Partilhar
Partilhar em:

Como saber se a minha cadela está prenha

Como saber se a minha cadela está prenha

A gravidez nas cadelas pode ser difícil de detectar. Um dono responsável deve conhecer os sinais e sintomas da gravidez para assegurar os cuidados de saúde adequados. A forma mais precisa de saber se a sua cadela está grávida é ir ao veterinário, uma vez que uma simples análise ao sangue e ecografia lhe darão a resposta. Se a sua cadela não está esterilizada e suspeita que ela possa estar grávida, existem alguns sinais e sintomas aos quais pode prestar atenção para saber se a sua cadela está ou não esperando uma ninhada. Se quer conhecer todos os detalhes sobre como saber se sua cadela está grávida, continue lendo este artigo do umCOMO em que lhe mostramos todos os sintomas.

Também lhe pode interessar: Porque minha cadela prenha está sangrando?

Mudanças físicas que indicam que sua cadela está grávida

Todos os mamíferos quando estão no período de gestação sofrem várias mudanças a diferentes níveis no seu organismo, as cadelas não são uma excepção. Por isso, se estiver se perguntando e quiser saber se sua cadela está grávida, deverá prestar atenção tanto a alguns sintomas físicos como a outras possíveis mudanças que a sua cadela pode passar desde os primeiros dias.

Estas são algumas das mudanças físicas que lhe ajudarão a saber se a sua companheira peludo está esperando uma ninhada:

Os seios incham

Uma das mudanças físicas mais visíveis que as cadelas têm quando estão grávidas é que começa a notar os seios inchados. Se detetar que estão mais grandes que o normal, pode ser que a sua cadela esteja grávida de algumas semanas, pois o corpo do animal começa a preparar-se para mais para a frente amamentar os filhotes com o leite materno.

Os mamilos mudam

Os mamilos do seu pet também lhe podem avisar se sua cadela está grávida, pois os mamilos ficam maiores e escurecem. Isto também acontece porque os hormônios estão preparando o corpo da sua cadela para a lactação. Em alguns casos, é possível inclusive detetar que um soro começa a sair dos seios da cadela, embora este líquido ainda não seja o leite materno que os filhotes vão ingerir, é sim outro sinal de gestação.

A barriga fica maior

Se pensa que a sua amiga peluda pode estar esperando filhotes, um sintoma inconfundível é que por volta de um mês de gravidez começa a notar-se que a barriga fica maior. Se observar que o tamanho da barriga da sua cadela está maior do que há umas semanas atrás, está volumosa e que a barriga inchada começa a cair, é bastante provável que vá ter filhotes dentro de poucas semanas. Quando a barriga inchada já é bastante evidente, pode apalpar com muito cuidado e notar os filhotes.

O fluxo vaginal

Também ocorrem mudanças no fluxo vaginal, pois este aumenta e pode mudar inclusive de cor e consistência, mas nunca com sangue como quando está no cio ou na fase de estro.

Além destes sintomas físicos deve saber quanto tempo dura o cio de uma cadela para, assim ter a certeza em que momento do ciclo se encontra e estar atento a se pode ou não cruzar com algum cachorro.

Mudanças de comportamento que indicam que sua cadela está grávida

Além das mudanças físicas que as cadelas grávidas sofrem, também há uma série de mudanças no comportamento que nos podem alertar de uma possível gravidez. Para continuar esclarecendo sua dúvida sobre como saber se sua cadela está grávida, recomendamos que fique atento à presença de alguma destas possíveis mudanças de comportamento da sua cadela:

A vontade de comer muda

Um dos sintomas que podem indicar que a sua cadela está prenha é a diminuição do apetite nos primeiros dias. Se observar que nos últimos dias não tem apetite e come muito poucas quantidades, pode ser que esteja grávida.

Isto acontece apenas no princípio da gravidez pois devido às mudanças hormonais a sua cadela não terá fome, mas à medida que os dias passam o apetite aumentará e pedirá comida constantemente. Para alimentar a sua cadela prenha corretamente, deverá oferecer-lhe alimento suficiente e de qualidade para se certificar que os filhotes se desenvolvem bem, além disso é recomendável que lhe ofereça comida para filhotes pois esta é mais nutritiva.

A energia diminui

Se normalmente é uma cadela muito ativa, brincalhona e inquieta e, agora deteta que está mais parada, cansada e estática pode ser que esteja grávida, pois é normal que a gravidez a deixe mais cansada do que o habitual.

