Como alimentar a minha gata após o parto
Se tem uma gata e ela acabou de ter filhotes deve ter em conta algumas dicas para a manter bem alimentada depois de ser mãe. Durante a gravidez também deverá ter tido certas precauções para que estivesse saudável e muito bem alimentada para que seus filhotes crescessem fortes e tivesse o leite suficiente. Se deseja cuidar de sua gata como merece e que esteja forte para amamentar os seus bebês, em umComo.com.br contamos a você como alimentar a sua gata após o parto.
Passos a seguir:
Durante as últimas 3 semanas de gravidez a sua gata deverá ter sido alimentada com ração de alta qualidade pensada especialmente para gatinhos. Esta ração está indicada para que a gata produza um leite bem rico nos nutrientes que os gatinhos precisarão. Mas logo após ao parto o seu apetite fica afetado, passará de comer demais a quase nada. É normal que a gata depois de dar à luz não coma muito. Ainda que veja que não quer comer, não deixe de oferecer comida, em poucos dias irá recuperando o seu apetite normal.
Neste artigo de umComo damos-lhe algumas dicas para que saiba como cuidar de uma gata grávida.
Nas 24 horas posteriores ao parto pode ser que quase não coma, mas deve se certificar de que tem acesso frequente a água fresca e limpa. Nesse período é quando a gata está produzindo o colostro, que é o primeiro alimento que a gata dará de comer aos bebês, e tem muitas vitaminas, proteínas e gorduras para os pequenos gatinhos. É muito importante para que a mãe transmita os anticorpos aos seus filhotes. Esse colostro tem 88% de água, daí a relevância de que a gata tenha sempre água fresca disponível.
Durante o tempo que durar a amamentação, deverá alimentar a sua gata com ração adequada para filhotes. A sua alimentação deve ser especial porque deve se manter forte, saudável e produzir leite suficiente rico em nutrientes para alimentar todos os seus bebês. Como regra geral deve ser alimentada 2 ou 3 vezes ao dia e deve ter sempre água limpa e fresca perto.
Às vezes, a quantidade de comida pode ser maior, mas isto dependerá das necessidades da sua gata. Pode inclusive dar a cada 2 ou 3 dias alguma porção de frango ou atum para contribuir com mais nutrientes à sua dieta. Ainda que o mais importante é que coma e esteja saudável, deve prestar atenção para não engordar em excesso porque pode pôr em risco a sua saúde se comer demais.
Com o passar dos dias a gata começará a produzir menos leite porque os bebês começam a crescer e as suas exigências de leite diminuem. A amamentação é um processo que dura no máximo 2 meses, depois se produzirá o momento conhecido como o desmame, quando as crias começarão a precisar de alimento sólido.
Em 4 semanas poderá introduzir de forma gradual a ração que habitualmente sua gata comia. Se ganhou um pouco de peso e não está saudável, será melhor falar com o veterinário para considerar uma ração especial de dieta.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar a minha gata após o parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.