Fundamentos de Biologia

Animais em extinção no Brasil

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Animais em extinção no Brasil
Imagem: mundopediu.com

O Brasil está repleto de animais bem diferentes e especiais que só existem neste país, verdadeiras raridades. No entanto, devido às mudanças que seus habitats têm sofrido ao longo dos anos, causadas sobretudo pela desflorestação, muitas destas espécies têm perdido qualidade de vida, não encontrando condições favoráveis para viver e se reproduzir, o que as torna ainda mais raras. Atualmente são 627 as espécies em perigo de extinção no Brasil e esta é uma realidade bem infeliz porque é possível que, em breve, elas já não existam mais. Para dar a conhecer alguns dos animais em extinção no Brasil, preparámos este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como se deslocam os animais

Índice

  1. Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)
  2. Ararinha-Azul (Cyanopsitta Spixii)
  3. Muriqui (Brachyteles hypoxanthus)
  4. Sagüi-de-duas-cores (Saguinus bicolor)
  5. Mutum-do-nordeste (Mitu mitu mitu)
  6. Onça-parda (Puma concolor capricornensis)
  7. Peixe-boi-marinho (Trichechus manatus)
  8. Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriácea)
  9. Perereca-verde (Hylomantis granulosa)
  10. Espadarte ou Peixe-serra (Pristis perotteti)
  11. Preservar habitat animal

Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)

Este simpático macaquinho é uma das espécies mais ameaçadas no Brasil, e suspeita-se que existam apenas 1000 indivíduos a viver em liberdade no país. A Reserva Biológica Poço das Antas e a Reserva Biológica União têm feito um grande esforço por proteger e manter esta espécie mas, apesar dos resultados estarem a ser positivos, ainda não são suficientes para fazer com que os micos-leão-dourado deixem de ser considerados uma espécie em perigo de extinção.

Animais em extinção no Brasil - Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)
Imagem: culturamix.com

Ararinha-Azul (Cyanopsitta Spixii)

Esta ave é bem fácil de identificar pelas suas penas em vários tons de azul no corpo e de tom mais claro na cabeça. É uma espécie de papagaio endêmico do Brasil e seu habitat era o estado da Bahia, em matas de galeria próximas de riachos sazonais. Em 2001 desapareceu a única ararinha-azul a viver em liberdade na natureza, e atualmente encontram-se apenas algumas dezenas em cativeiro. Esta é uma das espécies gravemente ameaçadas pelo corte indiscriminado de árvores e tráfico ilegal de animais.

Animais em extinção no Brasil - Ararinha-Azul (Cyanopsitta Spixii)
Imagem: pensamentoverde.com.br

Muriqui (Brachyteles hypoxanthus)

Tal como outras espécies de macaco existentes no Brasil, os Muriqui também se encontram na Lista Vermelha da IUCN inserido na categoria "Perigo", o que significa que este animal corre um grande risco de extinção na natureza. Existem dois tipos de Muriquis nesta situação: o Muriqui-do-Norte, de face negra com manchas esbranquiçadas e pelagem amarela-amarronzada, e o Muriqui-do-Sul, de face preta e pelagem bege. É o maior primata das Américas, chegando a pesar 12 kg e a medir 1,50 m. Existem pouco mais de três mil exemplares de Muriqui vivendo em parques estatuais e nacionais.

Animais em extinção no Brasil - Muriqui (Brachyteles hypoxanthus)
Imagem: greenstyle.com.br

Sagüi-de-duas-cores (Saguinus bicolor)

O Sagüi-de-duas-cores, também chamado de soim-de-coleira é mais uma das espécies de primatas em perigo de extinção no Brasil. O seu habitat é a floresta Amazônia, mais especificamente perto da cidade de Manaus, e tem vindo a ver seu território ameaçado devido ao crescimento desta. É um animal de hábitos diurnos, que vive na copa das árvores, e seu aspeto é muto caraterístico: cabeça preta, coloração escura com exceção na zona do pescoço e patas dianteiras, onde é branca, e uma longa cauda, maior que o próprio corpo. O Sagüi-de-duas-cores é muito apreciado como animal de estimação, o que aumenta o risco de proteção deste animal.

Animais em extinção no Brasil - Sagüi-de-duas-cores (Saguinus bicolor)

Mutum-do-nordeste (Mitu mitu mitu)

Esta é uma ave originária da Mata Atlântica brasileira e extremamente ameaçada devido à caça e à destruição de seu habitat para plantação da cana-de-açúcar, pelo que já não se encontra mais a viver livremente em natureza. Existem apenas 100 indivíduos, protegidos em cativeiro na Crax - Sociedade de Pesquisa da Fauna Silvestre. Também conhecido por Mutum-de-alagoas, este animal possui cerca de 90 cm de comprimento, plumagem preta com reflexos azuis e bico vermelho.

