Outros o cachorro

Beijar o seu cachorro faz mal?

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Beijar o seu cachorro faz mal?
Imagem: expertoanimal.com

Pesquisas recentes apontam que o beijo dos cães pode ser até mesmo benéfico para a saúde dos humanos. Mas se você tem dúvidas ainda sobre se beijar o seu cachorro faz mal? confira mais informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto e saiba a melhor maneira de conviver com o seu melhor amigo.

Também lhe pode interessar: Dar osso para cachorro faz mal?

Passos a seguir:

1

A relação entre cães e humanos sempre é motivo de novos estudos, a fim de entender melhor o comportamento de ambos, quando convivem no mesmo ambiente, inclusive, dos caninos, que se tornaram cada vez mais domésticos, ao longo da história. Uma pesquisa recente sobre se beijar cachorro faz mal comprova que receber uma lambida do seu melhor amigo e, inclusive, dar um selinho nele, como muitas pessoas fazem, pode até mesmo ser benéfico para a saúde.

Beijar o seu cachorro faz mal? - Passo 1
Imagem: hajlajt.pl
2

A explicação é que os micróbios que habitam o intestino dos cachorros podem funcionar como probióticos para os seres humanos. Assim, o beijo de um cão tem um benefício semelhante às vantagens que ingerir iogurte oferece aos seus consumidores. Vale dizer que as pessoas contam com 500 tipos diferentes de bactérias, todas elas estão em nosso organismo, embora existam as boas e as que não são benéficas para a saúde.

3

Para ter uma ideia da importância das chamadas bactérias do bem, é importante dizer que elas são responsáveis pelo bom funcionamento do sistema imunológico e do sistema digestivo. No entanto, com o passar do tempo, o número dessas bactérias é reduzido, o que afeta a saúde. Dessa forma, as pesquisas concluíram que receber uns beijos do seu cachorro, de vez em quando, vai repor justamente os bons micro-organismos que estão faltando no corpo.

4

É importante ressaltar ainda que, por causa dessa perda normal das boas bactérias do nosso organismo, deve-se moderar com o uso de produtos antibacterianos que, atualmente estão presentes em uma série de fórmulas. Além das bactérias ruins, sabonetes e outros itens desse tipo eliminam os micro-organismos que fazem bem à nossa saúde, tornando mais rápida a diminuição das populações no organismo.

5

Embora existam pessoas que digam que as bactérias dos cães podem fazer mal às pessoas, vale lembrar que estudos anteriores já descobriram que os melhores amigos do homem e seus respectivos cuidadores terminam por ter as mesmas bactérias no intestino ao longo dos anos em que convivem juntos. Além disso, outras pesquisas que já foram feitas há alguns anos comprovam que os caninos ajudam a manter o sistema imunológico, inclusive, das crianças em alta e, dessa forma, são diminuídas as chances que os pequenos têm de desenvolver doenças, como a asma e alergias.

Beijar o seu cachorro faz mal? - Passo 5
Imagem: nanopress.it
6

Quem tem um animal de estimação não precisa se preocupar em abraçar, ficar junto e mesmo levar uma lambida do seu melhor amigo ou dividirem a mesma cama. No entanto, essa relação saudável apenas acontece quando o cão está em dia com o veterinário. Para ter essa proximidade com o seu melhor amigo sem preocupações, o cachorro deve fazer as vacinas necessárias com a regularidade indicada pelo especialista e sempre ser encaminhado a ele quando surgirem sintomas de possíveis problemas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Beijar o seu cachorro faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Bruna
Ola sempre pensei que poderia ser prejudicial,foi bom saber que não preciso me preocupar .obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Bruna! Que bom saber que conseguimos esclarecer as suas dúvidas. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: expertoanimal.com
Imagem: hajlajt.pl
Imagem: nanopress.it
1 de 3
Beijar o seu cachorro faz mal?