Compreensão comportamento canino

Por que meu cachorro bebe tanta água?

Karol Jares
Por Karol Jares. Atualizado: 1 fevereiro 2018
Por que meu cachorro bebe tanta água?

Seu cachorro anda bebendo muita água, e você tem dúvidas se isso é um comportamento normal ou, quem sabe, o indicativo de algum problema que exige mais da sua atenção? Continue lendo esse artigo do UmComo para descobrir porque seu cachorro bebe tanta água.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu cão não quer beber água

Índice

  1. O que pode ser?
  2. O que fazer se o cachorro está bebendo muita água?
  3. Cuidados a serem tomados

O que pode ser?

Existe um sintoma, muito comum entre cães e gatos, chamado polidipsia, que faz com que seu bichinho sinta muita sede e acabe ingerindo mais água que o normal.

Para saber se o seu pet anda bebendo mais água do que o normal, basta colocar um recipiente cheio de água e, ao final de 24 horas, verificar o quanto de água sobrou. Para um entendimento ainda maior, pegue o quanto foi ingerido de água pelo seu pet em um dia (basta diminuir a quantidade de água que havia no recipiente assim que você colocou para o cachorro pela quantidade que sobrou ao fim das 24 horas). Divida esse valor pelo peso do seu cachorro. Um cachorro saudável toma em torno de 90 ml/ kg em um dia. Ou seja, se o seu bichinho pesa 10 kg, não deve tomar mais de 900 ml de água em um dia (abra exceções para dias muito quentes. O bichinho pode estar apenas com muito calor).

Observação: Para que esse método tenha eficácia, é preciso ter certeza que seu cachorro não toma água de nenhuma outra fonte além do recipiente que você coloca para ele.

Por que meu cachorro bebe tanta água? - O que pode ser?
Imagem: pt.aliexpress.com

O que fazer se o cachorro está bebendo muita água?

A polidipsia não é uma doença, ela é um sintoma. Logo, se o seu cachorro estiver, de fato, bebendo mais água que o normal, isso pode estar relacionado a alguma doença renal e diabetes ou a algum problema hormonal. Além do excesso de sede, o cachorro pode apresentar ainda perda de peso, vômito e feridas na pele. Mas, de qualquer forma, sempre procure um veterinário, ao invés de fazer seu próprio diagnóstico e medicar o pet de qualquer maneira. As causas para a polidipsia podem ser muitas, então é sempre melhor confiar em um médico especializado para o tratamento adequado.

Por que meu cachorro bebe tanta água? - O que fazer se o cachorro está bebendo muita água?
Imagem: mascotafiel.com

Cuidados a serem tomados

Fique atento a qualquer atividade incomum do seu cachorro. Se percebeu que ele anda bebendo muita água, observe se existem mais coisas diferentes no corpo do seu pet, pois isso pode ajudar o veterinário a indicar o melhor tratamento para o seu bichinho. Não dê nenhum medicamento por conta própria e sempre procure um médico assim que notar os sintomas de alguma irregularidade na saúde do seu cão.

Veja também os seguintes artigos sobre desidratação em cachorros que lhe podem ser úteis:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro bebe tanta água?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pt.aliexpress.com
Imagem: mascotafiel.com
1 de 3
Por que meu cachorro bebe tanta água?