Animais em extinção no Brasil - Mutum-do-nordeste (Mitu mitu mitu)
Imagem: geralforum.com

Onça-parda (Puma concolor capricornensis)

A Onça-parda é conhecida de várias formas: suçuarana, puma, onça-vermelha, jaguaruna, leão-baio e leão-da-montanha. É um animal que ocupa uma grande extensão geográfica, podendo ser encontrado desde o Canadá até ao Chile, no entanto com pouca frequência visto que se encontra sob risco de extinção, devido ao decréscimo de sua população. Felino de grande porte, seu comprimento vai desde 1,60 m a 2m, tem hábito crepuscular-noturno e solitário. Existe ainda a viver em natureza, porém ameaçada graças a outros predadores que com ela competem por alimento, e pode ser observada no Zoológico de Belo Horizonte, no Brasil.

Animais em extinção no Brasil -  Onça-parda (Puma concolor capricornensis)
Imagem: portalgranderede.com

Peixe-boi-marinho (Trichechus manatus)

Este estranho mamífero é uma espécie de peixe-boi também conhecido como manatim e pode ser encontrado desde o litoral dos Estados Unidos ao Nordeste brasileiro. Um adulto pode viver até 50 anos, medir entre 2,5 m a 4 m e pesar cerca de 600 kg, o que significa que precisa de passar várias horas por dia se alimentando de algas, capim marinho, folhas de mangue e outras plantas aquáticas que fazem parte de sua dieta. Encontra-se em risco crítico de extinção sobretudo devido à caça e perda de habitat. Para piorar a situação, cada fêmea só tem uma cria de 3 em 3 anos, depois de um período de 12 meses em gestação.

Animais em extinção no Brasil - Peixe-boi-marinho (Trichechus manatus)
Imagem: pensamentoverde.com.br

Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriácea)

A Tartaruga-de-couro é a maior das espécies de tartarugas, chegando a medir 2 m, e tem uma fisiologia muito particular, de cor preta com pintas brancas e uma carapaça com quilhas e menos rígida que a de outras espécies. Suas nadadeiras frontais permitem-lhe nadar longas distâncias pelo Oceano Pacífico, índico, Atlântico e pelo Circulo Polar Ártico. Entre outros lugares, desovam também no litoral brasileiro, nomeadamente em Espírito Santo. Encontram-se em risco de extinção devido à poluição, destruição dos locais de desova e baixa taxa de sobrevivência dos filhotes.

Animais em extinção no Brasil - Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriácea)
Imagem: tartarugasmarinhas.pt

Perereca-verde (Hylomantis granulosa)

Também os bichos pequenos estão em risco crítico de extinção no Brasil, como é o caso da Perereca-verde, que tem visto seu habitat, no interior de remanescentes florestas, sendo reduzido e ameaçado pela poluição. Em termo de aparência a pupila vertical é um aspeto bem caraterístico esta espécie de anfíbio, que tem entre 35 a 40 mm de comprimento e corso rugoso e colorido em tom de verde. Usa a camuflagem para se proteger dos predadores

Animais em extinção no Brasil - Perereca-verde (Hylomantis granulosa)
Imagem: bioligado.com.br

Espadarte ou Peixe-serra (Pristis perotteti)

Este é um animal marinho bem peculiar graças à grande extensão de seu rostro num formato estreito e comprido, com dentes laterais, aparentando uma serra. O maior exemplar já capturado media 7 metros e tanto este como outras espécies de peixe-serra se encontram criticamente em perigo devido à caça e perda de habitat. É um animal temido pelas pequenas embarcações de pesca porque consegue causar grande estrago às redes com o rostro comprido, também usado para golpear peixes em cardumes com o objetivo de se alimentar deles.

Animais em extinção no Brasil - Espadarte ou Peixe-serra (Pristis perotteti)
Imagem: noticias.terra.com.br

Preservar habitat animal

Infelizmente existem muitas mais espécies em vias de extinção no território brasileiro, sobretudo devido a atos irresponsáveis do ser humano, que só pensa nos benefícios a curto-prazo e não se preocupa com o fato de estar a pôr em risco a existência destes animais. Algumas são espécies endêmicas e outras não, no entanto é muito importante preservar todas elas para que, no futuro, continuem presentes no nosso mundo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Animais em extinção no Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
natália da silva batista
bom não tem tudo que eu precisava mais muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sara Silva
Olá Natália. Obrigada nós por seu comentário e visita! :)
Imagem: mundopediu.com
Imagem: culturamix.com
Imagem: pensamentoverde.com.br
Imagem: greenstyle.com.br
Imagem: geralforum.com
Imagem: portalgranderede.com
Imagem: pensamentoverde.com.br
Imagem: tartarugasmarinhas.pt
Imagem: bioligado.com.br
Imagem: noticias.terra.com.br
1 de 11
Animais em extinção no Brasil