Partilhar

Quantos filhotes pode ter um Shih tzu

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quantos filhotes pode ter um Shih tzu

Tem uma cadela de raça shih tzu e quer que tenha uma ninhada de lindos filhotes? Pois há algumas coisas que deve saber antes que sua cadela fique grávida; neste artigo vamos contar-lhe alguns dados sobre a reprodução, a gravidez e seus sintomas, e sobre alguns fatores que condicionam o volume das ninhadas. Como dono responsável, deve conhecer esta informação antes de empreender este projeto vital para seu pet. No umComo.com.br, mostramos a você com detalhes quantos filhotes pode ter um Shih tzu.

Também lhe pode interessar: Quantos filhotes pode ter um Schnauzer
Passos a seguir:
1

Antes de que sua cadela shih tzu tenha descendência, deve saber algumas coisas sobre a gravidez. As cadelas estão grávidas entre 59 e 63 dias aproximadamente e no caso desta raça em especial, podem ter entre 1 ou 10 filhotes no máximo. O mais habitual é que tenham entre 3 e 6 filhotes, coisa que chama bastante a atenção tendo em conta as dimensões da raça shih tzu. Um único filhote pode já ser excessivo para uma cadela; de fato, muitas vezes as fêmeas requerem cesárea no momento do parto, pois devido ao seu pequeno tamanho têm muitas dificuldades para parir de forma natural.

Quantos filhotes pode ter um Shih tzu - Passo 1
2

Para que sua Shih tzu tenha filhotes, deve saber alguns dados sobre a reprodução. Deve esperar que seu pet tenha passado pelo menos um cio, que costuma durar entre 10 e 20 dias, e lembre-se que as cadelas os têm duas vezes ao ano. Também é crucial que tenha atingido seu tamanho definitivo antes de submetê-la ao estresse de uma gravidez e um parto. Quanto muito, pode planejar três gravidezes ao longo de sua vida e terá que escolher um macho que não pese mais de 2 quilos que sua fêmea. Não junte dois cães muito pequenos para que procriem porque os filhotes poderiam ter um tamanho muito reduzido e padecer de muitos problemas de malformações.

Quantos filhotes pode ter um Shih tzu - Passo 2
3

Um conselho que deve levar muito a sério é que antes de pôr mãos à obra para que sua Shih tzu fique grávida, deve fazer os exames apropriados para determinar se há alguma doença congênita; e também deve evitar cruzar linhas de sangue que estejam vinculados de forma estreita.

Geralmente, o momento mais favorável para a concepção é entre os dias 9 e 13 do cio. Se o faz nesse período, o mais certo é que sua shih tzu fique grávida. Ainda que o mais fácil é ir ao veterinário quando tiver passado um mês depois da cobrição e fazer-lhe uma ecografia. Começará a notar certos sinais que pode indicar que sua Shi Tzu está grávida. Muitas cadelas experimentam muitas mudanças no caráter, por isso se sua cadela costuma ser tranquila, pode ser que esteja mais hiperativa. À medida que a gravidez avance, poderá ver como seu abdômen e sua vulva se inflamam, seus mamilos ficam maiores e começará a notar o desejo de aninhar. No seguinte artigo pode ver mais detalhes sobre Como saber se minha cadela está prenha.

4

Apesar destes sinais, o conveniente é ir ao veterinário para que se certifique e veja que tudo vai bem. Além disso, uma vez confirmada a gravidez, dará a você bons conselhos de cuidados pré-natais. Estas recomendações são importantes para a saúde e o bem-estar de seu pet e suas futuras crias. Terá que começar a alimentar sua shih tzu com comida com uma alta percentagem de gorduras e vitaminas. Seu veterinário fará um rastreamento da gravidez depois da ecografia inicial que realizará para se assegurar de quantos filhotes há e de que estão bem. Também é possível que faça outra no terço final da gestação para ver que tudo se desenvolve com normalidade.

Quantos filhotes pode ter um Shih tzu - Passo 4
5

O número de filhotes que pode ter uma cadela shih tzu dependerá de diversos fatores como a própria raça, a idade e a técnica reprodutiva. O tamanho importa bastante na hora de ter mais ou menos filhotes, a média de uma ninhada é de 6 filhotes, mas algumas podem ter 1 e outras podem chegar até 10 filhotes.

A idade da mãe é outro dos fatores determinantes nas ninhadas. Geralmente, as fêmeas mais velhas costumam ter uma menor quantidade de filhotes e vice-versa. E com respeito à técnica reprodutiva, observou-se que as cadelas que foram inseminadas de forma artificial têm ninhadas bem menores que quando são montadas de forma natural.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos filhotes pode ter um Shih tzu, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quantos filhotes pode ter um Shih tzu

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
José Elpídio
Tenho um casal de Shitzu,o macho não vejo os testículos, será que por isso a fêmea não engravidou ? Me respondam por favor ( cruzou em três cios e nuca ficou grávida )
Graca
Com quantos dias separa um filhote da raça shih tzu da mae?pose separa com 30 dias?
Editor umComo.com.br
Oi Graça! 30 dias é muito cedo para separá-los. Eles precisam, no mínimo, 7 semanas com a mãe. Saiba tudo sobre o processo nesse artigo: https://animais.umcomo.com.br/artigo/quando-separar-um-filhote-de-sua-mae-6827.html
Cacau
Uma cadelinha shitzu com 7 meses prenha ..consegue ter filhotes normal sem riscos?
DIEGO
TENHA UMA SHITZU ELA JA PARIU DUAS VEZES,ELA TER O 3 PARTO SEGUIDO FAZ MAL?
Joel James cochrane
Minha cadela está grávida com 35 dia sua respiração está diferente e normal e uma shitzu é uma shitzu.
Editor umComo.com.br
Oi Joel! Apenas um veterinário pode fazer um diagnóstico correto da sua cadelinha e descobrir se tem algo de errado com ela.
Gustavo Patiño
Um shih tzu mine, pode chegar até quantos centímetros (altura e comprimento) na media? Por favor.
Editor umComo.com.br
Oi, Gustavo. De acordo com a FCI, pode ter até 35 cm de altura. Aqui você encontra mais informações: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-e-a-raca-shih-tzu-24421.html
sonia martha gomes de almeida
boa tarde eu gostaria de saber quantas as vezes minha cachorra shih tzu pode ter filhote. porque ela ja pariu duas vezes, ate quantas vezes s ela pode pari.
Editor umComo.com.br
Oi Sonia! Na verdade, a cadela pode ter ninhadas em todos os cios. Ou seja, de 6 em 6 meses. O problema é que essa frequência de partos prejudica a saúde de uma forma geral da cadela e os cachorros começam a nascer com alguns problemas de saúde como consequência dos problemas da progenitora. O corpo da cadela demora a se recuperar totalmente, por esse motivo alguns criadores optam por ter no máximo uma ninhada por ano. Alguns veterinários recomendam no máximo 3-4 ninhadas em toda a vida da cadela.
Adriana
Olá boa tarde a minha BBC está prensa e o peixinhos dela está muito roxo e normal
sonia martha gomes de almeida
ola boa tarde eu queria saber como faço pra minha cachorrinha secar o leite dela, vende os filhote dela.

Quantos filhotes pode ter um Shih tzu
1 de 4
Quantos filhotes pode ter um Shih tzu

Voltar ao topo da página