Partilhar

Como saber se meu papagaio está doente

Como saber se meu papagaio está doente

Apesar dos papagaios serem animais bastante resistentes que se adaptam muito bem ao clima da América do Sul, podem sofrer diversas doenças.

Muitas vezes, assim como acontece com a maioria dos pássaros, é muito difícil para o dono do papagaio detectar os sintomas que indicam que a ave está sofrendo alguma doença. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como saber se seu papagaio está doente.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu canário está doente
Passos a seguir:
1

Aspecto geral. Um papagaio saudável não deve ter as penas arrepiadas nem esconder constantemente a cabeça debaixo da asa. Estas duas posturas podem ser provocadas pela hipotermia ou por alguma doença infecciosa.

Por outro lado, se ele balança o rabo exageradamente quando respira quer dizer que a ave está fazendo um esforço importante para respirar e pode ser um sintoma de várias doenças respiratórias.

2

A cloaca é o orifício por onde o papagaio elimina as fezes e a urina (além do sêmen nos machos e ovos nas fêmeas). As penas que estão ao redor devem estar secas e sem restos de excrementos, caso contrário, o papagaio poderá estar sofrendo de diarreia.

3

As fezes dos papagaios saudáveis são consistentes e sólidas. Fezes líquidas costumam indicar diarreia.

Umas fezes de consistência normal mas acompanhadas de muita água podem indicar poliúria, isto é, aumento na secreção de urina, que poderia estar relacionada com insuficiência renal.

4

Aconselha-se verificar o bico e as patas para detectar a presença de crostas, normalmente provocadas por parasitas.

Ao examinar as patas preste atenção às articulações, pois um engrossamento nelas pode estar sendo provocado pela doença da gota.

Ao inspecionar o bico, você também deve prestar atenção especial às narinas (as aberturas por onde o papagaio respira), para descobrir possíveis restos de mucosidade que podem ser sinal de problemas respiratórios. Ao fazê-lo, não convém se centrar só nas narinas mas também nas penas ao redor, pois às vezes as narinas parecem limpas mas nas penas próximas podemos encontrar muco.

5

Uma queda excessiva das penas pode ser provocada por avitaminose (falta de vitaminas) por isso sua alimentação deve ser revisada. A falta de pelo em apenas algumas áreas determinadas pode estar causada por fungos ou por ácaros.

6

Um dos primeiros sintomas de qualquer doença é a falta de apetite, portanto você pode observar uma diminuição da quantidade de comida que o papagaio ingere.

7

Se tiver observado algum destes sintomas, recomendamos que vá a um veterinário, se possível, um especialista em animais exóticos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu papagaio está doente, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu papagaio está doente

