Sobre Macacos

Curiosidades sobre o mico-leão-dourado

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 10 dezembro 2019
Curiosidades sobre o mico-leão-dourado

O mico-leão-dourado é uma espécie de macaco originário do Brasil. Este animal habita apenas na Mata Atlântica brasileira, no estado do Rio de Janeiro e atualmente encontra-se em extinção, pelo que também pode ser observado em algumas reservas que têm como objetivo proteger e difundir a espécie. Por ser um macaquinho especial, preparámos este artigo do umComo.com.br em que lhe damos a conhecer algumas curiosidades sobre o mico-leão-dourado.

Também lhe pode interessar: Curiosidades sobre o Lobo-guará

Passos a seguir:

1

O mico-leão-dourado é um parente próximo do mico-leão-preto, residente no estado de São Paulo e espécie também ameaçada.

2

Seu nome científico é Leontopithecus rosalia e também é chamado de saguipiranga, sauimpiranga, sagui, mico e sauí. Os dois primeiros nomes foram atribuídos pelo povo tupi e significam "sagui vermelho".

3

Os micos-leão têm hábitos diurnos e são muito ativos durante as primeiras horas da manhã. Ao longo do dia alimentam-se de pequenos insetos, frutas, ovos de pássaros, lagartas e néctar, sendo considerados animais onívoros.

Curiosidades sobre o mico-leão-dourado - Passo 3
4

É fácil identificar um mico-leão-dourado por sua pelagem alaranjada, juba característica, garras em vez de unhas e pelo terceiro dedo da mão, que é mais comprido e usado para capturar presas. Não existe muita diferença física entre o macho e a fêmea.

5

São animais muito vocais e os sons que emitem são muito diversos consoante a situação. Este tipo de comunicação representa grande importância dadas as limitações visuais do habitat.

6

A fase de reprodução ocorre entre setembro e março. Depois de uma gestação de 129 dias a fêmea dá à luz 1 a 3 filhotes, que nascem com menos de 60 gramas. Os micos-leão vivem em grupos de cerca de 8 elementos e todos ajudam a cuidar dos bebés uns dos outros.

Curiosidades sobre o mico-leão-dourado - Passo 6
Imagem: viverdeeco.com
7

Dentro do grupo, geralmente é a fêmea mais velha que ocupa o lugar de líder. Ela é a única que pode reproduzir e nem por isso passa muito tempo cuidando dos filhotes, que após quatro dias ficam grande parte do tempo com o pai, que os carrega para todo o lado.

8

O mico-leão-dourado é de tal forma popular e carismático que originou o problema de várias pessoas o desejarem como animal de estimação, o que dificulta a conservação da espécie. Em 1960 descobriu-se o caso de um fanático que coletou cerca de 300 micos-leão-dourado em 5 anos.

9

Os indivíduos que vivem livremente na natureza duram, em média, 8 anos, podendo em alguns casos atingir os 10 ou 12 anos de idade. Em cativeiro chegam a viver até 15 anos.

10

Durante a noite o mico-leão-dourado dorme em buracos em troncos de árvore, mas sempre variando de local e tendo preferência pelos que se localizam a mais de 10 metros do chão. Durante o dia também passa a maior parte do tempo nas árvores.

Curiosidades sobre o mico-leão-dourado - Passo 10
Imagem: ecologia.info

Se pretende ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre o mico-leão-dourado, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
luiza
quero saber de que bioma ele e o mico leao dourado
André Luiz
Boa tarde, o bioma do mico-leão-dourado, é a Mata Atlântica
Maurício Pedroso Filho
Este animal tem algum tipo de predador ?
André Luiz
Sim, como todo animal livre, possuem predadores, temos as aves de rapinas que pelo seu tamanho e peso, são presas fáceis destas aves. Podemos ter também, alguns felinos,como jaguatirica dentre outros.
Solange
Amei as informações sobre o mico-leão-dourado. Realmente é um animal lindo! E merece toda a nossa atenção e amor, para preservá-lo.
Sara Silva
Oi Solange! Que bom saber que você gostou das informações. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
elton
por que nao tem se ele se locomove??????
ata
geralmente é pelas patas
Raissa
nossa muito legal essa pesquisa no meu colegio vai ter uma feira cultural e eu tenho que pesquisar sobre o mico leão dourado isso me ajudou bastante mais sera que da para você ensinar como fazer um mico leão dourado não de papel mais sim de alguma coisa facil sem ser desenhar e para feira cultural me ajude não acho nada
marcella
adoreie
Sara Silva
Oi Marcella, que bom saber! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Bruna Marcelle
Quais sao as principais curiosidades sobre o Mico Leao Dourado
ana paula
Que animal come mico leao dourado
Sara Silva
Olá Ana Paula. O mico-leão-dourado alimenta-se de pequenos insetos, frutas, ovos de pássaros, lagartas e néctar, sendo considerado um animal onívoro.
Ana
estou fazendo uma revisão sobre o mico-leão-dourado ficaria legal se eu colocasse no texto o que está acima?
Sara Silva
Olá Ana, não a aconselhamos a copiar o texto porque isso se trata de plágio. Como alternativa pegue na informação principal do texto e escreva-a à sua maneira.
Dyovana vieira
amei a reportagem do mico leao dourado me ajudou bastante em meu trabalho
Sara Silva
Olá Dyovana, ficamos contentes por saber isso! Lhe desejamos felicidades para seu percurso escolar!
pedro
porque chamam ele de leão
Sara Silva
Olá Pedro. O mico-leão-dourado recebeu esse nome devido à pelagem em torno da sua cabeça que forma uma juba, semelhante à dos leões. Agradecemos seu comentário!
danielly
envie o que animais tipo mico leão dourado se alimentam e o que costam de fazer
Usuário anônimo
Não mencionou o q ele come ou bebe ,quanto tempo aprox. Dorme etc...
Imagem: viverdeeco.com
Imagem: ecologia.info
1 de 4
Curiosidades sobre o mico-leão-dourado