Compreensão comportamento canino

Como adestrar um cachorro

Como adestrar um cachorro
Imagem: blogs.jovempan.uol.br

Você precisa descobrir se seu animal gosta de algum tipo de petisco em especial, se gostar use esse petisco como incentivo para fazer com que o cachorro execute as tarefas, e ao final de cada cessão atendida por ele o recompense com um petisco. Adestrar um cachorro é uma tarefa que pode parecer difícil, mas se utilizar as táticas certas pode se tornar bem mais fácil. Se você quer saber Como Adestrar um Cachorro, nós em UmComo.com.br preparamos dicas incríveis para você!

Também lhe pode interessar: Como adestrar um labrador

Índice

  1. Truque de dar a pata:
  2. Para ele parar de pular em você
  3. Destruir coisas
  4. Dê comandos simples e chame-o sempre pelo nome
  5. Acostumando-o a passear
  6. Cães que roubam comida
  7. Atitudes proibidas

Truque de dar a pata:

Como fazer ele dar a pata? Pegue a pata dele e toda vez que ele der por espontânea vontade o recompense com petisco e faça carinho nele. Essa é uma das formas usadas para conseguir as maiores coisas de um cachorro.

Como adestrar um cachorro - Truque de dar a pata:
Imagem: animais.culturamix.com

Para ele parar de pular em você

Nada pior do que chegar em casa com roupa clara, e o cachorro já vir pulando em cima de você ou das visitas. Para educá-lo utilize um jato de água (fraco) e quando ele pular esguiche um pouco nele. Assim ele se assustará e não fará mais. Mas para que isso tenha eficiência é preciso que você repita isso várias vezes até que ele pare de pular.

Destruir coisas

Um dos motivos que fazem os cachorros destruírem objetos em casa, é a falta de atividade física. Eles precisam gastar energia, então brinque e passeie com ele, assim ele ficará muito mais calmo e até latirá menos.

Como adestrar um cachorro - Destruir coisas
Imagem: comoadestrarumcao.com.br

Dê comandos simples e chame-o sempre pelo nome

Quando quiser que ele o obedeça, use comando simples e sempre chame-o pelo nome! Exemplo: “PEGUE a bola, DÊ a pata, CORRA, mas rápido, VENHA até aqui”. E quando ele fizer o recompense com petisco e carinho.

Como adestrar um cachorro - Dê comandos simples e chame-o sempre pelo nome
Imagem: guiadicas.net

Acostumando-o a passear

Você pode usar alguns itens como colar e guia para que ele comece a se comportar melhor no passeio. Quando colocar a coleira ou a guia faça-o entender o que vocês irão fazer dando um comando para ele como, por exemplo: “vamos passear!”, dando ênfase na palavra principal. Se ele não quiser colocar a guia ou o colar, coloque mesmo assim, para que ele se acostume, e depois que ele estiver com ela brinque com ele e dê muito carinho antes de saírem.

No passeio coloque força na guia dependendo de como ele for: se for um cachorro forte, não deixe que ele puxe a guia, você é quem esta conduzindo ele. Fale com firmeza e com voz pausada para que ele reconheça a entonação da sua voz.

Como adestrar um cachorro - Acostumando-o a passear
Imagem: turistamalemolente.com.br

Cães que roubam comida

Se o seu cão costuma pegar comida da mesa quando você não esta olhando, dê um jeitinho de dar um susto nele. Na hora que o cão for roubar comida, faça algo cair no chão, algo que tenha um som muito alto para que ele fique com medo de fazer de novo.

Atitudes proibidas

Quando for punir um cachorro nada de chutes e pontapés, isso pode e vai machucá-lo. Você pode enrolar um jornal e dar umas “palmadinhas” nele, sempre protestando com palavras a atitude dele, pra que ele receba a bronca e saiba que foi errado. Uma boa dica é bater com o jornal no focinho. Não vai machuca-lo mas vai assusta-lo para que ele não faça novamente.

 

Não dê comida demais para ele durante o período de adestramento, você vai precisar que ele se interesse pelo petisco que vai oferecer. Mas também não dê comida de menos, o animal precisa de uma quantidade certa para conseguir executar suas funções normalmente.

 

E você, tem mais alguma dica de como adestrar o nosso melhor amigo? Deixe um comentário!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como adestrar um cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Jose gerreira
Excelentes as dicas.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Jose! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando nossos artigos :)
A sua avaliação:
Elisabeth Wiggers
Tenho uma Lhasa que está com um ano. Ela faz côco no tapetinho sempre mas depois carrega o côco para outro lugar ou come as fezes. Se disser não ela pode entender que não pode fazer côco. Como devo agir?
Editor umComo.com.br
Oi Elisabeth! Para evitar que sua cadela coma as fezes, confira estas dicas: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-evitar-que-meu-cao-coma-fezes-15610.html
Luiz Felipe
Boa tarde por que os filhotes gostam de morde os pés e as mãos.
Eliane
Tenho um labrador de 2 meses, mas esta muito difícil ensinar o local de fazer as necessidades. O q eu faço ?
Editor umComo.com.br
Oi Eliane, confira estas dicas para ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no sítio que quer: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-ensinar-meu-cachorro-a-fazer-as-necessidades-no-jornal-12698.html
priscila
Meu filhote de labrador tem 11 meses ele e muito levado eu e as Criancas temos medo dele o q faco pra educalo me ajuda meu esposo quer dá ele mas eu gosto muito dele
Editor umComo.com.br
Oi Priscila, neste outro artigo poderá encontrar várias dicas para educar o seu labrador filhote: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-educar-um-labrador-filhote-19114.html
Juliano
Olá pessoal, bem verdade que adestrar um cachorro parece um problema e tanto principalmente quando ele parece que aprendeu, mas apenas uma coisa só, e você não consegue fazer com que ele aprenda mais nada rs, mas eu descobri um método para adestrar qualquer cachorro em até 5 dias sem passar horas tentando ensinar, quem se interessar me mande um e-mail que eu explico direitinho: ******@inglesaulas.com
lorena
Tenho interesse!
Ester
Tenho interesse
Luiz Felipe
Boa tarde, ganhei um pastor alemão belga, quero adestrar de um jeito mais rápido possível, ela tem 2 meses. Como eu fasso isso o mais rápido passivel
Editor umComo.com.br
Oi Luiz! Poderá encontrar algumas recomendações para adestrar um pastor alemão no nosso artigo: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-adestrar-um-pastor-alemao-21258.html
thereza
tenho dois cachorros! brinco mto com eles mas quando vou fazer carinho em um deles o mais novo me morde! o que posso fazer?
Editor umComo.com.br
Oi Thereza, pois ele faz isso porque deve ter ciúmes. Nesse link encontrará algumas dicas para controlar os ciúmes entre animais de estimação: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-controlar-os-ciume-entre-animais-de-estimacao-5928.html
erika
por que o cachorro fica moderno os pes ou a mao das pessoas
Imagem: blogs.jovempan.uol.br
Imagem: animais.culturamix.com
Imagem: comoadestrarumcao.com.br
Imagem: guiadicas.net
Imagem: turistamalemolente.com.br
1 de 5
Como adestrar um cachorro