Os resfriados nos gatos

Como baixar a febre de meu gato

Como baixar a febre de meu gato

A febre em gatos é igualmente comum como nos cachorros, ainda que nos custe mais a identificar. Os felinos, ao serem animais bem mais independentes e autossuficientes que seus colegas caninos, é mais complicado para os donos perceberem que estão doentes. Por isso, é imprescindível prestar atenção ao comportamento de nosso gato diariamente e lhe proporcionar todos os cuidados que precisa. Entre os sintomas mais comuns da febre em felinos encontram-se a apatia, secura do nariz e um comportamento inquieto e nervoso. Tem a temperatura muito alta? Continue lendo este artigo de umComo e descubra como baixar a febre de seu gato.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu gato tem febre

Passos a seguir:

1

A temperatura normal de um gato adulto oscila entre 38 e 39ºC, enquanto que a dos cachorros se encontra nos 39,5ºC. Se ao medir a temperatura de seu felino ele supera estes números, podemos considerar que tem febre. O mais recomendável é que leve seu gato a um veterinário o quanto antes para que o examine e descubra a causa da febre, já que em muitas ocasiões aparece como sintoma de alguma doença.

Como baixar a febre de meu gato - Passo 1
Imagem: carolinapetsblog.com
2

No caso de que a alta temperatura de seu felino não se deva a uma condição grave, mas a um resfriado comum ou outro motivo leve, pode recorrer ao uso de tratamentos caseiros para reduzi-la, sempre com o consentimento do veterinário. O primeiro que deve fazer é se certificar que seu gato bebe toda a quantidade de água que seu corpo precisa para mantê-lo bem hidratado. Os felinos são animais pouco bebedores, por isso deverá prestar especial atenção a este detalhe e lhe proporcionar o líquido com a ajuda de uma seringa se não quiser beber. É muito importante que a água seja fresca. Consulte nosso artigo sobre como fazer que seu gato beba mais água.

3

O espaço onde se encontra seu gato é muito importante para conseguir que a febre baixe e recupere sua temperatura normal. O ideal é que o acomode em um lugar de sua casa quente e seco, isto é, livre de umidade, afastado do frio, o excesso de calor e as mudanças bruscas de temperatura. É muito importante que o felino se encontre o mais cômodo possível, relaxado e tranquilo para favorecer o processo de recuperação.

Como baixar a febre de meu gato - Passo 3
4

Para regular a temperatura de seu corpo, deverá colocar compressas úmidas na sua testa e deixar durante uns minutos. As compressas ou toalhas devem estar umedecidas em água fria, se não, não surtirão efeito. Depois retire-as; pode fazer este processo duas vezes ao dia. Além da testa, pode umedecer suas patas, região do abdômen e virilhas para um melhor resultado. Lembre-se que depois de aplicar as compressas, deve secar bem as partes úmidas.

5

A alimentação também desempenha um papel fundamental em sua recuperação e para baixar a febre, já que uma dieta inadequada pode agravar seu estado e inclusive ser a causa. Para selecionar a melhor comida, deverá prestar atenção nos ingredientes, peso de seu felino, raça e idade. Consulte nosso artigo sobre como escolher a comida de meu gato e verifique se está lhe proporcionando ou não a mais adequada.

6

Durante o tempo que seu gato estiver com febre, tente não dar banho, a não ser que o veterinário indique a você o contrário, para evitar que a situação piore. Se passadas 48 horas após ter medido a temperatura e posto em prática estes remédios, a febre não baixar, deverá levar seu gato ao veterinário para o examinar. Lembre-se que pode ser sintoma de alguma doença e por isso não diminui.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar a febre de meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
sara
pode da ass pro gato?ele esta quietão e tem uma pele no olho,mas esta comendo normalmente
Editor umComo.com.br
Oi Sara! Apenas um veterinário pode fazer um diagnóstico do sue gatinho. Sem exame físico, não podemos recomendar um tratamento. Rápidas melhoras!
prapof
moro numa cidade que não tem veterinário, e preciso do nome do remédio e a dosagem correta , então meu gato vai morrer por não ter veterinário?
Imagem: carolinapetsblog.com
1 de 3
Como baixar a febre de meu gato