A sarna do cachorro

Como saber se meu cachorro está com sarna

Como saber se meu cachorro está com sarna

A sarna é um tipo de doença inflamatória que ataca os cachorros. Este tipo de animais costumam ser hospedeiros de ácaros em pequenas quantidades, e seu sistema imunológico é suficiente para mantê-los controlados. A sarna é provocada pelo excesso de vários tipos de ácaros, que infectam o cachorro e constroem ninhos entre seu pelo e sua pele, provocando no animal lesões cutâneas que podem levar à perda de pelo, deficiência em seu sistema imunológico e inclusive doenças genéticas. Existem vários tipos de ácaros, e dependendo de qual deles causa a doença no nosso cachorro, a sarna poderá ser contagiosa ou não. Uma detecção precoce da doença pode facilitar muito na cura de seu amigo, por isso em umComo.com.br damos algumas dicas para saber se seu cachorro está com sarna.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a sarna canina

Índice

  1. Diferenciar entre uma sarna Demodécica Localizada e uma sarna Demodécica Generalizada
  2. Reconhecer se é uma Sarna Sarcóptica
  3. Diferenciar os sintomas de cada tipo de sarna

Diferenciar entre uma sarna Demodécica Localizada e uma sarna Demodécica Generalizada

  • A sarna localizada é causada por um ácaro microscópico conhecido como Demodex Canis. Na realidade, este tipo de ácaro constrói seu ninho em quase todos os nossos animais de estimação, mas em pequenas quantidades. O problema é que se o sistema imunológico do nosso cachorro falhar, essa quantidade se descontrola, provocando a doença. A sarna localizada é mais frequente em cachorros com menos de um ano de idade. Os sintomas que você pode observar é que o pelo ao redor dos olhos e da boca começa a diminuir em quantidade. Também aparece calvície em suas patas, no lombo ou nos pés, podendo chegar a 3 centímetros de diâmetro. Além disso, você pode observar que a pele nessas áreas fica com uma cor avermelhada.
  • Pode-se considerar que nosso cachorro está com sarna generalizada quando apresenta 5 ou mais áreas de calvície, que podem aparecer também na cabeça do animal, combinadas com grandes áreas onde o cabelo desapareceu completamente. O número excessivo de ácaros nos folículos de seu pelo e em sua pele podem causar feridas e crostas. Se durante o primeiro ano de vida de um filhote, ele for diagnosticado com sarna generalizada, existe entre trinta e cinquenta por cento de probabilidades de que seu próprio sistema imunológico acabe com ela; enquanto isso, nos cachorros adultos a atenção de um veterinário é necessária para poder superá-la.

É necessário lembrar que nem a sarna demodécica localizada nem a generalizada são contagiosas e nem podem ser passadas para humanos.

Como saber se meu cachorro está com sarna - Diferenciar entre uma sarna Demodécica Localizada e uma sarna Demodécica Generalizada

Reconhecer se é uma Sarna Sarcóptica

A sarna sarcóptica ou escabiose canina, diferentemente da demodécica, é muito contagiosa e pode ser facilmente transferível para outros animais. Os ácaros também podem contagiar os humanos, mas não conseguem sobreviver muito no nosso organismo. Este tipo de doença está causada pela infecção de uma classe específica de ácaro que ataca os cães e se estende rapidamente pela pele, provocando feridas graves e costas no corpo inteiro. Normalmente, os primeiros sintomas de sarna sarcóptica aparecem nas orelhas e nos cotovelos.

Como saber se meu cachorro está com sarna - Reconhecer se é uma Sarna Sarcóptica

Diferenciar os sintomas de cada tipo de sarna

  • Os sintomas de sarna demodécica incluem perda de pelo, pequenas feridas e envermelhecimento da pele. Pode ser que o cachorro não sinta a coceira até que a infecção tenha se generalizado, e que inclusive pareça ter uma boa saúde. No entanto, além da ardência na pele ele pode sofrer fortes dores na barriga e, caso não seja tratado a tempo, a perda de grades quantidades de pelo.
  • A sarna sarcóptica causa ardência intensa desde o primeiro momento. Talvez o cachorro se arranhe e inclusive se morda com agressividade para parar a coceira, o que piora o seu estado. Sua saúde se deteriora rapidamente, e pode até ser que ele seja incapaz de dormir ou comer por causa da sensação de que sua pele está queimando. Se este tipo de infecção não for tratada a tempo, pode levar a graves problemas de saúde.

