Comportamento do gato

Como ensinar meu gato a usar o vaso sanitário

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ensinar meu gato a usar o vaso sanitário

Quer ensinar seu gato a usar o vaso sanitário? Garantimos para você que não é uma brincadeira nem coisa de filme, pois é possível treinar o gato para que conheça o uso do vaso sanitário. Não é um processo simples nem rápido, mas com paciência conseguirá que seu animal use o vaso sanitário como a caixa de areia. Será mais fácil que um gato adestrado o aprenda que outro mais selvagem, mas não desista porque os gatos são muito espertos. Em umComo.com.br contamos para você como treinar seu gato a usar o vaso sanitário.

Também lhe pode interessar: Como ensinar meu gato a usar o arranhador

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que tem que fazer para que seu gato use o vaso sanitário é colocar sua caixa de areia no banheiro. Terá que a colocar perto do vaso sanitário, desta forma, cada vez que a usar, irá acostumando o gato a entrar nessa parte da casa. Por isso, uma boa forma de começar é colocar sua caixa de areia no banheiro.

Neste primeiro passo não deveria ter nenhum problema, cada vez que seu gato quiser fazer as suas necessidades irá ao banheiro onde a sua caixa lhe espera, provavelmente em dois dias estará adaptado.

Como ensinar meu gato a usar o vaso sanitário - Passo 1
2

O seguinte passo para que seu gato use o vaso sanitário é levantar a caixa de areia do chão. Pense que o vaso sanitário está alto e a caixa no nível do chão; para resolver este obstáculo, terá que educar seu gato para que, pouco a pouco, vá subindo até chegar à altura do vaso sanitário. Pegue uma lista telefônica, uma enciclopédia, e de forma progressiva eleve a caixa de areia até que ele se habitue a estar na mesma altura que o vaso sanitário.

Tenha cuidado e tente que essa caixa esteja bem colocada sobre esses livros ou qualquer outro material, pois se estiver instável seu gato poderia cair e este é o tipo de experiência que se lembrará para sempre. Por isso, certifique-se de que a bandeja esteja centrada sobre essa superfície que a eleva, porque será difícil o seu gato aprender se houver um trauma.

3

Quando a caixa estiver na altura do vaso sanitário, terá que aproximar a caixa ainda mais dela. Todos os dias um pouco mais, este movimento deve ser progressivo, não pode passar de um canto para o lado do vaso sanitário diretamente. Empurre todos os dias a caixa de areia, até que um dia esteja ao lado do vaso sanitário. Quando chegar esse momento terá que colocar a caixa sobre o vaso sanitário. Quando fizer isso, de novo, certifique-se de que esteja centrada para que seu gato não se assuste.

Terá que começar a reduzir a quantidade de areia para o gato começar a perder o hábito das pedras e da caixa. Assim, pouco a pouco, vá eliminando a areia até que sobre uma camada muito fina de menos de dois centímetros de altura.

Como ensinar meu gato a usar o vaso sanitário - Passo 3
4

No próximo passo deve tentar mudar a mentalidade do seu felino, pois deve passar de fazer as suas necessidades em uma caixa para fazer dentro do vaso sanitário. Aqui existem diferentes alternativas mas com uma simples bacia que tiver em casa já será útil. Poderá criar a sua própria caixa de areia com este recipiente colocado na privada e um papel resistente para suportar o peso do seu felino sob a tampa. Também pode colocar areia para que seu animal se sinta cômodo e mantenha uma certa lembrança para que relacione isso com a caixa de areia.

5

Agora terá que fazer um buraco no papel colocado e retirar definitivamente a bacia. Depois de vários dias fazendo as suas necessidades ali, é hora de furar o papel para que as necessidades caiam na água. É uma fase um pouco complexa mas recomendamos calma e paciência até que seu felino se sinta cômodo com isso.

À medida que se acostumar poderá fazer o buraco do papel cada vez maior até que não reste nada e também ir eliminando a areia colocada sobre o papel. Lembre-se que o seu gato deve se acostumar a fazer isso sem areia, portanto, de forma gradual, terá que retirar a areia para reforçar a sua nova atitude.

Como ensinar meu gato a usar o vaso sanitário - Passo 5
6

Cada vez que seu gato usar o vaso sanitário terá que dar descarga. Os gatos não gostam nada de urinar nem defecar sobre as suas necessidades, além de não ser higiênico porque o cheiro é muito forte. Por isso dê descarga quando seu felino usar o vaso sanitário, pelo bem-estar dele e pelo seu. Lembre-se que para reforçar essa atitude deve dar um prêmio ao seu gato cada vez que fizer suas necessidades dentro do vaso sanitário, assim saberá que fez algo bom e desejará voltar a fazer para receber a sua recompensa.

Neste artigo de umComo damos para você 6 dicar para educar um gato que ajudarão a que, com o tempo, possa cumprir com as lições que for indicando.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar meu gato a usar o vaso sanitário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como ensinar meu gato a usar o vaso sanitário