Preparação do ninho para o parto

Procure sinais de ninhos, pois são a forma como a sua cadela se prepara para o nascimento e a atenção posterior dos filhotes. Para os fazer pode arranhar o solo, a parede ou almofadas e mantas para tentar criar um lugar confortável e suave. O processo de gestação nas cadelas dura cerca de dois meses após a monta e, quando se aproxima o momento do parto, é quando a cadela começa a procurar o lugar ideal para ter os seus filhotes.

Outras mudanças no comportamento

Quando a gravidez estiver mais avançada e falte muito pouco para o parto, a cadela não vai querer sair para passear e poderá notar que faz alguns ruídos como gemidos ou choros devido ao mal-estar e ao nervosismo. Além disso, a sua atitude com os familiares pode se tornar mais violenta devido ao surgimento do instinto de sobrevivência e proteção dos seus filhotes.

Outras coisas a ter em conta na gravidez da cadela

Agora que já sabe como saber se sua cadela está prenha, deve prestar atenção a outras coisas importantes relacionadas com a gravidez da sua amiga peluda:

  • Se suspeita que a sua cadela está grávida devido a qualquer um destes sintomas, leve-a de imediato ao veterinário para fazer todos os testes necessários para confirmar a gestação e começar a fazer um seguimento da sua gravidez para se certificar de que corre tudo bem.
  • Também é importante saber quanto tempo dura a gravidez de uma cadela, visto que é algo que dura sempre ao redor de 2 meses, podendo às vezes durar mais uns dias. Mas só o seu veterinário lhe poderá dizer se se trata de uma gestação que vai durar esse tempo ou, se pelo contrário parece que se pode prolongar e o que deve fazer em cada situação.
  • Também deve saber como pode proporcionar os melhores cuidados à sua cadela enquanto está esperando os seus filhotes, por isso recomendamos-lhe a leitura deste outro artigo do umCOMO em que lhe explicamos como cuidar de uma cadela grávida.
  • Além disso, também é importante saber se se trata de uma gravidez real ou psicológica. Neste último caso, haverá sintomas de gravidez que se manifestarão mas outros não. A única forma segura de saber se sua cadela tem uma gravidez psicológica é consultar um veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a levar o seu pet ao veterinário caso este apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se a minha cadela está prenha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Procure ajuda de um veterinário o quanto antes durante a gravidez. O seu veterinário pode dar-lhe os melhores conselhos para alimentar e cuidar da sua cadela prenha.
  • Se a sua cadela parece estar doente e tem a certeza que está prenha, leve-a o mais rápido possível a um veterinário. Apatia e falta de apetite podem significar outros problemas.
Comentários (90)

Escrever comentário sobre Como saber se a minha cadela está prenha

O que lhe pareceu o artigo?
90 comentários
ana paula vicente da silva
minha cachorrinha entrou no cio ponhei ela com um cachorrinho mais ela nao aparece barriga de gravida mais os peito estao cheios de leite sera que ela esta mesmo gravida
A sua avaliação:
Raphael
Isso foi muito útil para mim.
A sua avaliação:
fernando
minha rotiwaller de 2 anos cruzou no 9 dia e no 12 dia ja faz 3 semana ela aumentou os peitos mas a barriga ta do mesmo jeito ela pode ta gravida
A sua avaliação:
Andressa
Minha shih tzu cruzou no quinto e sexto dia do cio , ela pode estar prenha?
A sua avaliação:
Carlos Alberto
A canela prenha , pode vir a sangrar ?
ana telma
minha cadela cruzou no 1 cio acho que esta gravida ela teve um pouco de sangramento mas os peito dela esta enchado mas a barriga estar pequena foi no dia 13 de maio
Fernanda
Oi Boa tarde minha dálmata ja tem 62 dias de cruzo so q a única coisa q aparece de diferente são as mamãs sera q ela pode ter perdido os cachorrinhos ou não ter engravidado a final e o primeiro cruzo dela e ela só cruzou uma vez
Edlaçio Gomes René
A minha cadela está muito estranha, até agora não tenho certeza se ela está mesmo prenha. será quê com teste de farmácia posso tira as minhas dúvidas
Vanusa
Minha York acho que cruzou dia 18/03 ,ontem e hoje de manhã ela vomitou amarelo e deitada o dia todo,alimentando menos mais n emagreceu será q está prenha ou doente, n tem frebe
isakelly
ola,levei minha cadela pra cruzar dois dias depois que ela parou de sangrar,deixei ela com o macho 14 dias...mas não tenho certeza se ela cruzou porque não acompanhei o acasalamento dela e agora já passou um mês e não sei se ela pegou cria...me de alguma dica de como detectar a gravidez sem precisar ir ao veterinário porque onde eu moro não tem...obrigada!

Como saber se a minha cadela está prenha
1 de 3
Como saber se a minha cadela está prenha