Comida para cachorros

Dar osso para cachorro faz mal?

Dar osso para cachorro faz mal?
Imagem: portaldodog.com.br

Todo dono que se preze preocupa-se com o seu amiguinho de quatro patas e quer vê-lo feliz. Bem, fazer um cachorro feliz é muito fácil, basta muito carinho e um osso gigante. Mas esse osso será que pode prejudicar a saúde do seu bichinho? Dar osso para cachorro faz mal? É a pergunta que ecoa na mente de muitos tutores de cachorros, ouvimos muitas vezes dizer que não se deve dar ossos aos nossos pets mas na vida selvagem eles comem ossos e sobrevivem. Será que é perigosos dar ossos ao seu cachorro? É o que vamos descobrir neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Dormir com cachorro faz mal?

Dar osso para cachorro faz mal?

A resposta é depende, se você der ossos de aves ou costela de porco faz muito mal e até pode levar a morte do seu amigo de quatro patas. Você dá e não acontece nada, pois bem se você ama o seu amiguinho devia ter mais cuidado. Porque basta ele ter o azar de mastigar um pouco menos esses ossos, para esse mesmo osso descer pela gargante em forma de pontas agudas. Esses ossos podem ficar presos na garganta do animal e ele sufocar, porque são ossos bastante pequenos e bicudos. Caso o osso desça bem pela garganta sempre existe a hipótese do osso perfurar algum órgão do animal. Se o osso passar pelo sistema digestivo e perfurar o intestino, vai surgir uma hemorragia interna, da qual você só vai ver sintomas quando o animal ficar com alguma infeção. Nessa altura e na maioria dos casos a perfuração de órgãos leva à morte do seu pet. E então, vai continuar a dar ossos de aves e costela aos seus cachorros? Caso o seu amiguinho goste muito de ir ao lixo lá de casa e você note a falta dos ossos de aves ou costela de porco que estavam lá, deve levá-lo de imediato para o veterinário. Eles fazem um raio-x e se houver ossos pontiagudos a perfurar o intestino fazem uma cirurgia de emergência para removê-los e tentar salvar o seu animal.

Dar osso para cachorro faz mal? - Dar osso para cachorro faz mal?
Imagem: animale.me

Que tipo de osso pode dar ao seu cão?

Se você faz questão de dar ossos ao seu cão pode optar por dar ossos que sejam grandes, devem ter pelo menos o dobro do tamanho da boca do seu cachorro aberta. Isto para evitar que com a excitação, ele tente engolir o osso e sufocar. Os ossos devem ser dados sempre crus, não deve dar ossos cozinhados, pois assim que os ossos entram em contato com o calor excessivo, eles ficam muito mais rijos. Isso faz com que o cachorro tenha mais trabalho e acabe por ser preguiçoso, não mastigando o suficiente, engole pedaços grandes de osso e acaba por machucar-se. Se o seu cachorro não estiver acostumado a roer ossos você pode ajudá-lo dando umas marteladas no osso. Quando o animal ficar com o osso pequeno retire-o, para não correr o risco dele engolir o osso todo de uma vez. Você deve supervisionar sempre enquanto o seu pet come o osso. Não deve dar o osso e sair de casa, pois se algo acontecer você não vai estar lá para socorrer o seu cachorro e ele pode acabar por ficar muito mal. Você também pode dar ossos de couro, a regra é a mesma, sempre ossos grande e quando estiverem pequenos você deve retirar e jogar fora.

Dar osso para cachorro faz mal? - Que tipo de osso pode dar ao seu cão?
Imagem: marionanimalhospital.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dar osso para cachorro faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Neli Mello de Figueiredo Rocha
Gostei muito. Claro e objetivo.
Editor umComo.com.br
Oi Neli, que bom saber que as informações foram importantes para você. Obrigada e continue acompanhando a nossa página :)
Miguel Soares da Costa
Bom dia, Alimentar o cochorro com alimentos secos (ração), penso ser o ideal, quantidade recomendada ao peso (+-40 Kg e uma altura de 74cm), mas a juntar a tudo isto,tem diariamente um osso de vaca e como bonus pelas boas atitudes [cantar (uivar)] um biscoito. caminha, curre. Sera que algo é errado? OBRIGADO.
Melissa Ramalho
Se o seu cachorro está bem de saúde nada está errado, o osso de vaca é que deve ser dado sempre a cru, nunca cozinhado para o osso não ficar muito rijo. Espero ter ajudado e continue a seguir-nos.
Imagem: portaldodog.com.br
Imagem: animale.me
Imagem: marionanimalhospital.com
1 de 3
Dar osso para cachorro faz mal?