Ele resiste ao álcool e ao calor, ficando durante anos no meio ambiente.

Esta doença é transmitida através da saliva, fezes e urina dos cachorros portadores do vírus. Uma só grama de fezes pode chegar a infectar mais de 5000 cachorros! A idade de maior risco é entre as 6 e as 12 semanas de vida, embora animais não vacinados possam ser atingidos até 1 ano de idade (daí a grande importância de vacinar os seus cachorros).

Se notar que o seu cachorro vomita com frequência, não come, tem perdido muito peso ou faz fezes com sangues, leve-o ao veterinário de imediato para que realize os exames apropriados. Se quer obter mais informação sobre esta doença, neste artigo de umComo explicamos com detalhe como curar a parvovirose canina para que você saiba o que fazer caso o seu cachorro contraia essa doença.

Passos a seguir:
1

Se acredita que o seu cachorro tem parvovirose, a primeira coisa que deve fazer é levar o seu cachorro ao veterinário para que diagnostique o tipo de doença que tem. Uma vez diagnosticado, a primeira reação costuma ser combater a desidratação; para isso, costuma se administrar ao cachorro uma dose de soro que deverá estipular o seu veterinário em função do estado dele.

2

Normalmente, o veterinário realiza uma fluidoterapia de reposição, ou seja, a administração de soro para reidratar o cachorro. Os fluídos que a compõem são os cristaloides isotônicos (o mais adequado para combater a parvovirose é o Ringer-Lactato, segundo os veterinários), que pode ser combinado com coloides, como o hidroxi almido ou o dextrano. Este tratamento costuma ser administrado por via intravenosa.

Nos casos graves em que o vírus da parvovirose deriva em problemas cardíacos ou renais, estes cristaloides devem ser administrados com extremo cuidado, pois não são tolerados com o mesmo sucesso que em um cachorro com as funções cardíacas e renais normais.

Como curar a parvovirose canina - Passo 2
3

O ritmo e a quantidade de administração do soro serão estipuladas pelo veterinário em função do tamanho e peso do cachorro e do desenvolvimento da doença. Além da fluidoterapia, em casos mais graves, podem ser necessárias transfusões de sangue.

Devido às diarreias com sangue que o vírus da parvovirose produz, o cachorro perde muito sangue e precisa se recuperar, e também se desfazer do vírus pouco a pouco. Tanto em filhotes como em cachorros adultos o doador deve ser um cachorro adulto, saudável e deve ter todas as vacinas obrigatórias em dia.

4

Com o soro para reidratar e as transfusões de sangue, o cachorro doente de parvovirose começa a se recuperar e suprir cada um dos déficits produzidos pelo vírus. Uma vez reidratado, o veterinário continuará com uma fluidoterapia de manutenção, a qual costuma estar composta por uma solução de glucosamina isotônica complementada com cloreto de potássio.

Não obstante, os fluídos podem variar em função do estado do paciente. Sempre será o veterinário quem determinará quais são os mais adequados, as quantidades e ritmo de administração. Em muitos casos, a parvovirose pode causar um estado de hipocalemia, ou outros desequilíbrios, e o cachorro deve receber potássio para se recuperar adequadamente.

Como curar a parvovirose canina - Passo 4
5

Se não quer ter o seu cachorro internado, existe a possibilidade de administrar o tratamento em casa com bolsas de soro (primeiro as de reidratação e depois as de manutenção). Normalmente, o veterinário costuma complementar a fluidoterapia com antibióticos e antieméticos, que deverá receitar ele mesmo e detalhar toda a informação relacionada com a ingestão (quantidade e tempo).

Se tratar seu cachorro em casa, deverá ir nos dias que o veterinário indicar para consulta e realizar um controle do avanço e desenvolvimento do cachorro. A primeira dose de fluidoterapia de reposição e transfusões de sangue serão realizadas no hospital veterinário.

Se o tratar em casa, você deve ter todos os objetos (mantas, cama, etc.) e o lugar onde o cachorro esteja completamente limpos e desinfetados. Lembre-se que o vírus da parvovirose pode viver em situações extremas durante meses.

6

É importante destacar que, ainda que este seja o tratamento mais eficiente, pode não surtir o mesmo efeito em todos os cachorros, pois depende do estado da doença e do cachorro em si. Em cachorros costuma ser mais crítico e, muitas vezes, requerem medicamentos complementares que lhes ajudem a melhorar as suas defesas, pois o vírus os deixa muito debilitados.

