Partilhar

Cadela prenha pode tomar banho? Guia completo

Cadela prenha pode tomar banho? Guia completo

Quando temos uma cachorra em fase de gestação, é normal que surjam várias dúvidas, quer seja sobre os cuidados a ter com ela ou com os filhotes durante o processo de gestação, o parto e o período que sucede o nascimento. Algumas das dúvidas mais comuns estão relacionadas com a alimentação, o exercício, o descanso, as vacinas e as desparasitações. Em relação aos cuidados básicos, uma das dúvidas mais comuns que os veterinários esclarecem nos seus consultórios é sobre a higiene de uma cachorra grávida durante a gestação.

Se você quer saber todos os cuidados a ter com a sua cachorrinha e responder à questão "cadela prenha pode tomar banho?", continue lendo este artigo do umCOMO e descubra todos os detalhes sobre esta temática.

Cachorra prenha pode tomar banho?

Quem quer cuidar perfeitamente da sua fiel companheira e ajudar em tudo o que for possível durante a gravidez tem dúvidas sobre a manutenção da higiene dela durante esta fase. Você deve estar se perguntando se pode continuar dando banho na cachorra como sempre ou se é necessário alterar alguma coisa na rotina de limpeza. A resposta é que você necessita manter uma boa higiene da cadela e, desse jeito, a resposta é sim: você pode dar banho na cadela prenha.

No entanto, é necessário ter em conta que a frequência do banho deve ser a mesma de sempre, ou seja, uma vez a cada 2 ou 3 meses se a cachorra tem pelo curto ou uma vez por mês se tem pelo longo. Claro que, se a sua cachorra se sujar muito acidentalmente, você pode dar banho nela mesmo sem ter passado o tempo recomendado. Contudo, use panos umedecidos ou outras formas de limpeza que não sejam tão estressantes como os banhos sempre que possível.

Recomendamos que você dê banho na cadela prenha no princípio e no meio da gestação. O período de gestação em cachorros dura entre 63 e 67 dias, por isso faça os cálculos necessários para evitar dar banho no final da gestação, algo que não é recomendado. As razões pelas quais você NÃO deve dar banho a uma cadela no final da gravidez incluem o estresse (que afetará mais a cachorra por estar num estado mais delicado) e o fato de o canal vaginal começar dilatando nessa fase, o que aumenta o risco de produzir infecções por bactérias, fungos ou outros micro-organismos.

Além desta, existem muitas outras dúvidas sobre os cuidados a ter com uma cadela grávida. Confira este outro artigo do umCOMO para saber como cuidar de uma cadela grávida.

Cadela prenha pode tomar banho? Guia completo - Cachorra prenha pode tomar banho?

Como dar banho em uma cadela grávida - conselhos

Para dar banho na cachorra grávida corretamente e, assim, evitar problemas durante esta fase, recomendamos que você siga essas dicas para dar banho em cachorra grávida:

Escolha o shampoo adequado

É necessário escolher um shampoo adequado às necessidades do pelo e da pele da sua companheira de quatro patas. Você pode usar o mesmo shampoo habitual, mas é preferível usar um mais suave como o shampoo de aveia. Evite sabões que não são específicos para cachorros e que contenham perfumes, outras substâncias fortes ou medicamentos (exceto se o veterinário recomendar um produto específico para esta fase).

Temperatura da água

A temperatura da água deve ser mantida entre morna e quente, próxima da temperatura corporal dos cachorros. Normalmente, os veterinários recomendam que a temperatura seja mantida entre os 30ºC e os 39ºC. As temperaturas superiores devem ser evitadas para não queimar a cachorra, por isso tente sempre temperar a água antes de colocá-la na banheira ao invés de regular a água quando ela já está dentro.

Evite o estresse

É essencial evitar o estresse da sua companheira a todo o custo, já que é muito prejudicial para a saúde em qualquer situação. No entanto, em plena gestação o estresse afeta não só a mamãe, mas também os filhotes que se estão desenvolvendo, podendo provocar problemas graves. Assim, evite sempre mudanças bruscas de temperatura, ruídos fortes e tente que o momento do banho e secagem seja o mais breve possível. Quando ensaboar a sua cachorra, tente fazê-lo com massagens bem suaves e circulares que ajudem a relaxar.

Cuidado com o abdômen

É essencial que você tenha muito cuidado com as extremidades da banheira para evitar golpes, assim como garantir que a água não está saindo com muita pressão para evitar estresse e machicados na sua cachorrinha e no ventre dela. É preferível que você esteja mais tempo passando água sem pressão do que aumentar para enxaguar mais rapidamente.

Seque bem a sua cadela prenha

Não é necessário que você seque a cadela por completo, a não ser que faça frio. Não esqueça que, por ser essencial evitar o estresse, é melhor não usar um secador nem difusor de ar de qualquer tipo. Prefira secar a cachorrinha com toalhas, massageando bem o pelo dela e deixando que acabe de secar ao ar livre. Contudo, se for essencial usar o secador um pouco, garanta que a maior parte da água foi removida com a toalha antes de usar o aparelho em temperatura morna, com pouca força e a uma distância de um metro, aproximadamente.

Posso dar banho na cadela prenha com desparasitantes?

Além da dúvida principal sobre a higiene, outra questão muito comum nesta etapa da sua fiel companheira está relacionada com as desparasitações. Atualmente, existem diversos produtos e marcas de antiparasitários internos e externos, o que faz com que a seguinte questão seja normal: posso dar banho na cachorra grávida com asuntol, frontline, advantix, etc.?

A resposta é clara, enquanto a cadela está grávida NÃO pode ser desparasitada nem lavada com shampoos, pós, pipetas ou comprimidos antiparasitários. O motivo é simples, existe risco de intoxicar os filhotes em desenvolvimento e complicar a gravidez. Por esse motivo, não se recomenda desparasitar uma fêmea prenha em nenhuma situação. Se a cachorra for atacada por parasitas de qualquer tipo quando já está grávida, você deve consultar o veterinário para saber como proceder (habitualmente, a melhor opção é usar remédios naturais desparasitantes que não prejudiquem os fetos ou remover os parasitas externos, como pulgas e carrapatos, à mão.

Logo, tenha em conta que você deve fazer a desparasitação interna e externa vários dias antes de cruzar a cadela, caso a gravidez seja planejada. Assim, tanto a mamãe como os cachorros estarão protegidos sem riscos para os pequenos filhotes em desenvolvimento.

Cadela prenha pode tomar banho? Guia completo - Posso dar banho na cadela prenha com desparasitantes?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cadela prenha pode tomar banho? Guia completo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Cadela prenha pode tomar banho? Guia completo

O que lhe pareceu o artigo?

Cadela prenha pode tomar banho? Guia completo
1 de 3
Cadela prenha pode tomar banho? Guia completo

Voltar ao topo da página