Partilhar

Como saber se meu papagaio está doente

Como saber se meu papagaio está doente

Apesar dos papagaios serem animais bastante resistentes que se adaptam muito bem ao clima da América do Sul, podem sofrer diversas doenças.

Muitas vezes, assim como acontece com a maioria dos pássaros, é muito difícil para o dono do papagaio detectar os sintomas que indicam que a ave está sofrendo alguma doença. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como saber se seu papagaio está doente.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu canário está doente
Passos a seguir:
1

Aspecto geral. Um papagaio saudável não deve ter as penas arrepiadas nem esconder constantemente a cabeça debaixo da asa. Estas duas posturas podem ser provocadas pela hipotermia ou por alguma doença infecciosa.

Por outro lado, se ele balança o rabo exageradamente quando respira quer dizer que a ave está fazendo um esforço importante para respirar e pode ser um sintoma de várias doenças respiratórias.

2

A cloaca é o orifício por onde o papagaio elimina as fezes e a urina (além do sêmen nos machos e ovos nas fêmeas). As penas que estão ao redor devem estar secas e sem restos de excrementos, caso contrário, o papagaio poderá estar sofrendo de diarreia.

3

As fezes dos papagaios saudáveis são consistentes e sólidas. Fezes líquidas costumam indicar diarreia.

Umas fezes de consistência normal mas acompanhadas de muita água podem indicar poliúria, isto é, aumento na secreção de urina, que poderia estar relacionada com insuficiência renal.

4

Aconselha-se verificar o bico e as patas para detectar a presença de crostas, normalmente provocadas por parasitas.

Ao examinar as patas preste atenção às articulações, pois um engrossamento nelas pode estar sendo provocado pela doença da gota.

Ao inspecionar o bico, você também deve prestar atenção especial às narinas (as aberturas por onde o papagaio respira), para descobrir possíveis restos de mucosidade que podem ser sinal de problemas respiratórios. Ao fazê-lo, não convém se centrar só nas narinas mas também nas penas ao redor, pois às vezes as narinas parecem limpas mas nas penas próximas podemos encontrar muco.

5

Uma queda excessiva das penas pode ser provocada por avitaminose (falta de vitaminas) por isso sua alimentação deve ser revisada. A falta de pelo em apenas algumas áreas determinadas pode estar causada por fungos ou por ácaros.

6

Um dos primeiros sintomas de qualquer doença é a falta de apetite, portanto você pode observar uma diminuição da quantidade de comida que o papagaio ingere.

7

Se tiver observado algum destes sintomas, recomendamos que vá a um veterinário, se possível, um especialista em animais exóticos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu papagaio está doente, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se meu papagaio está doente

117 comentários
A sua avaliação:
Edgard Antônio de Campos
meu papagaio grita muito para evacoar,e muita agua nas fezes Como devo cuidar e ja levei ao veterinario e não teve muita melhora.
A sua avaliação:
Cheila
Mim ajude. Minha papagai que amo tanto. Nao quer sair da gaiola. Ele cortou o pesizinho. Coloquei medicamento. Está seco. Mais ela só fica na gaiola ao lado das comida e água. Quando da vontade. Ela come. Parece deprimida. Outro dia meu marido gritou com ela e tirou ela só cozinha uma semana. Ele sempre ficou nesse cantinho. Nao sei se foi isso. Sei que ele mim viu aperiada chorrando. Aí deixou ela voltar para o cantinho dela. Mais ela continua sem sair do viveiro. E as vezes que saiu ficava voando dentro se casa. Não sei o que fazer pra ela volta ao normal. Fico o dia inteiro xalerando ela. E não adianta.
A sua avaliação:
Evelyn
Olá, tenho um papagaio de 2 anos. Hoje enquanto estavamos brincando ele se assustou e caiu no chão. Logo após isso ele esta empoleirado, sonolento, com vômito, não fala, não come e nem bebe água. Aparenta estar com medo. Não temos veterinários especializados na cidade onde moro. O que fazer?
A sua avaliação:
Anderson
Meu papagaio tá soltando sangue desde manhã, não sei o que fazer,tô com medo dele morre mi ajuda
Oscar Milton da Silva
Meu papagaio parou de comer e nao está emitindo som.....
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Oscar, você precisa levar seu papagaio em um veterinário de animais exóticos o quanto antes, deixar de comer pode ser fatal para ele. A equipe do umCOMO deseja rápidas melhoras!
Simone
Como vc tratou seu papagaio. P meu tá assim
Tá muito fraquinho... e não sei má p que fazer
Maria
oi tudo bem o meu papagaio ele esta com 5 meses ele estava de boa dormiu bem no outro dia amanheceu mole caindo atoa dei hoje esta com 3 dias que esta assim
Leandro willington
Meu papagaio desde meio dia nao quer comer e ate agora nao quer comer, com diarréia ele esta. Vcs podem me ajudar.
Editor umComo.com.br
Oi Leandro! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico ao seu pet e confirmar o que tem de errado com ele. Rápidas melhoras!
Nazare
Boa noite! Alguém por favor pode me orientar? meu papagaio não está defecando desde cedo... está com papo cheio... o que eu faço... ele não comeu mais porque fiquei preocupada... ele não digere e nem defeca e está triste... me ajude não consigo nem dormi sem saber o que fazer.
Editor umComo.com.br
Oi Nazare! Sem fazer um exame físico do seu papagaio, não podemos recomendar um tratamento. Recomendamos que você leve o seu pet no veterinário o mais rápido possível. Rápidas melhoras!
Sandy ellen
Olá, tenho um papagaio ele ainda está novinho dou apenas papinha, vi que ele está ficando com uma das asas caídas o que pode ser? Estou ficando preocupada já
Editor umComo.com.br
Oi Sandy! Você precisa levar o seu papagaio no veterinário assim que possível para que ele seja examinado. Sem vê-lo, não podemos fazer um diagnóstico. Rápidas melhoras!
Priscila aparecida dos santos
Então hoje pela manhã percebi meu papagaio melhor respirando bem melhor mais ativo querendo brincar ver tudo e está aceitando o papazinho bem melhor graças a Deus tá dando certo quero agradecer a força de vcs e o carinho que trata a gente meu único problema e q estou no momento sem dinheiro pra levalo ao veterinário só vou ter esse dinheiro sexta feira da semana q vem e assim q eu receber vai ser a primeira coisa q vou fazer e levar meu pet ao veterinário pois eu sei que e muito importante um acompanhamento no vet então vou ficar mais atenta e me precaver com esses tipo de situações mas no momento estou pedindo ajuda com concelhos de pessoas mais experiente q eu pq estou sem saber o que fazer mas quero agradecer as orientações muiticimo obrigada!!!

Como saber se meu papagaio está doente
Como saber se meu papagaio está doente

Voltar ao topo da página