Mantenha os animais de estimação seguros em sua casa

Quais são os alimentos tóxicos para os cães

Quais são os alimentos tóxicos para os cães

É um grande companheiro e em muitas ocasiões nosso melhor amigo, por isso desejamos que nosso cachorro se mantenha saudável e feliz, uma tarefa que depende em grande parte de nós e dos cuidados que damos ao nosso animal de estimação. Conhecer suas necessidades nutricionais e saber os alimentos que podem ser prejudiciais e até venenosos para nosso cão é fundamental para garantir sua segurança. Por isso em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os alimentos tóxicos para os cães que você deve evitar dar.

Passos a seguir:

1

A cebola e o alho são dois ingredientes comuns em nossas casas que são muito tóxicos para os cães, em especial a cebola. Ambos contêm tiosulfato uma substância que produz no animal diarreia, vômitos, problemas respiratórios, perda de apetite e urina com sangue. Em casos mais graves pode fazer com que o animal comece a sofrer de anemia hemolítica devido à destruição dos glóbulos vermelhos.

Se preparar comida em casa para seu cão, jamais deve incluir estes ingredientes.

2

Os humanos adoram o chocolate e pensamos que dar de vez em quando uma bolacha com chocolate ou um pedacinho deste doce para nosso cão não lhe fará mal. Mas nos enganamos, este conta com teobromina que ao se acumular em grandes quantidades no corpo do cão torna-se tóxica. Se o animal consumir uma pequena porção pode ter unicamente mal-estar estomacal, mas em quantidades maiores terá também espasmos musculares, convulsões, taquicardia, hemorragias internas e inclusive um ataque do coração.

É bom você saber que o chocolate preto é o mais tóxico de todos, por isso deve mantê-lo afastado de seu cão.

3

Inicialmente o cachorro alimenta-se com leite materno, passada esta etapa os cães costumam desenvolver intolerância à lactose, por isso não é conveniente lhes dar nenhum tipo de alimento que contenha essa substância. Leite, queijo, iogurte, etc, costumam produzir vômitos, diarreia e mal-estar estomacal. Ainda que não seja propriamente venenosa para o animal, sua ingestão não os beneficia.

4

O tomate e a batata são outros ingredientes inadequados para a alimentação de nosso cão. O segundo contém fécula que é muito difícil de processar pelo animal, e o primeiro é muito ácido para seu estômago. Ambos provocam mal-estar estomacal, diarreia e vômito.

5

Todo tipo de nozes, e particularmente a macadâmia, são altamente tóxicas para os cães devido a seu conteúdo de fósforo. Podem produzir danos renais e vesiculares, vômitos, espasmos musculares, debilidade e inclusive, em casos mais graves, paralisia.

6

As uvas ou as uvas passas são também muito perigosas para nosso animal. Nem todos os cães apresentam uma reação a este alimento, como é impossível determinar se nosso cão as tolerará ou não, o melhor é não permitir que as consuma. O animal pode apresentar vômitos, diarreia, espasmos musculares, debilidade, desidratação, dano renal e em casos mais graves pode morrer.

7

Devido a seu alto teor de gordura e a diferentes substâncias que o compõem, o abacate é também tóxico para o animal. Do mesmo modo que não é conveniente dar ao cão alimentos com farinha de trigo, frango cru, bebidas com cafeína ou sal.

A melhor forma de manter nosso cão seguro é alimentando-o com ração ou produtos comerciais destinados especialmente para eles. Assim garantimos sua correta nutrição e especialmente sua segurança.

8

Além disso, é importante saber o que fazer se seu animal de estimação se intoxicar, desta forma garantirá uma rápida atenção médica que fará toda a diferença.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os alimentos tóxicos para os cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
iara
Gostaria de saber qual aliemnto posso dar meu vao com insuficiência renal
antonia
boa noite eu sempre faço batata cozida pro meus cães agora com essa parei muito obrigado pelas dicas ajuda muito agente que tem cães e gato e tambem colocava alho e cebola não sabia que fazia tanto mal assim pros meus bebe de quatro patas obrigado mesmo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonia! Que bom saber que as dicas foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Conceição Silva
Se a batata é tóxica para cachorro. Como pode ser prescrita como dieta branda para cachorro?

A sua avaliação:
Leandro
Em outro site eu li que uma forma de tratar a diarreia seria com uma dieta branda, que consiste em arroz, carne de frango sem a pele e purê de batata sem a manteiga e o leite. Nesse caso a batata também é nocivo ou ajuda no restabelecimento do cãozinho?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Leandro! Cachorros podem comer batata sim, desde que em pequenas quantidades. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras do seu cachorro!
A sua avaliação:
Vinicius
Nossa eu dava tomate e batata pro meu cachorro e ele está muito mal recentemente vou cortar de agora em diante
brigado as dicas serviram muito.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vinicius! Que bom saber que as dicas foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
José Paulo
Gostei da dica eu estava dando batata; E agora eu vou cortar. Valeu, boa noite.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
silvia nobre
Olá ,eu tenho um pincher ,ja tem tres dias que ele anda com diarreia .Falei com o veternário e disse para fazer a agua do arroz com peito de frango sem pele ,eu dei ele melhorou um pouco ,começou a comer a ração dele e voltou hoje já fez as fezes moles novamente ...que diz de tentar dar o puré de abobora?
Quais são os alimentos tóxicos para os cães