Veja mais em: Como tratar a sarna de cachorro com remédios caseiros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro está com sarna, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
40 comentários
A sua avaliação:
Marcos
Meu pit Bull está muito com manchas vermelhas nas partes baixos dos testículos o que devo
fazer
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Marcos, neste caso o ideal é levá-lo ao veterinário, para que ele possa dar o melhor diagnóstico e tratamento possível. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
cristiane rodrigues
minha cachorrinha esta com um grosserao no pescoço com umas casca....nao sei oque e´ vcs podem me ajudar.....as casquinhas estao saindo mais nao esta saindo todos os pelos
maria enisalva
tenho pastor alemão esta debilitado foi dado como sarna negra ja fiz varios trtamento imjetavel e oral banho com varios sabonete esta piorando estou sem dinheiro para levar no veterinario
Jonatas
Tem alguns comprimidos que serve para combater de está doenca exp ( simpric)
Rosangela
Oi tenho uma pincher de 2 meses, tem partes de seu corpinho que esta com falha de pelo, e sai umas casquinhas,mas ela não coça,o que poderia ser
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosangela, é importante levar a sua cadelinha ao veterinário, pois essa caspa pode ser sinônimo de um problema de pele como a dermatite, por isso é importante que ela seja examinada pelo veterinário. Obrigada pelo comentário e as melhoras para a sua cadela!
joao paulo
meu cao esta com uma coceira que parece quemadura fica em carne viva o que pode ser?
RITA GONZALEZ
O QUE PASSAR DE REMÉDIO,OU ALGO CASEIRO PARA ALIVIAR Á COCEIIRA
daniele
Queria saber oque está acontecendo com meu cachorro tem uma parte do pelo dele que cai e esta vermelho mas ele não se coça o que é?
cristina
Meu cachorro esta com tanta conceira começa sair sangue e agora bebi tanta agua.será que e sarna porque antes da coceira meu irmao bbanhou com sabao em pó
Layane fernandes
Minha cachorra estar com uma coceira muito grande no olho dela e os pelos dela caindo
arielli
Qual sería o remedio cazeiro para sarna
jessica
minha cachorrinha so tem 2 meses e apareceu varias feridas no seu corpo ;principalmente na cabeça e no pescoço e cosa muito a cada lugar que ela coça aparece mais feridas com bolha e depois istora e fica vermelho sera que sarna
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jessica, para um diagnóstico apropriado, você deverá consultar um veterinário. Feridas na pele de cachorro pode significar problemas de pele, picadas de inseto ou estresse, por isso convém determinar a causa para seguir o tratamento adequado.
Amanda Venância
O meu cachorro está caindo o pelo envolta do olho e a pela esta escamosa e perto da orelha está perdendo o pelo também e está com feridas dentro da orelha e ele coça muito pouco , pode ser sarna?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Amanda, infelizmente não posso realizar um diagnóstico sem ver. Por isso, sugeria que levasse o seu cachorro ao veterinário para obter um diagnóstico adequado.
Valdirene Lima
Meu e pudo esta.escamando..e. sarna?
Jennifer
Olá. Há um tempo meu cachorro foi diagnosticado com sarna. Antes de levá-lo ao veterinário, estava tratando como uma alergia, pois eram poucos pontos onde havia caído o pelo. Começou a piorar, a parte de cima dele traseira, caiu todo o pelo, começou a ter feridas, sangrar, e o corpo inteiro dele ficou cheio de calombos, feridas. O veterinário a princípio tosou ele inteiro e deu banho com medicamentos para sarna. Minha mãe disse que foi horrível, porque tiveram até que sedar ele, devido a agressividade, medo. Não é o tipo de sarna que passa para outros cachorros. Ele ficou assim depois de voltar de um pet shop um dia, quando havia pedido para darem banho. Não sei se pode ser relacionado ao estresse de ter sido levado de casa para o banho. Mesmo com remédio para pulgas, ele tem uma coceira extrema. Gastei tudo o que tinha com os remédios que o veterinário passou, tudo muito caro. Shampoos, pomadas, medicamentos orais... Estava indo para o pet shop 1 vez por semana, com banhos que