Partilhar

Remédios caseiros para a prisão de ventre canina

Imagem: lovingpetsproducts.com

A prisão de ventre em cachorros é um problema que pode acontecer se nosso cachorro sofrer de falta de exercício, uma hidratação inadequada, tomar alimentos tóxicos para ele ou que seu organismo não tolera, ou por não tomar fibra suficiente. Em casos mais graves, a obstrução intestinal pode ser devida ao aparecimento de patologias mais graves, como o aumento do tamanho da próstata, ou o consumo de objetos estranhos. Por isso é importante ir ao veterinário e seguir o tratamento mais adequado em função da causa. Não obstante, pode complementá-lo com soluções naturais para acelerar o processo de cura. Continue lendo este artigo de umComo e descubra os remédios caseiros para a prisão de ventre canina.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cão tem prisão de ventre
Passos a seguir:
1

Se o motivo para seu cachorro estar com prisão de ventre for a ingestão de um determinado alimento, basta eliminá-lo da sua dieta. Da mesma forma, se for por uma falta de hidratação, deverá garantir que o pote de água do cachorro esteja sempre cheio e, é claro, controlar que realmente beba água. Se não resolver o problema, vá ao veterinário, talvez a prisão de ventre seja sintoma de outra doença.

Remédios caseiros para a prisão de ventre canina - Passo 1
Imagem: perrospedia.com
2

Se seu cachorro tiver o pelo longo, é importante que o corte na zona do ânus. Apesar deste não ser um remédio caseiro propriamente dito, trata-se de um aspecto que devemos considerar para facilitar o ato de defecar do nosso cachorro. Além de não impedir a passagem das fezes, estará favorecendo sua higiene, já que ao ter o pelo longo nessa parte, muitas vezes pode acontecer ele se manchar ao defecar ou urinar.

3

Se a causa do intestino preso for a falta de fibra, saiba que existe uma série de frutas e verduras boas para nossos cachorros que permitem cobrir as carências de sua ração. A mais destacada por atuar como laxante natural é a abóbora. Sendo assim, lave bem a abóbora, a casca, retire as sementes, corte 1/4 da mesma e pique. Deverá dar a ele de manhã em jejum para que seu organismo a digira adequadamente e atue. Não é recomendável dar abóbora mais de uma vez por semana.

Imagem: pixabay.com
4

Na linha dos alimentos, outro remédio caseiro muito eficaz para a prisão de ventre canina é proporcionar verduras cruas com propriedades laxantes, como as acelgas e as cenouras. As verduras de folha verde devem ser dadas bem picadinhas para evitar possíveis casos de asfixia em caso de vômito. As cenouras, por outro lado, devem ser lavadas e picadas sem descascar, pois a casca é boa para o organismo do nosso cachorro. Lembre-se que deve dar em jejum de manhã e não mais de uma vez por semana.

Imagem: pixabay.com
5

O azeite de oliva também conta com propriedades laxantes muito benéficas para combater o intestino preso, além de estimular o cólon. Por isso, é um remédio caseiro muito eficaz que pode proporcionar ao seu cachorro se ele tiver dificuldades para defecar. Misture uma colher de sopa de azeite de oliva com seu alimento habitual umas duas vezes por semana e observe os resultados.

Imagem: pixabay.com
6

É claro que o exercício físico importa. Isto quer dizer que se o seu cachorro não fizer a atividade física que seu corpo requer, seu organismo poderá sofrer algumas irregularidades, como dificuldades na hora de defecar e inclusive urinar. Consulte nosso artigo sobre quanto tempo de exercício um cachorro precisa e adapte os passeios às suas necessidades.