112 comentários
Oscar Milton da Silva
Meu papagaio parou de comer e nao está emitindo som.....
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Oscar, você precisa levar seu papagaio em um veterinário de animais exóticos o quanto antes, deixar de comer pode ser fatal para ele. A equipe do umCOMO deseja rápidas melhoras!
Maria
oi tudo bem o meu papagaio ele esta com 5 meses ele estava de boa dormiu bem no outro dia amanheceu mole caindo atoa dei hoje esta com 3 dias que esta assim
Leandro willington
Meu papagaio desde meio dia nao quer comer e ate agora nao quer comer, com diarréia ele esta. Vcs podem me ajudar.
Editor umComo.com.br
Oi Leandro! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico ao seu pet e confirmar o que tem de errado com ele. Rápidas melhoras!
Nazare
Boa noite! Alguém por favor pode me orientar? meu papagaio não está defecando desde cedo... está com papo cheio... o que eu faço... ele não comeu mais porque fiquei preocupada... ele não digere e nem defeca e está triste... me ajude não consigo nem dormi sem saber o que fazer.
Editor umComo.com.br
Oi Nazare! Sem fazer um exame físico do seu papagaio, não podemos recomendar um tratamento. Recomendamos que você leve o seu pet no veterinário o mais rápido possível. Rápidas melhoras!
Sandy ellen
Olá, tenho um papagaio ele ainda está novinho dou apenas papinha, vi que ele está ficando com uma das asas caídas o que pode ser? Estou ficando preocupada já
Editor umComo.com.br
Oi Sandy! Você precisa levar o seu papagaio no veterinário assim que possível para que ele seja examinado. Sem vê-lo, não podemos fazer um diagnóstico. Rápidas melhoras!
Priscila aparecida dos santos
Então hoje pela manhã percebi meu papagaio melhor respirando bem melhor mais ativo querendo brincar ver tudo e está aceitando o papazinho bem melhor graças a Deus tá dando certo quero agradecer a força de vcs e o carinho que trata a gente meu único problema e q estou no momento sem dinheiro pra levalo ao veterinário só vou ter esse dinheiro sexta feira da semana q vem e assim q eu receber vai ser a primeira coisa q vou fazer e levar meu pet ao veterinário pois eu sei que e muito importante um acompanhamento no vet então vou ficar mais atenta e me precaver com esses tipo de situações mas no momento estou pedindo ajuda com concelhos de pessoas mais experiente q eu pq estou sem saber o que fazer mas quero agradecer as orientações muiticimo obrigada!!!
Priscila aparecida dos santos
Graças a Deus foi embora a falta de apetite e a diarreia do meu filhote de papagaio verdadeiro mas agora está respirando pelo bico ele fica com o bico aberto o tempo todo e alingua até balança dentro da boca não sei se e cansaço mas está sendo medicado com um antibiótico de 12 em 12 horas q foi oq ajudou bastante com a falta de apetite queria saber se isso também será bom pra esse cansaço estou um pouco preocupada será q pode dar inalação de soro fisiológico com inalador ou pingar uma gotinha de rinosoro no narizinho dele só Deus viu passou um problema e veio outro também não sei se pode ser o calor o remédio q está tomando e este avitrin antibiótico 5gotas alguém pode me ajudar
Editor umComo.com.br
Oi Priscilla! A respiração com a boca aberta significa que a ave está com graves dificuldades em respirar. Pode ser uma infeção respiratória ou mesmo ter origem vírica. Outra possibilidade é que a temperatura esteja demasiado elevada ou exista muita umidade na incubadora. De qualquer forma, a consulta veterinária tem carácter urgente, para que possam identificar a causa desses problemas respiratórios. O antibiótico que você está utilizando foi receitado pelo veterinário? É importante que seja um antibiótico específico para as bactérias envolvidas, caso seja uma infeção bacteriana.
Priscila aparecida dos santos
Olá bom dia !!então quero agradecer a sugestão de voltar a ministrar a papa que estava ministrando anterior a Gold pois as fezes do meu filhote de papagaio voltou ao normal só o apetite dele q aínda está escasso não está querendo comer muito bem como era antes tá comendo pouco mas está comendo sabe só não como comia com bastante vontade queria saber sua opinião em ministrar uma vitamina tipo a do papagaio da YouTube "Fernando 22 dias " o criador ministra protovit uma gota a cada refeição e calcigenol três gotas por dia o meu papagaio está aparentando estar bem agora só q com pouco apetite ainda não houve perda de peso o q a senhora com sua experiência acha sobre isso o q me aconselha !!!!!hhaaaaa milhões de muito obrigado ❤️😍
Editor umComo.com.br
Oi Priscila! O nosso conselho é que você não administre nenhum tipo de vitamina. Se a papa for de boa qualidade ela já tem a quantidade de vitaminas necessárias. A administração de vitaminas extra pode ser até prejudicial, causando uma hipervitaminose. Se você pretende reforçar a alimentação dele, o melhor é consultar diretamente um veterinário de animais exóticos que prescreva o adequado, caso considere que ele precisa de alguma suplementação específica.
Priscila aparecida dos santos
Olá boa noite!! Meu nome e Priscila tenho um papagaio de 25 dias,ontem a noite percebi que não estava comendo a papa q compro no pet shop como e acostumado a comer e dei só oq ele aceitou e pela manhã percebi que estava assim ainda comendo pouquinho então fiz a papa de fubá uma pitada de açucar e sal e leite aí ele comeu bem, mas d pois começou a evacuar bem mole preciso saber o que faço se volto a dar a papa q eu dava antes estou preocupada queria saber se e bom dar água estou sem saber o que fazer e estou sem dinheiro pra ir ao veterinário preciso de ajuda
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Priscila! O leite é totalmente desaconselhado para aves. Não sei qual a espécie do seu papagaio mas a maioria não consome nada de origem animal. Algumas espécies consomem apenas alguns insectos. Assim, é essencial seguir com a mesma papa, própria para psitacídeos. Existem diferentes possibilidades para o que está acontecendo, a temperatura da papa é inadequada, a umidade da incubadora está desajustada ou mesmo a temperatura da incubadora. Todos esses fatores podem afetar a digestão e ele não consegue comer mais porque não digere bem a papinha. Se você adquiriu o pet recentemente, recomendamos que fale com o criador o mais depressa possível mas, claro, a ida ao veterinário seria o mais aconselhado.
Laudicéia
Meu papagaio está fazendo algo muito estranho....ele encosta o bumbum na parede da gaiola e começa a gemer muito...o que seria isso???? Tem 1 ano e meio

Como saber se meu papagaio está doente
Como saber se meu papagaio está doente

Voltar ao topo da página