E, às vezes, também é possível que o veterinário proporcione um soro caseiro para que você mesmo administre em casa (não realize um soro por conta sem antes consultar um profissional). É fundamental que vá ao seu veterinário para iniciar o tratamento e combater a parvovirose canina.

Como curar a parvovirose canina - Passo 6
7

Cada vez existem mais casos que recorrem ao Tamiflu para combater a parvovirose, pelos seus excelentes resultados. Trata-se de um medicamento específico para tratar o vírus da gripe. A dose deve ser de 2 ml por quilo, isto quer dizer que se o seu cachorro pesar 10 kg deverá dar-lhe 20 ml. Deve dar-lhe uma dose ao dia, durante 10 dias, sempre à mesma hora.

O Tamiflu é complementar ao tratamento veterinário, uma vez que sozinho não fará nada. Deve consultar um especialista antes de o dar ao seu cachorro. Para além disso, embora tenha tido sucesso em muitos casos, não quer dizer que possa eliminar a parvovirose em todos os cachorros, pois cada cachorro tem reações diferentes. Para além disso, embora já exista um estudo a estudar a eficácia do Tamiflu[1], ainda não existem evidências científicas suficientes para a provar. Por esse motivo, alguns veterinários o utilizam e outros não.

8

Para saber se o seu cachorro tem parvovirose, é importante que conheça os sintomas desta doença, algo que lhe possa ajudar a detetar a saúde do seu cachorro. A parvovirose afeta diretamente o sistema gastrointestinal do animal provocando sintomas como os seguintes:

  • Febre;
  • Pouco ânimo;
  • Falta de ar e pieira;
  • Falta de apetite no cachorro;
  • Náuseas e vômitos espumosos;
  • Diarreia com sangue e um cheiro muito forte;
  • Desidratação do cachorro.

Se vir que o seu cachorro tem algum destes sintomas, leve-o de imediato ao veterinário, sobretudo se se tratar de um filhote uma vez que pode provocar a morte súbita.

Como curar a parvovirose canina - Passo 8
9

Deve saber que pode evitar a parvovirose em um cachorro seguindo uma série de recomendações em que a saúde e higiene prevaleçam. Em umComo damos-lhe uma lista de conselhos que pode seguir para que tenha o seu cachorro protegido desta doença:

  • Siga à risca o plano de vacinas proposto pelo seu veterinário.
  • Desparasite o seu cachorro de forma frequente.
  • Mantenha a higiene tanto no seu cachorro como no ambiente em que vive.
  • Lave de forma frequente o recipiente de comida e bebida do cachorro.
  • Evite que um cachorro esteja em contato com as suas próprias fezes.

Se o seu cachorro estava infetado com parvovirose e se recuperou, deve saber que é possível que este ácaro tenha ficado em sua casa, por isso, é imprescindível que desinfete a sua casa de parvovirose e assim se certificar que tem um espaço ótimo para a vida do seu cachorro. A maneira mais eficaz de desinfectar a casa é com uma mistura de lixívia (hipoclorito de sódio) diluído em água numa proporção de 1:30 (uma parte de lixívia para trinta partes de água).

Se quer descobrir ainda mais informação sobre a parvovirose canina consulte o seguinte artigo do PeritoAnimal: A parvovirose canina - Sintomas e tratamento. Não esqueça que este vírus não é transmissível para humanos, sendo algo diferente. Saiba mais no artigo Como tratar parvovírus B19 ou humano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a parvovirose canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. Michelle, R. Douglass, K. (2009) Use of oseltamivir in the teatment of canine parvoviral enteritis. Journal of Veterinary Emergency and Critical Care. Volume 20, Issue 1, Pages 132-142