7

Se após uma semana, os remédios caseiros não funcionarem e o cachorro continuar com prisão de ventre, deverá voltar ao veterinário para que seja examinado e para começar outro tratamento. E, no caso de filhotes com prisão de ventre, consulte com seu veterinário antes de aplicar qualquer remédio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a prisão de ventre canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a prisão de ventre canina

24 comentários
Brenna Lima
Minha cachorrinha da deis de sábado q n faz cocô q remédio caseiro posso tá tando a ela
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Brenna! Você já testou as soluções do artigo? Se ela continua sem defecar, o melhor é levá-la no veterinário assim que possível.
Fabiola
Meu cachorro nao esta conseguindo defecar
Editor umComo.com.br
Oi Fabiola! Você já testou as orientações do artigo? Se já experimentou e não funcionaram, você necessita levar seu cachorro no veterinário assim que possível. Rápidas melhoras!
Matheus
Minha cadela quer defecar bota força se treme mas n sai ai ela ficou se tremendo agora ta pouquim oq eu faço pra ela defecar?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Matheus! Quando foi a última vez que ela defecou? Se está há mais de dois dias sem defecar, deve visitar o seu médico veterinário antes que a situação se agrave. O ponto principal para ajudar a aliviar a prisão de ventre é a hidratação. Você deve garantir que a sua cadela bebe bastante água. Um truque natural é adicionar uma colher de azeite na comida dela. Um pouco de comida úmida pode também ajudar, já que o conteúdo de água é muito superior ao da ração seca. De qualquer forma, podem estar algumas patologias por detrás deste problema e seria importante ela ser vista por um veterinário que pode achar necessário um tratamento farmacológico.
Priscila
Oi ganhei um shitzu ele vai fazer 4 dias mais q esta morando comigo tem 3 dias, ele ainda não defecou é normal ?
Editor umComo.com.br
Oi Prisicila! Ele está comendo e bebendo água normalmente? Que idade ele tem?
Priscila
Sim, come normal bebe normal, mais mto xixi mais o coco, na pergunta eu coloquei errado desculpa ele vai fazer 45 dias de vida mais que mora comigo são 3 dias.
Editor umComo.com.br
Ele é muito pequenino ainda. Provavelmente, ainda era a mamãe dele que o estava estimulando a defecar e urinar corretamente. Para o ajudar, molhe um algodão num pouco de água morna e massaje suavemente a região anal do cachorrinho. Caso não resulte, deverá ir com ele no médico veterinário pois 3 dias é muito tempo e ele pode estar com uma constipação.
MARLY LODUCA BOCCUZI
COLOQUEI UM SUPOSITORIO NO MEU CÃO, QUANDO TEMPO ELE VA ICOMEÇAR A FAZER COCO
A sua avaliação:
rozangela
mamão faz bem para o cachorro?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Rozangela! O mamão é uma fruta que cachorro pode comer, pode conferir mais frutas e legumes recomendados para cachorros aqui: http://www.peritoanimal.com.br/frutas-e-legumes-recomendados-para-cachorros-20130.html
A sua avaliação:
Erika
Meu cachorro tem 3 anos,so que fica preso o tempo todo,porque tambem e muito bravo,notei que esta com prisao de ventre,o que dar pra ele tomar,ja e que e tao agressivo?
Jackeline Dutra
Minha cachorrinha não consegue defecar, tive q passar azeite no anus dela e puxar, estava agarrado o coco. Ela ainda não esta comendo direito, mais bebe água bem. Vou leva-la ao veterinário somente amanhã a noite, dependo de carro. Será q se eu der 1 ml de azeite tem problema ate lá?
Wall Souza
Minha cachorra star sem defecar dois dias. Por conta de um brinquedo de plástico que comeu. Ela faz muita força e nada! Ela tem 10 meses o que fazer?
Borged
Tenho um cachorro com três drmsnad mas parece estar preso de ventre o que posso fazer
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Borged! Já experimentou algum dos remédios caseiros que indicamos acima?

Imagem: lovingpetsproducts.com
Imagem: perrospedia.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
Imagem: pixabay.com
1 de 5

Voltar ao topo da página