Outros o cachorro

Vantagens e desvantagens da castração em cães

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 24 janeiro 2020
Vantagens e desvantagens da castração em cães

Tem dúvidas sobre castrar ou não seu cão? A castração é um dos assuntos mais controversos, apesar de ser totalmente lógico achar que é uma boa decisão. O melhor, neste ponto, é se informar, consultar diversas fontes e criar uma opinião própria para decidir com toda a informação possível. A castração terá importantes consequências no futuro do seu animal e na sua saúde, por isso continue lendo este artigo do umCOMO em que vamos explicar para você quais as vantagens e desvantagens da castração em cães.

Também lhe pode interessar: Como tratar a caspa em cães

Índice

  1. A castração para evitar filhotes indesejados e abandonos
  2. A castração tem vantagens para a saúde do seu cão
  3. Um cão castrado fica menos agitado e agressivo
  4. As desvantagens de castrar um cão
  5. Quando castrar um cachorro?

A castração para evitar filhotes indesejados e abandonos

Começamos pelas vantagens da castração para seu cachorro. Já referimos que o mais responsável e ético é não promover a procriação. Atualmente e tendo em conta a quantidade de animais abandonados, o seu cachorro/a ter descendência não é a melhor decisão. É claro que é muito bonito o seu animal procriar e desfrutar da beleza efêmera de ter filhotes, mas se não puder dar tudo o que ele/a precisa, o mais conveniente é esterilizar. Por isso, uma das primeiras e mais importantes vantagens é evitar filhotes indesejados. Castrar é fundamental para evitar abandonos e mortes desnecessárias, pois muitos acabam na rua ou esperando uma nova oportunidade em um abrigo, se é que terão alguma.

Vantagens e desvantagens da castração em cães - A castração para evitar filhotes indesejados e abandonos

A castração tem vantagens para a saúde do seu cão

Mas além disso, a castração possui outros benefícios. Um cão castrado tem menos probabilidades de tumores ou infecções na próstata ou nos genitais. Os machos castrados, quando ficam velhos, não fazem xixi sem querer, pois é pouco habitual que tenham problemas de próstata.

Uma das vantagens da castração é que diminui a marcação de território, pois o cachorro sente menos vontade de fazer isso. O instinto sexual também é reduzido depois dessa intervenção, por isso é menos provável que seu cão fuja, procurando fêmeas no cio ou machos. Este tipo de comportamentos farão com que o seu animal não se perca com tanta facilidade.

Um cão castrado fica menos agitado e agressivo

Os cachorros castrados são menos agressivos, principalmente diante de outros cães, e isso é devido à testosterona. Como não percebem os outros cães como competidores sexuais, aumenta a sua capacidade para se relacionar sem incidências, tornando-se bem mais sociável.

Outro benefício é que seu animal terá menos tendência a montar sobre os humanos ou outros cães. Ao estar menos nervoso e menos agitado, sua saúde será beneficiada. Não ter que competir pela fêmea é uma situação que melhora seu bem-estar e inclusive prolonga sua expectativa de vida. De qualquer forma, não podemos generalizar sobre a castração, pois não afeta todos os cães da mesma forma, há alguns casos onde o caráter do cachorro não varia nada.

Vantagens e desvantagens da castração em cães - Um cão castrado fica menos agitado e agressivo

As desvantagens de castrar um cão

Agora vamos falar das desvantagens de castrar o seu cão. É importante dizer que são poucas em comparação com os benefícios, mas é conveniente conhecer quais são. Os riscos mais frequentes da castração são que alguns têm mais possibilidades de sofrer de hipotiroidismo, pode ser que seu animal tenha mais apetite e, consequentemente, engorde um pouco.

Se for castrado antes dos 5 meses, em certos casos aumenta o risco de sarcoma. Outra possível desvantagem é que os machos castrados às vezes se tornam sexualmente chamativos para outros que podem tentar montar sobre eles. Seja como for, fale com seu veterinário sobre o assunto e decida se é o melhor para seu cão.

Quando castrar um cachorro?

A idade normal para castrar um cão é entre os 6 e 9 meses. No entanto, os filhotes podem ser castrados a partir das 8 semanas se estiverem saudáveis.

A castração é importante para evitar que ocorram certos comportamentos não desejados, por isso é perfeita se realizada antes de chegar à maturidade sexual. Se o seu cão já teve estes hábitos durante alguns meses, pode ser que eles persistam depois da castração, mas não se esqueça que apesar da mudança não ser radical, em certos casos a sua saúde sempre será beneficiada. E se seu animal tiver certos hábitos que não pode controlar, talvez seja a hora de procurar um profissional em etologia e comportamento canino.

Obtenha mais informação a este respeito consultando o artigo Qual é a melhor idade para castrar ou esterilizar meu cachorro.

Vantagens e desvantagens da castração em cães - Quando castrar um cachorro?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vantagens e desvantagens da castração em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Vantagens e desvantagens da castração em cães