alternavam os remédios. Não adiantou. A orelha dele, criou uma secreção amarela, que mesmo que façamos limpeza todos os dias com produto específico, suja novamente. Comprei ração super premium, também aminomix gold que o veterinário disse que ele precisaria tomar pro resto da vida (e que dificuldade ele comer, tanto o pó quanto o comprimido). Dói ver ele assim, porque tudo que fiz não adiantou. Tentamos até os tais remédios caseiros( óleo queimado com enxofre). Minha mãe queria que sacrificasse, mas como é meu não deixei. O pior, é que com sarna, ficam pousando mini mosquinhas nele, então ele ficou meio louco, porque mesmo quando não tem nada rodeando ele, ele fica abocanhando o ar, achando que tem mosquinhas, até no escuro. Ele se tornou agressivo depois de adulto, talvez medo também de tanto que pegamos ele pra passar remédio, devia doer bastante. Ele dormia numa casinha dessas de plástico, achamos que isso estava trazendo muita umidade para a pele dele, trocamos por caixa de papelão com travesseiro dentro. Na primeira semana ele melhorou, até trocávamos o travesseiro para manter sempre seco. Paramos com os banhos no pet shop, porque toda vez que ele voltava ficava com a pele muito vermelha, irritada, acabava piorando, mesmo sendo banho com remédios. Sei que cachorro não sua, mas ele parece que onde deita sempre fica úmido. Nem preciso dizer do fedor que ele fica sem tomar banho, mas como havíamos percebido melhora sem o banho, esse foi o jeito. Agora ele piorou de novo. Onde havia crescido pelo caiu tudo, está cheio de feridas, e ele coça e tira sangue, não consigo fazer ele parar. Colocar colar elizabetano fez da nossa vida um inferno. Ele fica desesperado, faz escândalos que incomodam os vizinhos, e ele arrebenta o colar, porque não deita com ele, só senta. Não tenho mais dinheiro, estou no vermelho, e meu cachorro continua nessa situação. É como ter um filho doente, não sei mais o que fazer. Se alguém tiver alguma dica melhor, me dê uma luz. Não aguento mais isso.
Andre Pinheiro
cara vc por acaso fez exames de sangue no seu cão? pode ser que ele esteja com leishmaniose canina...
Dalva Monteiro de Barros
Obrigada pelos artigos. São muito instrutivos, Dalva
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dalva, muito obrigada nós pela sua visita e comentário :) Continue nos acompanhando!
greice
meu cachorro estar com falta de pelagem no membro inferior mas mão tá vermelho só caiu o pelo mais cosa um pouco
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Greice, o ideal seria levar o seu cachorro ao vet para ser feito um diagnóstico adequado e prescrito o tratamento, caso necessário.
andre lucas
ola tenho um cachorrinho shit zhu ele ta com uma cosera perto do rabo e ta inchado e sem pelo e cosa muito.isso e sarna?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Andre, só o veterinário é que poderá dar o diagnóstico correto, leve ele a uma consulta. Muito obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
ANA CRISTINA DA SILVA
OLA! minha cachorrinha deu sarna... mas ela esta, amamentando?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Ana, você deve consultar o veterinário para que ele faça o diagnóstico correto e lhe indique o tratamento a seguir.
francis
olá,tenho 3 cachorrinhas de raça pinscher com chihuahua e uma delas a menor esta com muita cosseira,no pescoço e ontem notei que estava vermelho tipo como fosse um chupam ,ai fiquei observando hoje ela se coça muito na quele local e o vermelho sumiu mais ela na área da frente da perninha noto que esta perdendo pelo não muito mais pega com a mão e passo no pelo tipo pego e sai na minha mão,não levei ainda no veterinário gostaria de saber sua opinião.sera que pode ser sarna?
Otavia Costa
Olá .meu cachorro apareceu com uma coceira na parte lombar ,e com a queda de pelos no local e vermelhidão,igual relatado acima .Ele já teve assim antes e o Veterinário receitou antibiótico e deu uma injeção ,mas voltou ag de novo.Dei banho nele ,lavei bem onde coça.Tem alguma pomada ou algum remédio q eu possa dar a ele.(as vezes jogo mata bicheira nele )Isso pode?
1 de 3
Como saber se meu cachorro está com sarna