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
147 comentários
A sua avaliação:
Elivan da Silva
Estou sofrendo as consequências de não ter vacinado minha pequena Amora! :(
Beatriz
O meu cachorro tem um mês e meio (é um golden retriever e pesa 1,8) e está com parvovirose, ele só tem 2,2% de imunidade, está internado desde o primeiro dia que apareceram os sintomas. Será que as chances dele sobreviver são altas?
FLAVIA
A parvovirose pode ser idênticada por exame de sangue? É uma doença que vai e volta?
Anisia pereira da cruz
Bom dia, meu cachorro estava com a parvovirose e nao tinha dinheiro para levar no veterinario mas tive uma dica de uma amiga para curar meu pet, era dar ovo cru pra ele duas vezes ao dia, e dar também o bactrin pediatrico. comecei a fazer o tratamento com estes dois , no segundo dia de tratamento meu cachorro voltou a comer e não fez mais aquele coco fedido com sangue. fica a dica pra que, estar com seu pet com parvovirose. hoje está com dês dias e ele esta otimo.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Anisia! Infelizmente, a parvovirose é uma doença muito comum nos cachorros não vacinados e ainda não existe cura para este vírus. O tratamento é de suporte, ou seja, reidratação do animal com soro e administração de fármacos adequados aos sintomas que podem incluir antieméticos e antibióticos. A intervenção de um médico veterinário no caso de um cachorro com suspeita de parvovirose é imprescindível. Embora o consumo de ovos possa estar associado a vários benefícios para o cachorro, é um mito afirmar que ovo cru cura parvovirose. Esperemos que em breve exista uma cura mais eficaz para esta doença. Sabemos que estão a ser feitas várias investigações nesse sentido. De momento, o único que podemos fazer é vacinar todos os cachorros, já que é a única forma eficaz de prevenção.
A sua avaliação:
Mariangela Silva freitas
Já tive dois cães e os dois morreram de parvo virose como faço pra ter um cão de novo e que não pegue essa doença?
Editor umComo.com.br
Oi Mariangela! A única forma de prevenção é a vacinação. Leia o nosso artigo sobre as vacinas que deve dar ao seu cachorro: https://animais.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-as-vacinas-que-devo-dar-ao-meu-cachorro-8451.html
Ĺucifer
Se ele pegar essa doença aplica cimetril
shirley
Meu cachorrinho tá com parvavirose o que que eu faço ele tem 45 dias e pinscher não pesa nem meio kilo e não tenho condições pra leva em um veterinário
Editor umComo.com.br
Oi Shirley! Infelizmente a parvovirose é uma doença fatal e que precisa acima de tudo de um tratamento de reposição de fluidos, ou seja a soro. Em casa não é possível fazer nenhum tratamento porque implica cateterizar e colocar o soro. O nosso conselho é que peça ajuda aos seus familiares, amigos, associação de animais ou fale diretamente sobre diferentes possibilidades de pagamento com o seu médico veterinário. Caso contrário, as chances do seu cachorro sobreviver são muito baixas.
Angelina
Tou com meu cãozinho com doentes é estes viros que eu li mas aqui não tem veterinário e eu não sei mais oq fazer queria saber um remédio caseiro eu já dei as vacinas ele tem 4meses
Editor umComo.com.br
Oi Angelina! A reidratação do cachorro é um ponto chave para que ele sobreviva a esse vírus. A probabilidade de ele sobreviver sem soro é muito baixa, por isso é muito importante que ele seja atendido por um médico veterinário. O que você pode dar para ele é muita água, mas se ele está vomitando e com diarreia, estar a soro é imprescindível.
Rosangela c. g. Teixeira
Tenho 5 filhote e dois deles estão com esse sintoma, não tenho dinheiro mais quero salva o meu animalzinho me ajude por favor amo muito essa Família, não pedi a vida fez isso comigo com perda da minha Mãe.
A sua avaliação:
bruno fantoni filho
excelente a informação do artigo sobre a parvovirose
Editor umComo.com.br
Oi Bruno! Que bom que você gostou das dicas. Continue seguindo o umCOMO! :)
herbeth
meu filhote esta com as pernas bambas como se estivesse com o mal de olzaime e não come direito vai andar e cai não aquenta o peso do corpo que tipo de doença é essa bom dia
A sua avaliação:
Matheus Ribeiro
Os olhos ficam fundos?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Matheus! Pode acontecer, sim.
ana emildes
meu cao esta com essa doença ja parou a diarreia esta com um pouco de vomito mas ainda esta tomando medicamentos como posso saber se ele esta se curando
Editor umComo.com.br
Oi Ana! Apenas o veterinário pode ajudar a responder a essa questão.
luzinete
minha cachorra ta comvirose como deve fazer.
Editor umComo.com.br
Oi Luzinete! O ideal é levar a sua pequena no veterinário, uma vez que essa é uma doença fatal que pode matar sua cachorrinha.
Clayr Helena Cara Antolin
Boa Tarde! tenho uma poodle com 11 anos de vida, ela teve parvirose mais ou um mês. Entrei com medicação para verme comprei o Drontal. Ela melhorou mas voltou novamente a evacuar sangue. Me indicaram a dar para ela Bactrin. No aguardo da resposta.
JESSICA
MEU CACHORRO TEVE PARVO FICOU INTERNADO 3 DIAS E GRAÇAS A DEUS CONSEGUIU SE RECUPERAR.. ELE TEM 5 MESSES E DA RAÇA LAVRADOR, ELE CONTINUA TOMANDO ANTIBIOTICO EM CASA O COCO JA ESTA DURINHO, GOASTARIA DE SABER SE DEVO DAR ALGUM TIPO DE VITAMINA PRA ELE.OBG !
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Jessica!

