Partilhar

Remédios caseiros para a artrite canina

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios caseiros para a artrite canina
Imagem: pixabay.com

Seu cachorro foi diagnosticado com artrite canina recentemente e não sabe como aliviar a sua dor? É imprescindível que seja constante com o tratamento farmacológico receitado pelo veterinário e respeite os exercícios físicos para garantir uma qualidade de vida melhor. A artrite é uma doença de caráter degenerativo que poucas vezes pode ser curada completamente. No entanto, é possível complementar este tratamento com remédios naturais e favorecer a diminuição da dor. Continue lendo este artigo de umComo e descubra os remédios caseiros mais eficazes para a artrite canina.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a tosse canina
Passos a seguir:
1

Se seu cachorro sofre de excesso de peso, o primeiro que deve fazer é regular sua alimentação e ser constante com o exercício físico para que possa atingir seu peso ideal o quanto antes. Além disso, é importante mantê-lo para que não volte a engordar. Suportar um peso superior ao normal pode reduzir a amplitude de movimento do seu cachorro e agravar a doença.

2

Um dos remédios caseiros mais eficazes para reduzir a dor da artrite canina é o Ômega 3. Por isso, adquira uma ração seca que seja rica em ácidos graxos Ômega 3 ou suplementos em cápsulas. Se preferir esta última opção, preste bem atenção aos ingredientes das cápsulas e certifique-se de que seu cachorro não é alérgico a nenhum deles. Se decidir complementar sua dieta com alimentos ricos em Ômega 3, consulte nosso artigo sobre comidas tóxicas para cães, já que o alho, por exemplo, tem um alto conteúdo mas é altamente tóxico para eles.

3

Outro remédio eficaz para acalmar a doença provocada pela artrite é a aplicação de compressas ou almofadinhas quentes nas articulações. Principalmente pela manhã quando as patinhas de seu cachorro estão rígidas, é bom aplicar este remédio por alguns minutos. Porém, se notar que seu cachorro está inquieto ou chora, talvez esteja muito quente para ele e deve esperar esfriar um pouco.

4

A vitamina C é outro componente benéfico no tratamento da artrite canina. A melhor forma de proporcionar esta vitamina é adquirindo uma ração rica nela ou colocando uma colher de sopa de vinagre de maçã em um pote com água. Uma das propriedades mais conhecidas deste tipo de vinagre é a anti-inflamatória, ideal para aliviar a dor produzida pela artrite canina.

Remédios caseiros para a artrite canina - Passo 4
Imagem: complejob.net
5

É fundamental que leve seu cachorro para passear várias vezes por dia para que exercite suas articulações e evite que a degeneração delas aumente. A intensidade do exercício deve ser moderada, pois um excesso pode prejudicar gravemente suas articulações, no entanto, a duração dos passeios deve ser aumentada levemente. Evite também que faça atividades que possam danificá-lo, como pular.

6

O frio e a umidade são fatores que pioram o estado da artrite canina, por isso se a cama do seu cachorro estiver em um espaço com estas características, troque-a de lugar. É muito importante que seu cachorro durma em um lugar que mantenha o calor e a temperatura ambiente. Além disso, ofereça a ele uma cama com colchão e cômoda.

7

Além dos remédios anteriores, existem uma série de plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas muito eficazes no tratamento da artrite canina. É o caso da groselha negra, a unha-de-gato, a Boswellia, a escrofulária e a rosa mosqueta. Lembre-se que os cachorros não podem tomar qualquer planta, já que há algumas são muito tóxicas para eles. Uma forma deles tomarem é acrescentar umas gotas do extrato ou óleo destas ervas no pote de água.

8

As massagens nas áreas afetadas são altamente benéficas para aliviar a dor produzida pela artrite. O mais aconselhável é que vá ao veterinário para que lhe indique exatamente como deve fazer essas massagens, quanta pressão deve aplicar e a cada quanto tempo.

