Partilhar

Porque minha cadela prenha está sangrando?

Porque minha cadela prenha está sangrando?

A gravidez de uma cadela tem uma duração de 58 a 68 dias, tempo durante o qual você pode notar uma pequena quantidade de fluxo vaginal bastante espesso. Se esta mucosa apresenta um tom rosa, é normal. Contudo, se notar que o fluxo é vermelho, que tem sangue ou que a sua cachorra tem pus, então isso pode indicar que existe algum problema com a gravidez da sua cadela. O sangramento durante a gravidez não é normal e requer atenção veterinária imediata. Em seguida, esse artigo do umCOMO explica algumas causas que podem responder à pergunta "Porque minha cadela prenha está sangrando?".

Também lhe pode interessar: Como saber se a minha cadela está prenha

Aborto espontâneo

Uma das causas mais graves do sangramento da sua cadela durante a gravidez é o aborto espontâneo e o aborto involuntário. Os sintomas de um aborto espontâneo incluem o sangramento vaginal durante a gravidez. A cachorra pode expulsar um feto do seu útero ou vários. Confira esse artigo e descubra como saber se minha cadela está abortando, além de responder à pergunta "como saber se minha cadela está sangrando".

Apesar da causa deste acontecimento estar relacionada com um desequilíbrio hormonal, também podem existir outras condições médicas subjacentes, como uma infeção, por exemplo. Assim que surgirem os primeiros sinais de sangramento vaginal durante a gravidez da sua cachorra, você deve levá-la de imediato a um veterinário para se ele diagnostique a causa.

Porque minha cadela prenha está sangrando? - Aborto espontâneo

Vaginite e cistite

Durante a gravidez, a sua cachorra pode desenvolver vaginite, uma condição que pode produzir uma descarga vaginal que contém sangue. As infecções bacterianas são a causa principal da irritação da área vaginal. É possível que você veja a cadela lambendo a zona, deixando manchas pelo solo ou urinando frequentemente com esta condição.

A cistite é outro tipo de infecção que pode ocorrer durante a gravidez, afetando a bexiga da cadela. Uma infecção da bexiga pode provocar sangue na urina ou sangue no fluxo vaginal. Um cachorro com uma infecção urinária pode sentir dor e tensão ao urinar.

O tratamento para qualquer destas condições pode exigir o uso de um antibiótico que seja considerado seguro para cadelas prenhas, mas sempre terá que ser receitado por um veterinário.

Porque minha cadela prenha está sangrando? - Vaginite e cistite

Piometra

A piometra é uma patologia potencialmente fatal que pode afetar uma cachorra durante o primeiro mês de gravidez. Esta é uma infecção do útero muito grave, podendo provocar um fluxo vaginal desagradável e sangue. Confira como saber se minha cadela tem piometra com as informações desse artigo.

Em alguns casos, o colo do útero fecha por completo, o que provoca uma acumulação de líquido infetado. O tratamento desta condição é, geralmente, a extração cirúrgica do útero em si através de um processo de esterilização e, dependendo da severidade da condição da cadela, é possível perder a camada completa. Em alguns casos, os antibióticos podem ser administrados para tratar casos de piometra que não são potencialmente fatais, conseguindo tratar a situação dos cachorros com sucesso. Confira como tratar a piometra canina nesse artigo.

Consulte o veterinário

É importante que, se a sua cachorra está grávida e está apresentando qualquer tipo de sangramento vaginal ou um fluxo vaginal anormal durante a gravidez, você consulte o veterinário, pois isso pode indicar que tem uma infecção ou outra complicação durante a gravidez.

Para evitar a propagação de doenças que podem afetar a gravidez da sua cachorra, é importante mantê-la isolada durante três semanas antes do parto. Se você usar antibióticos que podem afetar os fetos do cachorro, não tratar infecções graves que provocam sangramento pode levar à morte da sua cadela.

Os filhotes também podem ser afetados por uma infecção não tratada depois do nascimento, uma vez que podem receber bactérias no seu organismo. É necessário que, diante de qualquer dúvida, você consulte o veterinário para que ele possa examinar a cadela e avaliar o estado de saúde dela. Se você se está perguntado "Porque minha cadela prenha está sangrando?", não hesite em consultar o veterinário de imediato pois isso pode poupar a vida do seu pet!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque minha cadela prenha está sangrando?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Porque minha cadela prenha está sangrando?

O que lhe pareceu o artigo?

Porque minha cadela prenha está sangrando?
1 de 3
Porque minha cadela prenha está sangrando?

Voltar ao topo da página