Cuidar da pele do cachorro

Como fazer um banho de aveia para cães

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer um banho de aveia para cães

Os cães e os humanos compartilham algumas condições que podem afetar o bem-estar da pele. Eles, assim como nós, podem sofrer de alergia, dermatite ou pele seca, condições que geram irritação e coceira na pele, originando grandes incômodos nos nossos melhores amigos.

Outras condições, como a sarna, também podem ser responsáveis por este tipo de problemas, para os quais um banho de aveia é a solução ideal. Quer acalmar a pele do seu amigo com este bom remédio caseiro? Em umComo.com.br explicamos para você como fazer um banho de aveia para cães e mimar o seu animal de estimação.

Também lhe pode interessar: Como dar banho a um Shar Pei

Passos a seguir:

1

Quando procuramos uma alternativa natural para acalmar as condições da pele, a aveia é uma excelente opção. Os flocos deste cereal aplicados de forma tópica contam com grandes propriedades hidratantes e anti-inflamatórias, ajudando a acalmar a coceira, a reduzir a inflamação originada pelas lesões e a umectar a pele seca.

O banho de aveia é um remédio caseiro muito usado para tratar os incômodos em pessoas com catapora, pele seca, eczema, dermatite ou alergias por contato, reduzindo os sintomas originados por estas condições. No caso dos cães é igualmente eficaz, sendo uma boa opção para ajudar o nosso amigo a diminuir os seus incômodos.

Como fazer um banho de aveia para cães - Passo 1
2

Para fazer este banho de aveia para cães só precisará de 1 xícara de flocos de aveia naturais ou, caso não tenha, de farinha de aveia natural, sem aromas nem aditivos químicos. Coloque a xícara de aveia em um liquidificador ou processador de alimentos para triturar por completo até conseguir um cereal fino e fácil de dissolver.

Depois deverá encher a banheira com água morna até metade, se for um cão grande, ou um pouco menos no caso de cães mais pequenos. Se não tiver banheira em casa mas seu cão não for muito grande, pode optar por um recipiente de plástico onde possa colocar o animal. Certifique-se de que a água esteja morna e a uma temperatura agradável para o cão.

3

Depois acrescente a xícara de aveia triturada e transformada em pó fino, mexendo com seu braço para que ela se dilua no líquido. Verá como a água vai ficando com uma cor branca similar ao leite de aveia; isso é devido a que o cereal está soltando as suas propriedades em contato com o líquido, e são precisamente essas propriedades que ajudarão a beneficiar a pele do seu cão.

Quando a água tiver adquirido esta cor, coloque seu animal na banheira ou recipiente.

4

Molhe o cão com este líquido e esfregue suavemente a sua pele com a água, acariciando-o e falando com tranquilidade. Insista nas zonas mais irritadas ou que causam mais problemas no animal. É conveniente que o cão esteja mergulhado na água por 15 minutos. Após este tempo deverá retirar o animal da banheira sem enxaguar, seque com uma toalha suave para retirar a umidade.

Este banho de aveia para cães ajudará a proteger a pele do animal, deixando uma camada hidratante e acalmando os incômodos. Pode realizar durante 3 dias consecutivos no caso de peles muito afetadas e depois aplicar uma vez por mês para manter a pele hidratada e em bom estado.

Como fazer um banho de aveia para cães - Passo 4
5

O banho de aveia é uma excelente alternativa para acalmar os incômodos na pele do seu cão, mas é muito importante descobrir o que está causando a coceira constante para resolver o problema de forma definitiva.

Se seu cão se coça com muita frequência, pode ser por:

  • Alergia por contato a alguma planta ou substância do lar.
  • Alergia à ração, problema que além de causar mal-estar estomacal causa também coceira e incômodos na pele.
  • Alergia à saliva das pulgas, transmitida pela sua picada. Neste caso a coceira e as lesões estão localizadas na área onde o parasita picou.
  • Dermatite, que pode ser causada por xampus, produtos de limpeza ou por uma reação aos parasitas.
  • Pele seca, um problema que pode ser causado pelas mudanças de clima, uso de xampus muito fortes ou banhos excessivos.

Se depois de aplicar o banho de aveia por 3 dias não observar melhorias ou se, pouco tempo depois, o cão tiver uma recaída, será importante ir ao veterinário para descartar a presença de qualquer uma das condições mencionadas anteriormente e aplicar um tratamento profissional que ajude a aliviar o problema.

Como fazer um banho de aveia para cães - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um banho de aveia para cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como fazer um banho de aveia para cães