Remédios caseiros para a artrite canina - Passo 8
Imagem: animalplanet.com
9

Lembre-se de não deixar o tratamento receitado pelo veterinário, já que poderia ter graves consequências para seu cachorro. Também não se esqueça de consultar com o veterinário, antes de dar qualquer remédio caseiro para a artrite canina, para saber se seu cachorro pode tomá-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a artrite canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a artrite canina

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Cátia Cerqueira
Olá, tenho dois cachorros sendo 01fila com rotweiier e o outro é pé duro...sendo que o fila esta com os olhos muito irritado pois coça muito ,passa a pata como quisesse arrancar e fica muito vermelho Por favor me ajudem.....
Editor umComo.com.br
Oi Cátia! Pelo que você descreve ele está com uma conjuntivite que pode ter diferentes origens. Você deve consultar o seu médico veterinário de confiança para ele examinar o seu cachorro e receitar o tratamento mais adequado ao diagnóstico.
Heliani Giunco
Gostaria de saber se posso dar o chá de Canela de Velho ao meu cachorro. Ele tem muitas dores na perna.Tem apenas 3 anos e é de porte pequeno. Mistura da raça salsicha com um outro cachorro que não sabemos quem é. Por favor se puder me ajudar eu agradeço
Editor umComo.com.br
Oi Heliani! Você já testou as sugestões do artigo? Indicamos plantas para a artrite canina, que não incluem canela de velho.
A sua avaliação:
Maria
Boa noite Sara, muito bom seu artigo. Meu border collie teve que amputar uma pata dianteira porque uma das unhas infeccionou e atingiu o osso. Ele se recuperou bem mas deu uma engordada (não muito). Ele é muito ativo, moramos em uma chácara e faz uns 20 dias ele parou de andar porque a outra pata dianteira ficou parece mole, boba, e chora de dor. Levamos no mesmo veterinário e ele aplicou várias injeções dolorosas nele. Esta tomando tramal, condroitina e glutosamina e mais antinflamatórios. O vet disse que está com artrite e que por ter perdido uma das patas dianteira, teve sobrecarga na outra dianteira. Acontece que já faz 15 dias de tratamento e ele não melhora. Será que está correto esse tratamento?
A sua avaliação:
Carmen Fabriciana
O meu cãozinho é um podlle ele tem 15 anos e nove meses, ele foi pular da cama e deu um jeito na coluna, qual o remédio que dor a ele? O que faço? Estou desesperada...
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Carmen! Antes de dar qualquer remédio para seu cachorro, é muito importante levá-lo no veterinário para verificar se tem alguma lesão. Será ele quem lhe deverá indicar o tratamento a seguir. Obrigada pelo comentário e as melhoras do seu cachorro!
cesar leandro bombonato
olá, como todo cachorro pula da cama e sofá, tive uma ideia que a escada não funcionou, comprei na casa das espumas um pedaço de colchão da largura da cama e comprimento da distancia do pulo e altura de uns 4 dedos de densidade media para duro, ai ele pode pular a vontade com o colchão no pé da cama ou sofá.
devalde gama leandro
meu cachorro esta tosse e pode esta com a garganta inflamanda qual o remedio posso dar ele aqui nao tem veterinario na minha cidade
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Devalde! Para a tosse canina pode verificar estes remédios caseiros: http://animais.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-a-tosse-canina-12648.html
mara melo
meu cachorro estava com tosse e alguns tumores devido a idade, o que mais me preocupou foi um tumor enorme do tamanho de uma jabuticaba no pescoço, fiquei apavorada!!! como tenho muitas ervas medicinais no jardim e já tinha visto um video a respeito, comecei a dar 3 a 4 folhinhas picadas no almoço e na janta da plantinha "TERRAMICINA", conhecida como tinelol, doril... uma plantinha roxa , aliás agora incrementei o plantio pelo jardim todo pq não pode faltar tantos pra nós humanos como pros nossos bichinhos de estimação. Com 5 dias de uso, os tumores sumiram, parece que nunca estiveram lá. A tosse e a rouquidão também, as flores são ótimas pras vias respiratórias. estou no décimo dia do tratamento.
Josângela
Bom dia! Tem outro remédio caseiro, sem ser vinagre de maçã?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Josângela, tem sim! Basta andar para cima na página que encontrará mais remédios caseiros para a artrite canina, como é o caso do ômega 3.

Remédios caseiros para a artrite canina
Imagem: pixabay.com
Imagem: complejob.net
Imagem: animalplanet.com
1 de 3
Remédios caseiros para a artrite canina

Voltar ao topo da página