Como o seu cachorrinho teve parvovirose, o melhor é consultar o veterinário para saber como proceder nesse caso.
A sua avaliação:
Kaene
Tenho dois cachorros, um de 10 meses e um de 4 meses. O mais velho foi contaminado, no sábado ele andava desanimado, vomitando e rejeitando comida(até bolacha salgada que ele tanto gostava e sim, eu dava de vez em quando). No domingo de manhã ele continuava com os vômitos, tava visivelmente magro, sem comer, nem beber água, no mesmo dia na hora do almoço começou a defecar sangue, que foi aí que veio o desespero! Levamos ele no veterinário no mesmo dia, foi dado a ele duas vacinas e indicado três remédios. Hoje(terça) o mais novo foi internado com a mesma doença, já está sendo medicado também. Nem eu e nem ninguém aqui em casa sabia dessa doença e quanto antes você levar no veterinário, melhor. Não dê medicamentos em casa, assim que perceber que ele anda desanimado, vomitando e sem comer, já levem seu bichinho porque essa doença mata muito rápido! O que gastamos no veterinário foi no valor de 350, só ficou caro assim porque a consulta foi no domingo e era emergência! E MAIS UMA VEZ, NÃO PERCA SEU BICHINHO POR DÚVIDAS EM LEVAR OU NÃO NO VETERINÁRIO, LEVEM QUE QUANTO ANTES LEVAREM, MAIS CHANCES TEM DE SALVAR O ANIMALZINHO DE VOCÊS! Abraços ❤
A sua avaliação:
joisielma martins
estou com um cachorro dodoi e queria saber qual o melhor antibiotico
A sua avaliação:
luciano leal
tenho um canil so ,caes americanos e estou com muita dificuldade de salvar os filhotes,esta havendo muita parvovirose, ja to perdeno as esperanças,se vc s poderem me dar umas dicas,ficarei grato....
A sua avaliação:
Otavio
Estou administrando o suplemento glicopan (2ml), plasil (5gotas) e metronidazol 250mg (meio comprimido) a cada 12 horas. Ai ela toma um probiotico (2g), uma vez por dia, e cetoprofeno (5gotas) tomou por 3 dias, uma vez ao dia. Importante lembrar que os remedios devem ser dados um por vez, e deve-se evitar mistura-los com comida, exceto o probiotico e o comprimido. Ela apresentou letargia (desinteresse) no dia em que decidi levar no veterinario, antes disso, ja havia vomitado algumas vezes, mas não chegou a apresentar sangue nas fezes. Totalmente animada e brincalhona, ela ainda apresenta sintomas de vomito ocasionais. Fica evidente a vontade de melhorar quando olhamos para ela. Visto que o tratamento se prolonga por quase 2 semanas, e ela ainda apresenta vomitos ocasionais, decidi buscar outros meios para trata-la.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Otavio! Muito obrigada pela partilha da sua experiência, valeu!
A sua avaliação:
Evandro
Gastei ontem R$ 250,00 com a internação da minha cadelinha q não sei a idade e deve ser vira-lata, gastei tudo o q eu tinha, agradeço pelas dicas que vi nos comentários, estou sem dormir pq não tenho recursos para outro dia de internação, mas com essas dicas já tenho uma esperança, a veterinária receitou plasil mas vi em um dos comentários que pode ocorrer piora na diarréia. andaria pelado e apé se minhas roupas e minha moto tivesse algum valor. São dicas valiosas que me deram armas para lutar contra essa doença. Assim que o sacolão abrir vou correndo comprar o quiabo já que não vou conseguir dormir sabendo que ela está sofrendo. Obs.: não sabia que vira lata pegava esse tipo de doença
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Evandro! Que bom saber que as dicas partilhadas pelos nossos leitores estão sendo úteis para você. Em umCOMO desejamos-lhe toda a sorte do mundo para continuar lutando contra isso!
Como curar a parvovirose canina
1 de 5
Como curar a parvovirose canina

Voltar ao topo da página ↑