Controlar o comportamento de um papagaio

Como cuidar de um papagaio

Como cuidar de um papagaio

Os papagaios são aves exóticas procedentes da Austrália, com dimensões muito variáveis dependendo das diferentes espécies e que costumam ser animais de companhia em muitas casas. Trata-se de um pássaro muito sociável e que pode ser de grande companhia, já que quando bem treinados chegam até a falar. A primeira coisa necessária para ter um papagaio em casa, é dispor de uma gaiola ou espaço suficientemente grande para este animal de estimação. Se você quer sabe mais a respeito deles, leia este artigo de umComo.com.br sobre como cuidar de um papagaio.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um papagaio

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que deveremos fazer ao adquirir ou adotar um papagaio será preparar seu habitat, ou seja, escolher uma gaiola adequada para o nosso pássaro. A principal coisa a prestar atenção é que se adapte às dimensões do bicho para que possa se mover sem problemas, mas você pode ver aqui mais dicas sobre como escolher uma gaiola para pássaros.

2

A alimentação é outro dos fatores que deveremos ter em conta para que o nosso papagaio viva saudável e feliz. Para alimentar corretamente estes pássaros, deveremos fornecer-lhes sementes ou grão, junto com frutas e verduras.

3

Além disso, deveremos colocar na gaiola um osso de sépia (ou siba) ou uma pedra de cálcio para que ele desbaste corretamente o seu bico.

4

A água é outra das coisas indispensáveis que deveremos ter em conta. Além de encher o bebedouro, os papagaios são animais que gostam de tomar banho, pelo que você poderá colocar um recipiente grande para ele ou molhá-lo com um regador.

5

Obviamente, também será necessário realizar uma correta limpeza da gaiola para que nosso papagaio viva nas condições higiênicas adequadas. Você pode colocar areia para gatos no fundo da gaiola, que deverá ser trocada pelo menos uma vez por semana.

6

Estes animais são muito inteligentes e se os treinarmos corretamente, podem inclusive falar e aprender brincadeiras simples. Será necessário dedicar um tempo por dia ensinando-lhes a dizer algumas palavras que eles depois imitarão e repetirão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um papagaio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Os papagaios são animais muito sociáveis, por isso você deverá estar atento para que ele não se sinta sozinho.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Enicarlo Ramos Damascena
Meu papagaio está meio desequilibrado minha mãe estava dando bastante semente de maçã só agora que eu vi que não pode da esse alimentos o que fazer para saber se ele está doente
A sua avaliação:
Josias soares da Silva
BOM DIA! MEU PAPAGAIO ESTAR ESPIRRANDO MUITO, O QUE DEVO FAZER, O QUE DEVO DAR A ELE?
Ana Maria de Moraes
O bico do meu papagaio está crescendo. O que devo fazer? Tenho receio que com o tempo ele não venha consegui se alimentar.
Laura
voce tem que comprar alguma coisa para ele morde para gastar o bico ex : pedaços de mdeira de vassoura , pedrinhas para passaros brinquedos e brinquedos que ele possa destruir . Serve para todo tipo de ave da classe deles como : calopsita papagaio ......( ``de bicco torto´´)
JUNIO GERALDO FLORES
minha mãe tem um papagaio e ele sempre teve problema de intestino preso, devido a isso deu até uma ferida ao redor do anus. Ele está fraco e com dor. O que podemos dar a ele p/ tirar a dor e também como alimento p/ melhorar o intestino?
Como cuidar de um papagaio